Dimmu Borgir: técnico, sombrio e pesado
Resenha - Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
Por Ricardo Seelig
Postado em 06 de julho de 2007
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após quatro anos sem lançar nenhum álbum com músicas inéditas (o último foi "Death Cult Armageddon", de 2003), a expectativa por um novo trabalho dos noruegueses do Dimmu Borgir era enorme. O grupo sabia disso, e acredito que os fãs ficarão satisfeitos com o resultado final de "In Sorte Diaboli".
Mais sinfônico já de saída, com a excelente "The Serpentine Offering", o disco traz um Dimmu Borgir soando mais técnico, bastante sombrio e pesado, e bem menos teatral do que nos últimos anos. O foco de "In Sorte Diaboli" está totalmente na música, e em se tratando de músicos do nível de Shagrath e Silenoz, esse pequeno detalhe faz uma enorme diferença.
A já citada "The Serpentine Offering", que também é o primeiro single do álbum e possui um clipe fantástico, é um dos destaques do CD. Ao lado dela, músicas como "The Chosen Legacy", "The Sacrilegious Scorn", "The Sinister Awakening" e "The Foreshadowing Furnace" chamam a atenção de imediato, mas o som do Dimmu Borgir alcançou um nível de elaboração e uma riqueza sonora que, a cada audição do disco, essa lista muda.
Belos coros marcam presença em todo o álbum, realçando ainda mais o aspecto dramático e emocional das músicas. Os teclados de Mustis ganharam mais espaço, reforçando o já citado aspecto sinfônico. Além disso, as guitarras de Silenoz e Galder derramam riffs inspirados, o que colabora para "In Sorte Diaboli" ser um dos trabalhos mais pesados da carreira do grupo. Vale mencionar que Hellhammer, o lendário baterista que já fez parte do Mayhem e de inúmeros grupos extremos, toca no álbum, o que dá uma cara meio old school para algumas passagens.
O Dimmu Borgir alcançou em "In Sorte Diaboli" um resultado tal que classificar o disco com uma peça de arte não seria errado.
Excelente, mais uma vez.
Faixas:
1. The Serpentine Offering
2. The Chosen Legacy
3. The Conspiracy Unfolds
4. The Sacrilegious Scorn
5. The Fallen Arises
6. The Sinister Awakening
7. The Fundamental Alienation
8. The Invaluable Darkness
9. The Foreshadowing Furnace
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Os 10 melhores álbuns do black metal, segundo o RYM
Líder do Metal Church conta como a nova formação da banda foi montada
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Os cinco discos mais valiosos de todos os tempos e suas histórias curiosas e macabras
Sammy Hagar sobre seu álbum favorito do Pink Floyd: "Eu ouvia religiosamente"
Axl Rose: como ele pegava todas as garotas que Slash conquistava


A música infernal do Twisted Sister que foi regravada pelo Dimmu Borgir
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



