Resenha - Live And Clips DVD - Hypocrisy
Por Rafael Carnovale
Postado em 04 de outubro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1997 Peter Tagtgren estava desiludido com o Hypocrisy. Suas entrevistas da época (que foram veiculadas pela mídia brasileira inclusive) mostravam que a apatia dos outros membros da banda (a formação atual conta com Mikael Hedlund no baixo, Andreas Holma nas guitarras e Horgh na bateria) o desestimulava a continuar tocando sozinho a banda. E para complementar, o mesmo dava a entender que seu entusiasmo com o Pain (que lançaria seu segundo CD meses depois) iria transformar o outrora projeto paralelo em banda oficial. Em 1997 a banda lançou "The Final Chapter", seguido do CD/VHS ao vivo "Hypocrisy Destroys Wacken" (1999) que capturavam a apresentação da banda no lendário festival. Seria o fim?

Anos depois a banda retorna com tudo, com nova mentalidade e se mantém na ativa até hoje, tendo lançado o excelente "Virus" em 2005. Como forma de compilar parte dessa história do Hypocrisy, a Nuclear Blast lança este DVD "Live And Clips", com o show de 1998 no Wacken, seis vídeo-clipes feitos entre 1992 (ano do primeiro CD "Penetralia") e 1997, e o show no festival Summerbreeze de 2002 (quando a banda promovia o CD "Catch 22"). Um deleite para os fãs, porque aonde mais você pode ter dois shows, e mais vários clipes de um dos grandes nomes do death metal?
Indo para o DVD, o show do Wacken é matador. Com uma boa qualidade de áudio e vídeo (lembrando que estávamos em 1998), a banda detona 11 pauladas, começando com "Roswell 47", seguida por "Inseminated Adoption" e "A Coming Race", com destaque para o talento coletivo do grupo (uma máquina mortífera de metal pesado) e o estilo agitador de Peter (que não para de bater cabeça). Quer mais destaques? "Buried", a grande "Left To Rot" e o encerramento com "A Final Chapter". A edição é bem colocada, com algumas imagens de estúdio e backstage entre as músicas, mas sem atrapalhar o prosseguimento do show (o ideal para colocar cenas de backstage num show sem estragar o clima do mesmo). Um showzaço, que só peca por não ter sido mais trabalhado para o DVD, mas que vale, afinal os caras estavam raivosos, e olha que a banda estava com os dias contados!
A segunda parte do DVD (que é divido em partes A, B e C) traz seis clipes feitos pela banda, começando pela tosqueira de "Left To Rot", a tosqueira "plus" de "Imponent God" (ambos com a banda tocando), e tentativas de fazer algo mais elaborado, como "Pleasure Of Molestation" (belíssima imagem do começo), "Inferior Devoties" (outro com a banda tocando ao vivo), o excelente "Roswell 47" (gravado em estúdio) e o mais elaborado "The Final Chapter". Uma ótima amostra de como eram os vídeos bem no começo da banda e como aos poucos a produção foi sendo aprimorada, embora em certos casos a tosqueira ainda faça falta.
A terceira parte capta um show da banda no Summerbreeze Festival em 2002, com 14 músicas. Com uma captação de áudio e vídeo bem melhor, a banda detona em petardos como "Roswell 47", "Apocalypse", "Fire In The Sky" e "Buried". Os efeitos de luz quase não surtem tanto efeito, pois ainda havia sol quando a banda estava se apresentando, mas o pique insano dos caras deixou tudo mais agressivo e o público respondeu a altura, com rodas e mais rodas. Peter e cia mostravam nessa ocasião que haviam voltado com tudo, e o encerramento com "Final Chapter" e "Fractured Millenium" deixou um gostinho de quero mais. Curiosamente o grande destaque do DVD fica para seu material bônus, mas estamos diante de um pacote muito bem montado.
Com certeza quem curte a banda já tem pelo menos o VHS do Wacken e esse show do Summerbreeze, mas vale pela importância de reunir dois grandes momentos do Hypocrisy no palco, e ainda por ser brutal e doentio. Como sempre foi qualquer obra de Peter Tagtgren.
Nuclear Blast/Laser Company – 2006 (NACIONAL)
São Paulo (SP)
Site Oficial: http://www.hypocrisy.tv
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Sepultura anuncia último show na Europa
Fernanda Lira agradece ao Sepultura por conquista histórica da Crypta na Europa
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1983
Alcione: "Peguei Axl Rose logo pela cintura, ele me abraçou, me chamou de 'amazing'"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



