Resenha - Secret Society - Europe

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago El Cid Cardim
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Se você ouviu "Start From The Dark" (2004), o retorno dos suecos do Europe depois de mais de uma década na obscuridade, então já sabe que tipo de trabalho esperar do recém-lançado "Secret Society". Aos desavisados, no entanto, fica aqui o conselho: não espere os teclados pop e a sonoridade hair metal do maior hit do grupo nos anos 80, "The Final Countdown", e muito menos baladas doces como "Carrie". Embora a formação seja a mesma que os consagrou na época do laquê e das calças de couro justíssimas, aqui a proposta é rigorosamente outra. Disco todo composto e produzido pessoalmente pelo quinteto, "Secret Society" é um hard rock moderno, inteligente e pesado - muito mais pesado do que se imaginaria ao ouvir os trabalhos anteriores da banda.
1418 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento5000 acessosMetallica: os fantasticos carros de James Hetfield

Para entender do que se trata este Europe de cara nova, tente misturar o peso e a personalidade do hard europeu de grupos como Pink Cream 69; as boas letras, a pegada e a crueza de um U2 em começo de carreira, quando Bono Vox ainda não estava preocupado em salvar o mundo; e a modernidade sonora, sem frescuras ou invencionices baratas, de um Audioslave da vida. As cereja do bolo, é claro, são a guitarra energética de John Norum e os vocais intensos de Joey Tempest, cuja voz ficou mais limpa e mais poderosa com o passar dos anos, e que chega a emocionar qualquer ouvinte na linda balada "A Mother's Son", na qual o frontman se entrega com a alma em pedaços.

A faixa título, que abre o trabalho, e sua sucessora, "Always The Pretenders", são uma amostra clara e objetiva da nova proposta do Europe, com melodias e refrões irresistíveis. "Love is Not The Enemy", por exemplo, é o tipo de canção na qual qualquer headbanger não pensaria duas vezes para começar a bater cabeça - e, no entanto, ainda dá para tocar fácil em qualquer rádio das mais comerciais. O mesmo dá para dizer de "Let The Children Play", cujos riffs completamente heavy metal se misturam harmoniosamente com um coral de crianças que, em dado momento da canção, assumem o refrão no lugar de Tempest.

A dobradinha "Human After All" e "The Getaway Plan" é o tipo de trabalho que, se Dave Grohl acabar ouvindo, com certeza faria o líder do Foo Fighters bater a cabeça na parede e dizer, em penitência: "Putz, era eu que deveria ter escrito isso!". E com "Wish I Could Believe", na opinião deste que vos escreve a melhor do disco e que já vale a bolacha inteira, o Europe apresenta um dos refrões mais arrebatadores que já tive o prazer de ouvir nos últimos anos, entrando sem cerimônias no meu hall de "canções inesquecíveis do ano".

Para finalizar, a letra esperta e contagiante de "Devil Sings The Blues" deixa uma pergunta no ar: no caso de um disco viciante como este, não seria melhor ter um modo randômico, no qual a primeira música já jogasse direto para a primeira, para nos poupar o trabalho de recorrer ao repeat? Recomendadíssimo, uma excelente surpresa para este final de ano.

Line-up:
Joey Tempest - Vocal
John Norum - Guitarra
John Levén - Baixo
Mic Michaeli - Teclado
Ian Haugland - Bateria

Tracklist:
1. Secret Society
2. Always the Pretenders
3. The Getaway Plan
4. Wish I Could Believe
5. Let The Children Play
6. Human After All
7. Love Is Not the Enemy
8. A Mother´s Son
9. Forever Traveling
10. Brave and Beautiful Soul
11. Devil Sings the Blues

Gravadora:
Dynamo Records

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

1418 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento1408 acessosEurope: ouça a faixa título do novo álbum, "Walk The Earth"888 acessosEurope: banda lança "Walk The Earth" em outubro640 acessosEurope: Confira trailer oficial do Blu-Ray ao vivo0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Europe"

EuropeEurope
Toco de Lemmy, pito de Freddie, mijada com Axl Rose

Metal HammerMetal Hammer
Os maiores hits do rock eleitos em votação

EuropeEurope
"UFO, Bowie, Thin Lizzy inspiraram The Final Countdown"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Europe"

MetallicaMetallica
Os fantasticos carros de James Hetfield

CarnificinaCarnificina
Revista elege as letras mais repulsivas do Heavy Metal

Iron MaidenIron Maiden
Bruce Dickinson diz não haver muito diálogo na banda

5000 acessosMMA: os lutadores que curtem Rock e Heavy Metal5000 acessosMegadeth: uma voz escondida em música de 2004 previa a entrada de Kiko na banda?5000 acessosUltimate Guitar: os 100 melhores solos de guitarra5000 acessosLogos de Bandas: blog elege o Top 10 dos mais bonitos5000 acessosBreast of the Beast: Miley Cyrus paga peito com Iron Maiden5000 acessosEm 18/02/1990: Freddie Mercury faz última aparição pública

Sobre Thiago El Cid Cardim

Thiago Cardim é publicitário e jornalista. Nerd convicto, louco por cinema, séries de TV e histórias em quadrinhos. Vegetariano por opção, banger de coração, marvete de carteirinha. É apaixonado por Queen e Blind Guardian. Mas também adora Iron Maiden, Judas Priest, Aerosmith, Kiss, Anthrax, Stratovarius, Edguy, Kamelot, Manowar, Rhapsody, Mötley Crüe, Europe, Scorpions, Sebastian Bach, Michael Kiske, Jeff Scott Soto, System of a Down, The Darkness e mais uma porrada de coisas. Dentre os nacionais, curte Velhas Virgens, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus, Matanza, Sepultura, Tuatha de Danaan, Tubaína, Ira! e Premê. Escreve seus desatinos sobre música, cinema e quadrinhos no www.observatorionerd.com.br e no www.twitter.com/thiagocardim.

Mais informações sobre Thiago El Cid Cardim

Mais matérias de Thiago El Cid Cardim no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online