Resenha - Mind Over Body - Mindflow

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carlos Eduardo Garrido
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 10


"Mind Over Body" é o segundo álbum da banda paulista Mindflow formada em 1999 e composta por Danilo Hebert (Vocal), Rodrigo Hidalgo (Guitarra), Ricardo Winandy (Baixo), Rafael Pensado (Bateria), Miguel Spada (Teclado). O primeiro havia sido "Just The Two Of Us... Me And Them" de 2004.

Música Brasileira: Quais os discos mais vendidos da história?Musas do Metal: as bandas que elas ouvem quando estão em casa

Impossível não começar falando sobre a embalagem do álbum, que vem em estilo digipack e embalado por um slipcase. E se isso não bastasse, o álbum vem acompanhado por dois encartes, o primeiro com as letras e o segundo com uma história em quadrinhos que narra a música "Follow Your Instintic". Ambos encartes com um trabalho gráfico magnífico. O único problema é que no primeiro, em algumas páginas, as letras das músicas estão difíceis de ler por causa das ilustrações que atrapalham a visão.

Colocando o disquinho para rodar, o que se escuta é Metal Progressivo, variações rítmicas, andamentos quebrados e intricados, e experimentalismos de todo tipo. E isso tudo já pode ser percebido logo na primeira música, a sensacional "Crossing the Enemies Lines", que já deixa o cartão de visita da banda em seus mais de 12 minutos de caos sonoro. O restante do álbum segue essa mesma linha, com muitos experimentalismos, tempos quebrados e alternâncias entre partes suaves com outras bem pesadas. Mas não pense encontrar aqui muitos solos longos e viagens musicais infindáveis, como é comum nas bandas de Prog Metal. O lado musical prevalece dando destaque para as longas letras.

Destacar alguma faixa é realmente uma tarefa difícil, pois todas são de um nível muito alto, mas ouso citar "Just Water, You Navigate" (uma faixa bem mais calma, com destaque para a bela linha de baixo e para o vocal suave), "Hellbitat" (que evidencia o lado mais agressivo do grupo) e as magníficas "Follow Your Instintics" e "Hide and Seek", além da já citada faixa que abre o álbum.

Definir com exatidão o som do grupo é uma tarefa difícil. Podemos dizer que é algo como uma mistura de Pain of Salvation e Nevermore com algumas pitadas de influência dos mestres do Dream Theater. Mas para entender o quero dizer só escutando mesmo. Mas não pense que isso será uma tarefa simples, devido a grande complexidade do som da banda, é preciso cautela para conseguir assimilar a música do Mindflow. Você não encontrará nenhuma melodia simples e nem refrão para sair cantando de imediato, aliás, essas músicas têm refrões?

Muitas pessoas talvez não consigam digerir o som deste "Mind Over Body", porém se você tiver mente aberta e paciência para sacar os detalhes, uma audição deste álbum pode ser uma tarefa muito agradável.

Altamente recomendado, principalmente se você for fã de Prog Metal.

Line Up:
Rodrigo Hidalgo - Guitarras
Danilo Herbert - Vocais
Rafael Pensado - Bateria
Ricardo Winandy - Baixo
Miguel Spada - Teclados

Set-List:
1. Crossing Enemy's Line
2. Upload-Spirit
3. Thousand Miles From You
4. Just Water, You Navigate
5. Chair Designer
6. A Gift To You
7. Hellbitat
8. Follow Your Instinct
9. Hide And Seek


Outras resenhas de Mind Over Body - Mindflow

Resenha - Mind Over Body - MindflowResenha - Mind Over Body - Mindflow




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Mind Flow"


Café com Ócio: 15 melhores discos do Metal Nacional - 2000 a 2010Café com Ócio
15 melhores discos do Metal Nacional - 2000 a 2010

Metal SP: documentário sobre Heavy Metal em São PauloMetal SP
Documentário sobre Heavy Metal em São Paulo


Música Brasileira: Quais os discos mais vendidos da história?Música Brasileira
Quais os discos mais vendidos da história?

Musas do Metal: as bandas que elas ouvem quando estão em casaMusas do Metal
As bandas que elas ouvem quando estão em casa

Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religiãoCradle Of Filth
Dani Filth explica seu conceito de religião

Anthrax: Scott Ian apresenta a solução para o Phil AnselmoAnthrax
Scott Ian apresenta a solução para o Phil Anselmo

Jack Bruce: Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo!Jack Bruce
"Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo!"

Led Zeppelin: Análise vocal de Robert PlantLed Zeppelin
Análise vocal de Robert Plant

David Gilmour: ouça canção dos Beatles com seu toque genialDavid Gilmour
Ouça canção dos Beatles com seu toque genial


Sobre Carlos Eduardo Garrido

Jornalista formado. Descobriu o Heavy Metal aos 15 anos de idade e desde então, não vive mais sem esse estilo de música. Suas bandas preferidas são Metallica, Iron Maiden, Savatage, Angra, Blind Guardian, dentre muitas outras. Através do jornalismo conseguiu unir suas duas paixões: escrita e música. Além de colaborar com o Whiplash, mantém o blog ociocomcafe.blogspot.com.

Mais matérias de Carlos Eduardo Garrido no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336