Arkona: a Rússia está infestada de bárbaros?

Resenha - Zhizn Vo Slavu - Arkona

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Parece que a Europa Oriental, os países escandinavos e a Rússia estão infestados de bárbaros... O que tem de grupos que tocam o chamado Pagan Metal por aqueles lados é brincadeira! São muitas bandas excelentes, que cantam em sua língua natal e incorporam ritmos típicos de sua nação ao Heavy Metal, gerando alguns grandes álbuns que infelizmente ficam limitados somente ao seu riquíssimo underground.
5000 acessosMetallica: A reação de James a famosos usando camisetas da banda5000 acessosEntrevistas: Coices e tretas entre artista e entrevistador

Vindo da capital russa, Moscou, o Arkona - ou Аркона no original - foi fundado em 2002, e pela sua formação já passaram vários músicos, mas tendo sempre à frente a cantora loira e magrinha Masha, que parece ter saído da adolescência à pouco (ou então a vodca daqueles lados possui um efeito um tanto quanto rejuvenescedor). A banda já tem três álbuns de estúdio muito bons, gravados nas melhores tradições do Pagan e Folk Metal, cuja temática aborda a antiga história de seu país, e agora está liberando seu primeiro registro ao vivo.

"Zhizn Vo Slavu" teve suas canções capturadas em uma apresentação ocorrida em 23 de novembro de 2005, no Clube Relax, na própria Moscou. Totalmente cantado em russo, com grande comunicação entre banda e público, Masha se sai como uma ótima performer, e a banda que a acompanha não fica atrás. Na realidade, o Heavy Metal executado pelo grupo é até mesmo simples, mas tem algo especial tão cheio de carisma que empolga mesmo, seja pela parte metálica mais crua, seja pelas vocalizações limpas ou gritadas, ou pelos bonitos elementos folclóricos adotados - aqui executado através de samples. E toda esta energia bruta é bastante ampliada pela atuação da platéia, que aqui não fica atrás do público headbanger latino-americano em termos de realmente curtir e participar de um show.

Vindo do underground, é com toda a certeza um dos melhores registros ao vivo que escutei nos últimos tempos, e nem vou perder tempo em destacar alguma faixa, pois somente "Tuman Yarom" se destoa do resto do repertório, se caracterizando por ser uma espécie de hino, cantado com o acompanhamento da bateria. Este CD também traz como bônus as três faixas de seu CD-Demo de 2002.

"Zhizn Vo Slavu" saiu também em formato de DVD e, se o caro leitor leu estas linhas até aqui, é porque realmente aprecia este estilo. Então vale a pena conferir em os vários trechos em vídeo deste DVD. Totalmente indicado!

Formação:
Masha 'Scream' - voz
Sergej 'Lazar' - guitarra
Ruslan 'Kniaz' - baixo
Vlad 'Artist' - bateria e sintetizadores

Arkona - Zhizn Vo Slavu
(2006 / Sound Age Productions - importado)

01. Intro
02. Skvoz Tuman Vekov
03. Po Siroy Zemle
04. Maslenitsa
05. Chernie Debri Voyni
06. Tuman Yarom
07. Gnev Vremen
08. Po Zverinim Tropam
09. Rus
10. Vosstanie Roda
11. Oy To Ne Vecher
CD-Demo bônus:
12. Kolyada
13. Solntcevorot
14. Rus

Homepage: www.arkona.heavymusic.ru/

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Arkona"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Arkona"

MetallicaMetallica
A reação de James a famosos usando camisetas da banda

EntrevistasEntrevistas
Coices e tretas entre entrevistador e artista

Metal SucksMetal Sucks
Os 522 melhores álbuns de metal do século 21

5000 acessosAnthrax: Scott Ian escolhe seus hinos favoritos do heavy metal5000 acessosPostura: 12 coisas que você nunca deve dizer a um músico5000 acessosMarcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden5000 acessosEdu Falaschi: No Kazagastão, o teste para o Iron Maiden, o Angra e mais5000 acessosIron Maiden: maior produto de exportação do metal britânico5000 acessosRob Zombie: sua lista dos 5 Melhores Filmes de Zumbi

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online