Resenha - Secret Society - Europe

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago El Cid Cardim
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Se você ouviu "Start From The Dark" (2004), o retorno dos suecos do Europe depois de mais de uma década na obscuridade, então já sabe que tipo de trabalho esperar do recém-lançado "Secret Society". Aos desavisados, no entanto, fica aqui o conselho: não espere os teclados pop e a sonoridade hair metal do maior hit do grupo nos anos 80, "The Final Countdown", e muito menos baladas doces como "Carrie". Embora a formação seja a mesma que os consagrou na época do laquê e das calças de couro justíssimas, aqui a proposta é rigorosamente outra. Disco todo composto e produzido pessoalmente pelo quinteto, "Secret Society" é um hard rock moderno, inteligente e pesado - muito mais pesado do que se imaginaria ao ouvir os trabalhos anteriores da banda.

232 acessosEurope: banda retornará ao festival de Viña del Mar em 20185000 acessosNirvana: Krist Novoselic comenta o suicídio de Cobain

Para entender do que se trata este Europe de cara nova, tente misturar o peso e a personalidade do hard europeu de grupos como Pink Cream 69; as boas letras, a pegada e a crueza de um U2 em começo de carreira, quando Bono Vox ainda não estava preocupado em salvar o mundo; e a modernidade sonora, sem frescuras ou invencionices baratas, de um Audioslave da vida. As cereja do bolo, é claro, são a guitarra energética de John Norum e os vocais intensos de Joey Tempest, cuja voz ficou mais limpa e mais poderosa com o passar dos anos, e que chega a emocionar qualquer ouvinte na linda balada "A Mother's Son", na qual o frontman se entrega com a alma em pedaços.

A faixa título, que abre o trabalho, e sua sucessora, "Always The Pretenders", são uma amostra clara e objetiva da nova proposta do Europe, com melodias e refrões irresistíveis. "Love is Not The Enemy", por exemplo, é o tipo de canção na qual qualquer headbanger não pensaria duas vezes para começar a bater cabeça - e, no entanto, ainda dá para tocar fácil em qualquer rádio das mais comerciais. O mesmo dá para dizer de "Let The Children Play", cujos riffs completamente heavy metal se misturam harmoniosamente com um coral de crianças que, em dado momento da canção, assumem o refrão no lugar de Tempest.

A dobradinha "Human After All" e "The Getaway Plan" é o tipo de trabalho que, se Dave Grohl acabar ouvindo, com certeza faria o líder do Foo Fighters bater a cabeça na parede e dizer, em penitência: "Putz, era eu que deveria ter escrito isso!". E com "Wish I Could Believe", na opinião deste que vos escreve a melhor do disco e que já vale a bolacha inteira, o Europe apresenta um dos refrões mais arrebatadores que já tive o prazer de ouvir nos últimos anos, entrando sem cerimônias no meu hall de "canções inesquecíveis do ano".

Para finalizar, a letra esperta e contagiante de "Devil Sings The Blues" deixa uma pergunta no ar: no caso de um disco viciante como este, não seria melhor ter um modo randômico, no qual a primeira música já jogasse direto para a primeira, para nos poupar o trabalho de recorrer ao repeat? Recomendadíssimo, uma excelente surpresa para este final de ano.

Line-up:
Joey Tempest - Vocal
John Norum - Guitarra
John Levén - Baixo
Mic Michaeli - Teclado
Ian Haugland - Bateria

Tracklist:
1. Secret Society
2. Always the Pretenders
3. The Getaway Plan
4. Wish I Could Believe
5. Let The Children Play
6. Human After All
7. Love Is Not the Enemy
8. A Mother´s Son
9. Forever Traveling
10. Brave and Beautiful Soul
11. Devil Sings the Blues

Gravadora:
Dynamo Records

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

232 acessosEurope: banda retornará ao festival de Viña del Mar em 2018226 acessosEurope: vídeo pro-shot de três músicas no Wacken Open Air19 acessosEm 14/03/1983: Europe lança o álbum debut Europe28 acessosEm 24/02/1984: Europe lança o álbum Wings Of Tomorrow1127 acessosEurope: ouça "The Siege", mais uma música do novo álbum265 acessosEurope: novo documentario na TV sueca de The Final Countdown0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Europe"

EuropeEurope
Confissões de Tempest sobre excessos dos anos 80

Corpo de MulherCorpo de Mulher
Versão romântica de Final Countdown

EuropeEurope
A história por trás da música "The Final Countdown"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Europe"


NirvanaNirvana
Krist Novoselic comenta o suicídio de Cobain

UmmagummaUmmagumma
Desentendimentos e confusões... o que é rock progressivo?

Covers inusitadosCovers inusitados
COB tocando Britney Spears? Shakira tocando ACDC?

5000 acessosBandas extremas: 10 álbuns que causaram surpresa5000 acessosComo batizar a criança: os nomes de bandas mais estúpidos5000 acessosHalloween: dez clássicos do Heavy Metal para curtir a data5000 acessosPhil Anselmo: "Minha missão era matar o glam rock"5000 acessosMetallica: garotinha "assume o lugar" de Lars Ulrich em show5000 acessosLed Zeppelin: Tom Jobim citado em defesa do caso de plágio de Stairway

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Thiago El Cid Cardim

Thiago Cardim é publicitário e jornalista. Nerd convicto, louco por cinema, séries de TV e histórias em quadrinhos. Vegetariano por opção, banger de coração, marvete de carteirinha. É apaixonado por Queen e Blind Guardian. Mas também adora Iron Maiden, Judas Priest, Aerosmith, Kiss, Anthrax, Stratovarius, Edguy, Kamelot, Manowar, Rhapsody, Mötley Crüe, Europe, Scorpions, Sebastian Bach, Michael Kiske, Jeff Scott Soto, System of a Down, The Darkness e mais uma porrada de coisas. Dentre os nacionais, curte Velhas Virgens, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus, Matanza, Sepultura, Tuatha de Danaan, Tubaína, Ira! e Premê. Escreve seus desatinos sobre música, cinema e quadrinhos no www.observatorionerd.com.br e no www.twitter.com/thiagocardim.

Mais informações sobre Thiago El Cid Cardim

Mais matérias de Thiago El Cid Cardim no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online