Elevare: cheio de ótimas idéias e profissional
Resenha - World... Desert? - Elevare
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 21 de janeiro de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado na cidade mineira de Juiz de Fora em 2003, o Elevare vem desde então colhendo frutos com seu trabalho, chegando às finais do ‘Festival de Bandas Novas’, evento realizado neste mesmo ano em sua cidade natal, e fazendo ainda parte da coletânea "Wicca Sabbath Volume 1". Com a demo "Elevation" (04), tocaram por várias cidades e, após enfrentar as típicas mudanças de formação, o conjunto está chegando a seu primeiro álbum.

Pâmela Emanuelle (voz), Leandro Trombini (voz e guitarra), David Riera (guitarra), Ruy Alhadas (teclados), Pedro Machado (baixo) e Everton Moreira (bateria) estão lançando de forma independente "World... Desert?", um disco que causa ótima impressão por trabalhar com um abrangente leque de opções musicais, mantendo certa distância da rigidez do Heavy Metal propriamente dito, característica do início de sua carreira.
Vocalizações femininas esporadicamente apoiadas por uma voz masculina, guitarras e seção rítmica densas poderão precipitadamente remeter às bandas do chamado Gothic Metal, mas a proposta aqui consegue ir além, tendo nos teclados um papel importante ao resgatar parte da faceta lisérgica que remete diretamente às sonoridades setentistas. E, mesmo assim, sua música é bastante atual, com naturais referências aparecendo aqui e ali – talvez a mais evidente seja o Lacuna Coil – mas o vigor, inspiração e até mesmo certa descontração ao expressar a melancolia como sentimento-comum, transmitido de modo viajante, fazem de "World... Desert?" um trabalho que revela suas próprias características.
E os méritos não se limitam somente às questões musicais... Todo o conceito foi harmoniosamente transferido para o projeto gráfico, belíssimo, e que retrata de forma poética o atual estágio das relações humanas. Dada à proposta do Elevare em flertar com vários gêneros, o repertório é naturalmente versátil, ainda que muito coeso e homogêneo. Inúmeros são os destaques, mas confesso que "Paint The Beauty Forever", "Body That Feels", "Another Way To Touch You", "World...Desert?" e a regravação de "Follow Me" estão entre minhas preferidas.
"World... Desert?" mostra um conjunto novato cheio de ótimas idéias e totalmente profissional, que merece uma cuidadosa audição por parte de quem aprecia canções repletas de sentimentos onde a distorção está devidamente balanceada com cargas de melodias. Pesado e acessível, mas sabiamente passando longe do tormento que é o pop descartável. Totalmente indicado!
Elevare – World... Desert?
(2007 / independente – nacional)
01. Alarm
02. Paint The Beauty Forever
03. Body That Feels
04. The Last Melody
05. Another Way To Touch You
06. Where's My Ground?
07. World...Desert?
08. Follow Me
09. The Will And The Animal
10. Between Us
11. Chaotic Landscape
Homepage: www.elevare.org
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
Vinil, CD ou arquivos: Quem vence esse embate histórico?
O vocalista em que Robert Plant teria se inspirado para criar seu visual e atitude no palco
Roger Waters relembra sua colaboração com David Gilmour no hit "Wish You Were Here"

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



