Paul Rodgers: fãs do porte de Dylan, Page e May

Resenha - Live In Glasgow - Paul Rodgers

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Quem nunca se admirou com uma das mais bonitas vozes do rock´n´roll, cujo dono pode ser considerado como um dos poucos brancos que cantam o blues de maneira tão notável? Paul Rodgers fez história no lendário Free (1968-1973) e Bad Company (1974-1982) – sem contar sua rápida parceria com Jimmy Page no The Firm (1984-1986) – bandas que foram responsáveis para a consagração mundial do artista como cantor e compositor.

É fato que sua (contestada) passagem pelo Queen em 2005, na primeira grande excursão do grupo sem a presença de Freddie Mercury, que resultou no álbum ao vivo "Return Of The Champions" no ano seguinte, novamente fez que seu nome aparecesse incessantemente na mídia mundial, facilitando para que as gerações mais novas conhecessem sua voz. E isso foi até mesmo providencial, pois, mesmo bem-sucedida em locais como EUA e Grã-Bretanha, a verdade é que sua carreira-solo nunca conseguiu chegar nem perto do brilho comercial que suas antigas bandas emanavam, infelizmente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Depois de toda a repercussão pela ‘ousadia’ de sua atuação num álbum do Queen, Paul Rodgers resolveu gravar seu próprio registro ao vivo, com as canções que foram feitas especificamente para sua voz. "Live in Glasgow" é o resultado desta empreitada e está saindo nos formatos CD e DVD. Gravado em 2006 no Clyde Auditorium, em Glasgow (Escócia), durante uma turnê pelo Reino Unido, a apresentação traz uma excelente performance de um artista que está beirando os 60 anos e que claramente é apaixonado pelo que faz, estando acompanhado por uma banda de primeira, tendo como guitarristas Howard Leese (ex-Heart) e Kurtis Dengler (um rapaz de 17 anos, considerado um prodígio por muitos), o baixista Lynn Sorensen e o baterista Ryan Hoyle (Collective Soul).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O repertório de "Live in Glasgow" é passível de algumas discussões. Traz canções das quatro décadas de atuação do músico, e é inegável que são faixas excelentes, mas o que pode pesar contra é o fato de mais da metade do CD ter como foco a carreira do Free... Lá estão muitos de seus sucessos: "I'll Be Creepin'", "The Stealer", "Ride On A Pony", "Wishing Well", "All Right Now", etc e tal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Do bom e velho Bad Company, somente "Feel Like Makin' Love", "Bad Company" e "Can't Get Enough". As boas surpresas ficam por conta da excelente "Radioactive", única representante do The Firm, e a homenagem ao mestre Muddy Waters, quando Paul Rodgers revisita a saudosa "Louisiana Blues". Há também uma agradável canção inédita chamada "Warboys", que se desenvolve do acústico ao elétrico e, enfim, uma reformulação para "(I Just Wanna) See You Smile".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não há muito mais o que acrescentar sobre Paul Rodgers. Se o leitor for da nova geração, encerro estas linhas dizendo que este cantor tem como fãs ícones do porte de Bob Dylan, Jimmy Page, Brian May e Ian Hunter, para citar apenas alguns. E, se você não for familiarizado com estes nomes, bom... Aí está na hora de ir trocar algumas idéias com aquele seu tio cabeludo... Será uma conversa e tanto, principalmente se for debatida ao som deste "Live In Glasgow".

publicidade

Paul Rodgers - Live In Glasgow
(2007 / ST2 Music – nacional)

01. I'll Be Creepin'
02. The Stealer
03. Ride On A Pony
04. Radioactive
05. Be My Friend
06. Warboys
07. Feel Like Makin' Love
08. Bad Company
09. (I Just Wanna) See You Smile
10. Louisiana Blues
11. Fire And Water
12. Wishing Well
13. All Right Now
14. I'm A Mover
15. The Hunter
16. Can't Get Enough Of Your Love
17. Seagull

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Homepage: www.paulrodgers.com




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Queen: Paul Rodgers relembra de sua insana experiência com a bandaQueen
Paul Rodgers relembra de sua "insana" experiência com a banda

Paul Rodgers: a morte de Bonham e a saída do Bad CompanyPaul Rodgers
A morte de Bonham e a saída do Bad Company


Slash: guitarrista escolhe seus riffs favoritosSlash
Guitarrista escolhe seus riffs favoritos

Demonstrações de afeto: fotos de rockstars que já se beijaram, parte 1Demonstrações de afeto
Fotos de rockstars que já se beijaram, parte 1


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Cli336 Cli336 Cli336 Cli336 WhiFin Cli336