Dark Illusion: recomendado para fãs da NWOBHM
Resenha - Beyond The Shadows - Dark Illusion
Por Ricardo Seelig
Postado em 31 de outubro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Dark Illusion é uma banda sueca de Power Metal liderada pelo vocalista Thomas Vikstrom, ex-Candlemass, Brazen Abbot, Stormwind e Talk Of The Town (além de ter lançado um álbum solo em 1993 chamado "If I Could Fly"). O grupo lançou um EP em 2003, "For Just Another Night", e em 2005 colocou no mercado o seu debut, "Beyond The Shadows", que agora chega ao mercado brasileiro.

O som do Dark Illusion traz enormes influências da saudosa New Wave Of British Heavy Metal, principalmente de bandas como o Saxon, além de algumas passagens de guitarra que nos remetem ao Iron Maiden. Outras características que chamam a atenção são a qualidade dos vocais de Thomas, as melodias agradáveis que saem das guitarras e a bateria agressiva, ou seja, elementos que nos remetem ao Heavy Metal executado durante a década de oitenta, e que foi muito influenciado justamente pela NWOBHM. Essas influências ficam claras também na capa do trabalho e nas letras das músicas, que falam de dragões, cavaleiros, guerreiros, batalhas épicas, enfim, toda a mitologia que se convencionou aplicar à música pesada, principalmente no decorrer dos anos oitenta.
Apesar de ser extremamente tradicionalista em sua proposta, o Dark Illusion a executa com extrema paixão e perfeição, o que faz com que "Beyond The Shadows" seja um álbum muito agradável e prazeroso de ouvir, nos levando de volta em uma viagem no tempo.
Todo o trabalho soa bastante coeso, sólido e convincente, mas eu destacaria algumas faixas que me chamaram mais a atenção do que as outras. São elas: "Child Of The Night", "Into The Depths", "Leave No Traces", "Night Knight", "Power Of The Evil" (talvez a melhor do disco) e "Break The Chains".
Os fãs de NWOBHM e Heavy Metal Tradicional irão se deliciar com essa estréia do Dark Illusion, que mostra talento e experiência para ter uma carreira brilhante pela frente. Uma ótima surpresa, que merece ser ouvida.
Faixas:
1. Night Knight
2. Child Of The Night
3. Warrior
4. Power Of The Evil
5. Reaper Of Souls
6. Into The Dephts I Stare
7. Secret Journey
8. Weeper Deeper
9. Tragedy
10. Leave No Traces
11. Sensational Walk
12. Runaway On The Loose
13. Break The Chains
14. Warlord Of The Night
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Kiss anuncia todas as atrações do segundo Kiss Kruise Landlocked in Vegas
Faith No More retornará aos palcos após hiato que durou uma década
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
O clássico do Judas Priest que fez Prika Amaral prestar mais atenção à bateria
A banda com a qual Wolfgang Van Halen adoraria fazer uma turnê
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
A música pouco lembrada de Elton John que ele ama; "Uma grande faixa de rock and roll"
Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
Para Max Cavalera, música deveria ser apreciada como um bom vinho
O guitarrista que o lendário Keith Richards afirmou não conseguir copiar
O artista que representa a linhagem mais rica da MPB, segundo Humberto Gessinger
As músicas que Brian May mais gostaria que Freddie Mercury tivesse cantado ao vivo


A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?



