Korpiklaani: Folk Metal alto-astral escandinavo

Resenha - Tervaskanto - Korpiklaani

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Mais um excelente álbum de Folk Metal aportando no Brasil! A origem deste grupo remete à Finlândia de 1993, no nome Shamaani Duo, que posteriormente foi alterado como Shaman. Somente em 2003, ao decidir adotar letras em inglês e também evitar confusões com o nosso Shaman verde-amarelo, é que o conjunto passa a se chamar definitivamente como Korpiklaani - termo de origem finlandesa que significa 'clã da floresta'.

Motorhead: Segundo Lemmy Kilmister, "Rap não é música"Angra: Rafael Bittencourt solta desabafo sobre apresentação no Carnaval

A partir daí o Korpiklaani despontou como uma das bandas de Folk Metal mais alto-astral dos países escandinavos. "Tervaskanto" ('ancião' no bom e velho português) é seu quarto disco e novamente traz o sorridente velhinho com chifres de gamo, personagem que vez ou outra aparece nas capas de seus registros. As novas composições continuam divertidas, mas também com sutis toques de austeridade, aproximando-as do lado mais tradicional em se tratando de Folk Metal.

Algo que garante maior credibilidade à banda é o fato de seus músicos fazerem uso de instrumentos folclóricos verdadeiros: são tambores, violinos, gaita de foles, flautas e outros pertencentes à cultura de sua região. Nada de teclados simulando estas sonoridades. E como muitas das canções são orientadas por estes instrumentos, e não pelos tipicamente Heavy Metal, o disco acaba por ser dono de ritmos bem dançantes.

Embora as composições não mostrem grande variedade em suas estruturas, todas fazem com que você deseje cantar em coro. Quer melhor forma de iniciar um disco do que com uma música respeitosamente chamada "Let's Drink"? Outras faixas extremamente otimistas são "Viima" e a acelerada "Karhunkaatolaulu"; e os momentos mais distorcidos ficam garantidos pela própria faixa-título e "Veriset Äpärät". Merecem destaque também as ótimas instrumentais "Running With Wolves" e a derradeira "Nordic Feast".

"Tervaskanto" é totalmente indicado aos mais afeitos a sabores musicais diferentes e, naturalmente, aos que apreciam curtir a vida ao lado de uma barrica de cerveja e uma garota interessante. Para melhorar esta forma de desfrutar os prazeres da vida? Bem... Talvez com duas garotas...

Formação:
Jonne Järvelä - voz e guitarra
Cane - guitarra
Jarkko Aaltonen - baixo
Matti "Matson" Johansson - bateria
Jaakko "Hittavainen" Lemmetty - violino, jouhikko, gaita de foles, flauta
Juho Kauppinen - Acordeão

Korpiklaani - Tervaskanto
(2007 - Napalm Records / Hellion Records - nacional)

01. Let's Drink
02. Tervaskanto
03. Viima
04. Veriset Äpärät
05. Running With Wolves
06. Liekkiön Isku
07. Palovana
08. Karhunkaatolaulu
09. Misty Fields
10. Vesilahden Veräjillä
11. Nordic Feast

Homepage: www.korpiklaani.com


Outras resenhas de Tervaskanto - Korpiklaani

Korpiklaani: Folk Metal de boutique, artificial e gratuito




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Korpiklaani"


Motorhead: Segundo Lemmy Kilmister, Rap não é músicaMotorhead
Segundo Lemmy Kilmister, "Rap não é música"

Angra: Rafael Bittencourt solta desabafo sobre apresentação no CarnavalAngra
Rafael Bittencourt solta desabafo sobre apresentação no Carnaval


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336