Private Line: um dos melhores álbuns de Hard do ano
Resenha - Evel Knievel Factor - Private Line
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de novembro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Bom, com certeza a capa deste disco já deve ter feito muita gente ignorar o Private Line... O conjunto vem da Finlândia e está na ativa desde 1996, conseguindo superar alguns consideráveis obstáculos, seja vencendo concursos entre bandas, seja liberando alguns bons EPs que caíram no gosto do público. Mas a coisa começou a crescer mesmo foi em 2003, quando debutaram com "21st Century Pirates", que atingiu ótimas posições nas paradas de sucesso de seu país, tanto que tiveram a oportunidade de tocar ao lado de veteranos como Alice Cooper, Mötley Crüe e D.A.D. A ótima recepção continuou a ponto de este disco começar a ser distribuído por praticamente todo o mundo. Tsc... Menos em locais mais 'fim-do-mundo' como o Brasil.

Mas nem tudo está perdido. A Dynamo Records correu atrás do prejuízo e está liberando agora em terras tupiniquins "Evel Knievel Factor", seu segundo trabalho lançado em 2006, que é um discão! O Private Line é daquelas poucas bandas em que, além da inspiração, existe a observação atenta de suas influências, para posteriormente transformar em algo com características próprias. E se mantém mais longe ainda de serem meras cópias por também investirem em elementos mais modernos. O Hard Rock está lá, temperado com alguns sintetizadores, mas com todos os arranjos pegajosos inerentes do estilo, seja em faixas pesadas, tranquilas ou baladas pop mesmo.
Apesar de os instrumentistas serem extremamente competentes em despejar melodias de fácil assimilação, um dos grandes trunfos do Private Line é o desempenho de Sammy, que, apesar de ser um perfeito esquisitão, se mostra tão confortavelmente versátil cantando, gritando ou gemendo (eu, hein?!?), que consegue chamar praticamente toda a atenção para si. O repertório está muito bem montado, mas dá para destacar "Evel Knievel Factor", "Uniform", a quase dançante "Gods Of Rewind" e "Billion Star Hotel".
"Evel Knievel Factor" funde o velho e o novo com paixão e talento, tanto que, ao lado de "Domino Effect" (Gotthard), é um dos mais impressivos álbuns de Hard Rock liberados neste ano no Brasil, ainda que ambos apresentem propostas bem distintas. Totalmente indicado aos fãs de veteranos como Alice Cooper e Mötley Crüe, além de novos nomes como Wigwam e até mesmo Lordi.
Formação:
Sammy - voz
Jack - guitarra
Ilari - guitarra e sintetizadores
Brat Spit - baixo
Eliaz - bateria
Private Line - Evel Knievel Factor
(2006 / Bad Habits Records - 2007 / Dynamo Records - nacional)
01. (Prelude) For The Daredevils
02. Evel Knievel Factor
03. Broken Promised Land
04. Alive
05. Sounds Advice
06. The Sindicate
07. Prozac Nation
08. Uniform
09. Gods Of Rewind
10. Anyway
11. Billion Star Hotel
Homepage: www.privatelineweb.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
O motivo que Geddy Lee aponta para tanta gente simplesmente não gostar do Rush
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Dave Mustaine relembra álbum do Megadeth que produziu "à beira da morte" em luta contra o câncer
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
A crise no Sepultura repete os clichês de tretas da história do rock and roll
O dia em que o Helloween fez Dio literalmente pagar por sua arrogância durante festival
A frustração de Raul Seixas que não incomodava Renato Russo: "Não é essa a questão"

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



