O clássico do The Smiths que o perfeccionista Johnny Marr levou dois anos para compor
Por André Garcia
Postado em 25 de setembro de 2024
Geralmente toda grande banda de rock tem pelo menos um integrante perfeccionista, workaholic e compulsivo — algumas bandas têm até mais de um; e há ainda aquelas em que todos os membros são.
No caso do The Smiths, em termos de arranjos, esse cara era o guitarrista Johnny Marr. Enquanto Morrissey cuidava das letras e linhas vocais, Marr não só polia suas guitarras com esmero como ainda conduzia os colegas e em alguns casos até mesmo produzia.
Smiths - Mais Novidades
Não foi à toa que um dos motivos para ele ter acabado com a banda foi o burnout de ter que fazer tantas funções. Afinal de contas, sempre que seu temperamental vocalista demitia um empresário, a função sobrava para ele.
Perfeccionista, conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a Uncut Johnny Marr falou sobre uma música que ele passou dois anos lapidando: "'The Headmaster Ritual' é uma das minhas faixas de guitarra favoritas. Eu compus ela ao longo de dois anos: sempre procurando a próxima parte que eu precisava."
Segundo o SongFacts, sobre esse música Marr comentou: "O esqueleto de 'The Headmaster Ritual' surgiu no primeiro álbum [do The Smiths], mas eu continuei brincando com ela. Começou como um tipo muito sublime no estilo de Joni Mitchell; toquei para Morrissey, mas nunca levamos adiante. Depois, como minha vida ficou cada vez mais intensa, a música também ficou. A ponte e a parte do refrão eram originalmente para outra música, mas eu as juntei com a primeira parte. Isso foi incomum para mim; normalmente eu fico martelando em uma ideia até chegar a uma música."
"The Headmaster Ritual" é a faixa de abertura do segundo disco da banda, "Meat is Murder" (1985). Ao contrário de músicas como "Ask", "How Soon Is Now" e "This Charming Man" — todas elas hits radiofônicos, ela ficou mais relegada a hidden gem. Isso mudou em 9 de novembro de 2007, quando o Radiohead a tocou em uma apresentação transmitida em live.
"Eu vi a versão do Radiohead, sim", disse Marr. "Mostrei os acordes para Ed [O'Brien], mas talvez ele estivesse olhando pela janela! Eles fizeram um trabalho melhor do que qualquer outro [cover de 'The Headmaster's Ritual'] que eu tenha ouvido."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu revela por que Guns N' Roses tocou no Maranhão
Turnê sul-americana do Drowning Pool é cancelada por conta da baixa venda de ingressos
A banda onde Dave Grohl foi apenas um CLT e com isto ele recuperou o tesão pela música
Jason Newsted está ansioso pela temporada do Metallica no The Sphere
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
Luis Mariutti participará de show que Angra fará em celebração a "Holy Land"
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
A reação de Kiko Loureiro após Mike Terrana postar vídeo tocando hit de Roberto Carlos
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O rockstar que não fez teste para o Van Halen: "Eu arreguei, eu era baixo e pequeno"
As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
Eric Clapton regravou duas do guitarrista, mas na terceira ele titubeou; "muito intimidadora"
O disco do Pantera pelo qual Vinnie Paul gostaria de ser lembrado
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson

As cinco maiores sequências de "na na na" da história da música, segundo a Far Out
A banda que Julia Roberts ainda adora, mesmo discordando das ideias políticas do vocalista
O dia que Morrissey e George Michael comentaram sobre o Joy Division na TV britânica


