Weinhold: fiel às raízes da música pesada

Resenha - Below The Line - Weinhold

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar Correções  

publicidade

8


Com quase quarenta anos de carreira, Jutta Weinhold foi uma das primeiras mulheres a se aventurar no rock pesado. Iniciando a sua carreira em 1969, participou de musicais como "Hair" e "Jesus Christ Superstar". Mas foi com o grupo Zed Yago que essa alemã se destacou na cena, através dos álbuns "From Over Yonder" (1988) e "Pilgrimage" (1989).

Metal: 16 músicas dos anos 80 para se escutar durante o treino

A História do Burzum

Após um tempo afastada, Jutta voltou à ativa em grande estilo em 2004, com o ótimo "From Heaven Through The World To Hell". "Below The Line" dá sequência a esse trabalho. O grande, destaque, como não poderia deixar de ser, é a voz agressiva de Jutta, conferindo às músicas uma característica mais crua que o trabalho desenvolvido por Doro Pesch, por exemplo. Há também uma profusão de belas melodias, todas calcadas em arranjos construídos sobre bases que são puro heavy metal tradicional. Destaque para a bela balada "Eternity", para a pesadona "Spirit Of Fear", a cadenciada "Fire No Water" e "Storyletter", dona de um riff parecidíssimo com "The Book Of Heavy Metal", do Dream Evil.

Lars Ratz e Michael Ehre, do Metalium, produziram o disco e também tocam no álbum. Aliás, a história de Jutta com Lars é bastante antiga, já que os dois tocaram juntos no Velvet Riper por mais de quinze anos.

De maneira geral, "Below The Line" é um bom disco de metal tradicional. Jutta Weinhold soube reunir ao seu redor grandes músicos, e o resultado final não poderia ser diferente: um disco pesado, fiel às raízes da música pesada e coerente com a história da vocalista. Recomendado pra quem acha que heavy metal com vocais femininos se limita a Tarja e seus clones.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metal: 16 músicas dos anos 80 para se escutar durante o treinoMetal
16 músicas dos anos 80 para se escutar durante o treino

A História do BurzumA História do Burzum


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin