Resenha - Live And Clips DVD - Hypocrisy

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Em 1997 Peter Tagtgren estava desiludido com o Hypocrisy. Suas entrevistas da época (que foram veiculadas pela mídia brasileira inclusive) mostravam que a apatia dos outros membros da banda (a formação atual conta com Mikael Hedlund no baixo, Andreas Holma nas guitarras e Horgh na bateria) o desestimulava a continuar tocando sozinho a banda. E para complementar, o mesmo dava a entender que seu entusiasmo com o Pain (que lançaria seu segundo CD meses depois) iria transformar o outrora projeto paralelo em banda oficial. Em 1997 a banda lançou "The Final Chapter", seguido do CD/VHS ao vivo "Hypocrisy Destroys Wacken" (1999) que capturavam a apresentação da banda no lendário festival. Seria o fim?

Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular "Simple Man"Rock In Rio: Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985

Anos depois a banda retorna com tudo, com nova mentalidade e se mantém na ativa até hoje, tendo lançado o excelente "Virus" em 2005. Como forma de compilar parte dessa história do Hypocrisy, a Nuclear Blast lança este DVD "Live And Clips", com o show de 1998 no Wacken, seis vídeo-clipes feitos entre 1992 (ano do primeiro CD "Penetralia") e 1997, e o show no festival Summerbreeze de 2002 (quando a banda promovia o CD "Catch 22"). Um deleite para os fãs, porque aonde mais você pode ter dois shows, e mais vários clipes de um dos grandes nomes do death metal?

Indo para o DVD, o show do Wacken é matador. Com uma boa qualidade de áudio e vídeo (lembrando que estávamos em 1998), a banda detona 11 pauladas, começando com "Roswell 47", seguida por "Inseminated Adoption" e "A Coming Race", com destaque para o talento coletivo do grupo (uma máquina mortífera de metal pesado) e o estilo agitador de Peter (que não para de bater cabeça). Quer mais destaques? "Buried", a grande "Left To Rot" e o encerramento com "A Final Chapter". A edição é bem colocada, com algumas imagens de estúdio e backstage entre as músicas, mas sem atrapalhar o prosseguimento do show (o ideal para colocar cenas de backstage num show sem estragar o clima do mesmo). Um showzaço, que só peca por não ter sido mais trabalhado para o DVD, mas que vale, afinal os caras estavam raivosos, e olha que a banda estava com os dias contados!

A segunda parte do DVD (que é divido em partes A, B e C) traz seis clipes feitos pela banda, começando pela tosqueira de "Left To Rot", a tosqueira "plus" de "Imponent God" (ambos com a banda tocando), e tentativas de fazer algo mais elaborado, como "Pleasure Of Molestation" (belíssima imagem do começo), "Inferior Devoties" (outro com a banda tocando ao vivo), o excelente "Roswell 47" (gravado em estúdio) e o mais elaborado "The Final Chapter". Uma ótima amostra de como eram os vídeos bem no começo da banda e como aos poucos a produção foi sendo aprimorada, embora em certos casos a tosqueira ainda faça falta.

A terceira parte capta um show da banda no Summerbreeze Festival em 2002, com 14 músicas. Com uma captação de áudio e vídeo bem melhor, a banda detona em petardos como "Roswell 47", "Apocalypse", "Fire In The Sky" e "Buried". Os efeitos de luz quase não surtem tanto efeito, pois ainda havia sol quando a banda estava se apresentando, mas o pique insano dos caras deixou tudo mais agressivo e o público respondeu a altura, com rodas e mais rodas. Peter e cia mostravam nessa ocasião que haviam voltado com tudo, e o encerramento com "Final Chapter" e "Fractured Millenium" deixou um gostinho de quero mais. Curiosamente o grande destaque do DVD fica para seu material bônus, mas estamos diante de um pacote muito bem montado.

Com certeza quem curte a banda já tem pelo menos o VHS do Wacken e esse show do Summerbreeze, mas vale pela importância de reunir dois grandes momentos do Hypocrisy no palco, e ainda por ser brutal e doentio. Como sempre foi qualquer obra de Peter Tagtgren.

Nuclear Blast/Laser Company - 2006 (NACIONAL)
São Paulo (SP)

Site Oficial: http://www.hypocrisy.tv




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Hypocrisy"


Lindemann: Tägtgren salvou vocalista do Rammstein de surraLindemann
Tägtgren salvou vocalista do Rammstein de surra

Rammstein: ame a si mesma, não importa o que digam, diz TillRammstein
"ame a si mesma, não importa o que digam", diz Till


Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular Simple ManLynyrd Skynyrd
A história da espetacular "Simple Man"

Rock In Rio: Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985Rock In Rio
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

adClioIL