Korn: fase capenga confirmada em acústico
Resenha - MTV Unplugged - Korn
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 04 de abril de 2007
Nota: 5
Sinal dos tempos para o Korn? Depois de quase uma década numa carreira bem sucedida em seu estilo, a situação começa a degringolar. Alguém até falou que o grupo deveria lançar uma coletânea, e eles acreditaram... Liberaram um "Greatest Hits" (04) e, ainda por cima, volume 1, vê se pode! Seu último álbum de estúdio, "See You On The Other Side" (05), também não agradou boa parte de seus fãs e, por fim, no ano seguinte vem um disco ao vivo... Ou seja, estes são indícios de uma fase desprovida de criatividade.
Desconsiderando quem diga que alguma 'criatividade' sempre foi inexistente para o conjunto, esta fase capenga vem se confirmar de vez com um famigerado "MTV Unplugged Live"... Praticamente todo mundo já gravou algo assim para a MTV, mas confesso que bateu a curiosidade em ver como um dos precursores do chamado Nu Metal se sairia em algo no formato (quase) acústico, principalmente pelo grande número de músicos tocando outros instrumentos, tais como o cello, trombones, guitarras e os famosos percussionistas japoneses com seu milenar Taiko.
E tanta ambição teria por obrigação culminar em um resultado, no mínimo, interessante. Este feito é parcialmente atingido, sendo que entre as canções que melhor se adaptaram neste caminho acústico estão "Falling Away From Me", além de "Hollow Life" e o single "Freak On A Leash", ambas com bonitos pianos, sendo que a última traz Amy Lee (Evanescence) dividindo as vozes com Jonathan Davis.
A releitura de "Creep", do Radiohead, também merece figurar entre os destaques pela melancolia que passa ao ouvinte, e, falando em melancolia, o The Cure faz uma participação mais do que especial no medley "Make Me Bad/In Between Days", onde novamente a união das vozes soou muito bem.
Por outro lado, algumas faixas não fluem bem em sua proposta. Talvez pelo fato de o Korn não encarar as melodias, digamos ‘tradicionais’, como ponto realmente importante em seu Nu Metal, muitos destes novos arranjos não conseguem dar uma nova e agradável vida às canções. E vale mencionar ainda que Jonathan Davis é conhecido por ser um gritador antes de ser um cantor, e em vários momentos ele parece se empolgar e querer gritar, o que realmente não dá certo em se tratando de algo acústico.
Tudo aqui vai contra os princípios de quem encara a música, antes de tudo, como arte: MTV e seus acústicos decadentes, Korn e seu estilo que vem agonizando há tempos... Mas no meio disso tudo "MTV Unplugged Live" até mostra uma banda que tem mais a oferecer com algumas canções mais ‘soft’, que não são tão ruins exatamente por não serem Nu Metal.
Formação:
Jonathan Davis - voz
James ‘Munky’ Schaffer - guitarra
Reginald ‘Fieldy’ Arvizu - baixo
Korn - MTV Unplugged Live
(2007 / Virgin Records - nacional)
01. Blind
02. Hollow Life
03. Freak On A Leash
04. Falling Away From Me
05. Creep
06. Love Song
07. Got The Life
08. Twisted Transistor
09. Coming Undone
10. Make Me Bad/In Between Days
11. Throw Me Away
Homepage: www.korn.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps