Resenha - Shock Tactics - Samson

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Luis Wasques
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) foi talvez o movimento mais importante para a sedimentação e popularização do Heavy Metal em todo o mundo, a partir dos anos 80. Em meio à febre punk, grupos de metal remodelavam o conceito de rock pesado, até então representado por bandas como Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath.
270 acessosIron Maiden: Iron Maiden Ex Libris aborda as letras da donzela5000 acessosVocalistas: Os 10 melhores da história do rock

Neste contexto, é lançado em 1981 o álbum “Shock Tactics”, terceiro trabalho da banda Samson que revelaria ao mundo nada mais nada menos do que Bruce Dickinson (Bruce Bruce). O vocalista, que encontraria a glória no Iron Maiden alguns anos depois, daria também sua última contribuição em álbuns de estúdio com o Samson. Mas basta colocar a primeira faixa pra rolar para perceber que a banda estava em sua melhor fase e tinha qualidade suficiente para se equiparar aos maiores nomes do gênero. “Riding with the Angels” é uma pérola do Heavy Metal e com seu riff certeiro e linhas vocais pra lá de furiosas de Mr. Bruce; figura entre as melhores músicas de toda a carreira do Samson, sem sombra de dúvida.

Após uma abertura fantástica, “Earth Mother” mantém o padrão de qualidade evidenciando as influências progressivas da banda. Agora, é impossível ouvir “Nice Girl” e não lembrar imediatamente do Deep Purple. O Samson bebia nas melhores fontes e nessa música Bruce Dickinson encarna Ian Gillan de forma surpreendente. “Blood Lust” apresenta uma levada mais arrastada e sombria. Nesta faixa, o guitarrista e fundador da banda Paul Samson deixa transparecer todo seu talento que, se não era baseado em um nível técnico tão elevado, mostrava um feeling cativante.

Já “Go to Hell” evidencia o trabalho no comando das baquetas do lendário Thunderstick, o baterista mascarado. “Bright Lights” é um rock´n roll bem “esperto” que flerta de maneira bem remota com aquele rockabilly dos anos 50. Bruce alcança agudos incríveis nesta música no vigor de seus 22 anos. Na seqüência, “Once Bitten” figura como a faixa mais fraca do disco. Mesmo assim não chega a ser ruim, porém seu problema é estar em um álbum acima da média.

Em “Grime Crime” a banda faz um som bastante influenciado pelo rock setentista e o destaque é o refrão “berrado” ao melhor estilo Bruce. Após oito faixas de porrada, “Shock Tactics” guarda para seu desfecho uma saideira de emocionar o mais radical dos headbangers. “Communion” é uma balada com clima de despedida que parecia prever o destino de um certo front-man que ali se desenvolvia. Belíssima música com um toque progressivo e um trabalho de guitarras acústicas notável.

“Shock Tactics” ainda renderia o disco ao vivo “Live at Reading” bastante aclamado pelos fãs. Porém, o Samson sempre foi conhecido mais por ser o grupo de origem de Bruce Dickinson e nunca alçou vôos mais altos. Uma pena. Tratava-se de uma banda que possuía um potencial enorme para se tornar grande mas que teve o azar de perder um elemento importante de sua formação em uma época crucial. O Iron Maiden que o diga....

“Shock Tactics””

1. Riding With The Angels
2. Earth Mother
3. Nice Girl
4. Blood Lust
5. Go To Hell
6. Bright Lights
7. Once Bitten
8. Grime Crime
9. Communion

Bruce Bruce (Dickinson) - vocais
Paul Samson - guitarras
Chris Aylmer - baixo
Thunderstick - bateria

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Iron MaidenIron Maiden
Show do Ghost é melhor, diz reportagem

270 acessosIron Maiden: Iron Maiden Ex Libris aborda as letras da donzela377 acessosThunderstick: ex-batera do Samson e Iron Maiden lançará novo disco0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
Entenda o acidente com o Ed Force One

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Ouça o teste dele para entrar no Iron Maiden

Iron MaidenIron Maiden
A semelhança com uma capa do Earth Wind & Fire

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Bruce Dickinson"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

VocalistasVocalistas
Os 10 melhores da história do rock

MegadethMegadeth
Recadinho provocante da vocal do Huntress

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Madman dá conselhos sobre masturbação

5000 acessosDavid Bowie: lendário cantor morre, aos 69 anos de idade5000 acessosMetallica: os motivos da saída de Jason Newsted5000 acessosMarilyn Manson: vocalista revela suas estranhas fobias sexuais5000 acessosSlipknot: como são os membros da banda sem as máscaras?5000 acessosHeavy metal: 11 maneiras de segurar um baixo5000 acessosBaixos: dez erros cometidos por baixistas nos solos.

Sobre Luis Wasques

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online