Resenha - Liberty Or Death - Grave Digger
Por Ricardo Seelig
Postado em 18 de outubro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Liberty Or Death" é o décimo-segundo álbum de estúdio do Grave Digger, uma das bandas mais populares entre os metalheads brasileiros, e sucede o ao vivo "25 To Live", gravado ao vivo em São Paulo durante a tour de divulgação de "The Last Supper", disco de 2005.
Grave Digger - Mais Novidades
Um dos nomes a possuir uma das identidades sonoras mais fortes do Heavy Metal, o Grave Digger mantém-se fiel aquilo que sempre se propôs a fazer: um Power Metal vigoroso, épico e pesado, marcado pelo vocal característico de seu líder, Chris Botendahl.
Não seria errado classificar "Liberty Or Death" como um álbum conceitual centrado na luta pela liberdade. Todas as faixas concentram-se nesse tema, em um trabalho exemplar de pesquisa de Botendahl na composição de todas as letras. Outro destaque são os arranjos das faixas, que realçam ainda mais as letras quase didáticas.
O guitarrista Manni Schimidt (ex-Rage), ao lado de Chris, é o principal destaque do disco. Inspirado, derrama riffs contagiantes e solos agressivos. Além deles, merece menção também o excelente trampo da cozinha formada por Jens Becker e Stefan Arnold.
Depois de ouvir várias vezes o álbum, destacaria as faixas "Liberty Or Death", "Ocean Of Blood", "Shadowland", "Highland Tears" e "Until The Last King Dies", mas o fato é que o Grave Digger conseguiu transmitir em todas as músicas de "Liberty Or Death" o clima, o desespero, o drama, a dor, o sabor da vitória e da derrota vividos nas batalhas e guerras.
A versão nacional, lançada pela Hellion, traz como bônus um segundo disco, onde temos o single "Yesterday" na íntegra. Nele, você vai encontrar duas regravações para a clássica "Yesterday" (lançada originalmente no álbum "Heavy Metal Breakdown", de 1984), uma normal e uma orquestrada, além de "The Reaper´s Dance" e uma versão excelente de "No Quarter", do Led Zeppelin, que já havia saído no disco tributo "The Music Remains The Same".
"Liberty Or Death" é um bom álbum, que honra toda a carreira do Grave Digger, uma das mais importantes e influentes bandas de Heavy Metal dos últimos anos. E isso, convenhamos, não é pouco.
Faixas:
1. Liberty Or Death
2. Ocean Of Blood
3. Highland Tears
4. The Terrible One
5. Until The Last King Died
6. March Of The Innocent
7. Silent Revolution
8. Shadowland
9. Forecourt Of Hell
10. Massada
Outras resenhas de Liberty Or Death - Grave Digger
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
Houve material gravado para 3º álbum do Judas Priest com Ripper Owens? Ele explica
Bruce Dickinson compara Iron Maiden com serviço militar
Roger Glover explica porque o Deep Purple é contra turnês de despedida e shows com hologramas
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Mad Max anuncia novo álbum de estúdio, "Stories of Destiny"
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"


Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto


