Resenha - False Metal - Brother Firetribe
Por André Toral
Postado em 14 de novembro de 2006
Nota: 9
Os anos vão passando e desde os primórdios do rock and roll vimos vários membros de bandas famosas dar aquela escapadinha de seu trabalho principal para gravarem algo que, na maioria das vezes, foi muito diferente daquilo que se imaginava. É curioso imaginar quais são as razões que levam um músico a fazer isso. Ele pode querer expressar alguma musicalidade cujo direcionamento não se encaixa em sua banda principal? Ou pode ser pura diversão? Ou, na pior das hipóteses, já descontente com os rumos de sua banda principal, tenta fazer algo que possa ser aceito para seguir em frente por si só? Uma coisa é certa, alguns são bem sucedidos, outros não. Neste caso, o resultado é para lá de satisfatório.
Uma coisa rara hoje em dia é ouvir alguma banda apostando naquele velho hard rock praticado pelo Journey, Survivor e Van Hallen. É justamente isso que se ouve em "False Metal", da banda finlandesa de Emppu Vuorinen, guitarrista da banda Nightwish.
Aliás, caso você seja um ardoroso fã de Nightwish, talvez não venha a se identificar com o som do Brother Firetribe, o qual certamente agradará em cheio àqueles que gostam do hard rock dos anos 80 recheado de teclados e refrões grudentos.
É realmente impressionante a tamanha musicalidade que se encontra no álbum, algo que que vem sendo muito difícil de se encontrar, vide os melódicos e progressivos cada vez mais repetitivos que tomam conta do cenário como um todo.
De cara temos "Break Out" que lembra bastante aquele hard meio dramático do projeto "Phenomena", dos anos 80. Logo em seguida canções como "Valerie", "I’m On Fire", "One Single Breathe" e "Lover Tonite" nos lembram bastante Van Hallen da fase de Samy Hagar e Survivor. E no meio de um desfile de clássicos, talvez "Devil’s Daughter" seja forte candidata a ser o hit do álbum. De quebra o ouvinte pode ouvir um excelente cover para "Mighty Wings" do Cheaptrick, que foi trilha sonora do filme Top Gun.
Enfim, o álbum vai na contramão do cenário atual, e certamente não terá tanta facilidade para ser assimilado, principalmente entre os fãs do metal melódico, estilo do qual Emppu Vuorinen faz parte.
Um dos destaques para "False Metal" é o trabalho instrumental das guitarras, principalmente em relação aos solos. Outro ponto a se ressaltar é o trabalho excepcional do vocalista Pekka Ansio Heino. Como canta esse cara! Nada exagerado. A interpretação que o cantor dá para as músicas é digna da postura dos vocalistas da época de ouro do hard rock oitentista, mas com estilo próprio, o que é ainda mais difícil de encontrar hoje em dia.
Nos resta torcer para que o Brother Firetribe não seja apenas um passatempo de seus músicos, mas aí já vai depender da aceitação do projeto.
Músicas:
01. Break Out
02. Valerie
03. I'm on Fire
04. Love Goes Down
05. Devil's Daughter
06. Midnite Queen
07. One Single Breath
08. Lover Tonite
09. Spanish Eyes
10. Kill City Kid
11. Mighty Wings
Formação:
Pekka Ansio Heino (vocal)
Emppu Vuorinen (guitar)
Jason Flinck (bass, backing vocals)
Tomppa Nikulainen (keyboards)
Kalle "Hi-Hatter" Torniainen (Drums)
Spinefarm Records.
http://www.brotherfiretribe.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps