Private Line: um dos melhores álbuns de Hard do ano
Resenha - Evel Knievel Factor - Private Line
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de novembro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Bom, com certeza a capa deste disco já deve ter feito muita gente ignorar o Private Line... O conjunto vem da Finlândia e está na ativa desde 1996, conseguindo superar alguns consideráveis obstáculos, seja vencendo concursos entre bandas, seja liberando alguns bons EPs que caíram no gosto do público. Mas a coisa começou a crescer mesmo foi em 2003, quando debutaram com "21st Century Pirates", que atingiu ótimas posições nas paradas de sucesso de seu país, tanto que tiveram a oportunidade de tocar ao lado de veteranos como Alice Cooper, Mötley Crüe e D.A.D. A ótima recepção continuou a ponto de este disco começar a ser distribuído por praticamente todo o mundo. Tsc... Menos em locais mais 'fim-do-mundo' como o Brasil.

Mas nem tudo está perdido. A Dynamo Records correu atrás do prejuízo e está liberando agora em terras tupiniquins "Evel Knievel Factor", seu segundo trabalho lançado em 2006, que é um discão! O Private Line é daquelas poucas bandas em que, além da inspiração, existe a observação atenta de suas influências, para posteriormente transformar em algo com características próprias. E se mantém mais longe ainda de serem meras cópias por também investirem em elementos mais modernos. O Hard Rock está lá, temperado com alguns sintetizadores, mas com todos os arranjos pegajosos inerentes do estilo, seja em faixas pesadas, tranquilas ou baladas pop mesmo.
Apesar de os instrumentistas serem extremamente competentes em despejar melodias de fácil assimilação, um dos grandes trunfos do Private Line é o desempenho de Sammy, que, apesar de ser um perfeito esquisitão, se mostra tão confortavelmente versátil cantando, gritando ou gemendo (eu, hein?!?), que consegue chamar praticamente toda a atenção para si. O repertório está muito bem montado, mas dá para destacar "Evel Knievel Factor", "Uniform", a quase dançante "Gods Of Rewind" e "Billion Star Hotel".
"Evel Knievel Factor" funde o velho e o novo com paixão e talento, tanto que, ao lado de "Domino Effect" (Gotthard), é um dos mais impressivos álbuns de Hard Rock liberados neste ano no Brasil, ainda que ambos apresentem propostas bem distintas. Totalmente indicado aos fãs de veteranos como Alice Cooper e Mötley Crüe, além de novos nomes como Wigwam e até mesmo Lordi.
Formação:
Sammy - voz
Jack - guitarra
Ilari - guitarra e sintetizadores
Brat Spit - baixo
Eliaz - bateria
Private Line - Evel Knievel Factor
(2006 / Bad Habits Records - 2007 / Dynamo Records - nacional)
01. (Prelude) For The Daredevils
02. Evel Knievel Factor
03. Broken Promised Land
04. Alive
05. Sounds Advice
06. The Sindicate
07. Prozac Nation
08. Uniform
09. Gods Of Rewind
10. Anyway
11. Billion Star Hotel
Homepage: www.privatelineweb.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
Hellfest restringe álcool e desaconselha levar crianças no fim do festival
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
Erik, do Watain, sobre o metal atual: "Não me sinto parte dessa cena"
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
Jeff Walker queria destruir disco do Slayer com a estreia do Carcass
Lesão tira baterista Charlie Benante de shows do Anthrax até o próximo mês
A banda que melhor representa tudo o que o rock significa, segundo Jimmy Page
O sucesso do Paralamas onde Herbert admite uma inspiração externa: "Na verdade é um roubo"
Foo Fighters: a única música que Dave Grohl compôs sobre Kurt Cobain


"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



