Resenha - Live And Clips DVD - Hypocrisy
Por Rafael Carnovale
Postado em 04 de outubro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1997 Peter Tagtgren estava desiludido com o Hypocrisy. Suas entrevistas da época (que foram veiculadas pela mídia brasileira inclusive) mostravam que a apatia dos outros membros da banda (a formação atual conta com Mikael Hedlund no baixo, Andreas Holma nas guitarras e Horgh na bateria) o desestimulava a continuar tocando sozinho a banda. E para complementar, o mesmo dava a entender que seu entusiasmo com o Pain (que lançaria seu segundo CD meses depois) iria transformar o outrora projeto paralelo em banda oficial. Em 1997 a banda lançou "The Final Chapter", seguido do CD/VHS ao vivo "Hypocrisy Destroys Wacken" (1999) que capturavam a apresentação da banda no lendário festival. Seria o fim?

Anos depois a banda retorna com tudo, com nova mentalidade e se mantém na ativa até hoje, tendo lançado o excelente "Virus" em 2005. Como forma de compilar parte dessa história do Hypocrisy, a Nuclear Blast lança este DVD "Live And Clips", com o show de 1998 no Wacken, seis vídeo-clipes feitos entre 1992 (ano do primeiro CD "Penetralia") e 1997, e o show no festival Summerbreeze de 2002 (quando a banda promovia o CD "Catch 22"). Um deleite para os fãs, porque aonde mais você pode ter dois shows, e mais vários clipes de um dos grandes nomes do death metal?
Indo para o DVD, o show do Wacken é matador. Com uma boa qualidade de áudio e vídeo (lembrando que estávamos em 1998), a banda detona 11 pauladas, começando com "Roswell 47", seguida por "Inseminated Adoption" e "A Coming Race", com destaque para o talento coletivo do grupo (uma máquina mortífera de metal pesado) e o estilo agitador de Peter (que não para de bater cabeça). Quer mais destaques? "Buried", a grande "Left To Rot" e o encerramento com "A Final Chapter". A edição é bem colocada, com algumas imagens de estúdio e backstage entre as músicas, mas sem atrapalhar o prosseguimento do show (o ideal para colocar cenas de backstage num show sem estragar o clima do mesmo). Um showzaço, que só peca por não ter sido mais trabalhado para o DVD, mas que vale, afinal os caras estavam raivosos, e olha que a banda estava com os dias contados!
A segunda parte do DVD (que é divido em partes A, B e C) traz seis clipes feitos pela banda, começando pela tosqueira de "Left To Rot", a tosqueira "plus" de "Imponent God" (ambos com a banda tocando), e tentativas de fazer algo mais elaborado, como "Pleasure Of Molestation" (belíssima imagem do começo), "Inferior Devoties" (outro com a banda tocando ao vivo), o excelente "Roswell 47" (gravado em estúdio) e o mais elaborado "The Final Chapter". Uma ótima amostra de como eram os vídeos bem no começo da banda e como aos poucos a produção foi sendo aprimorada, embora em certos casos a tosqueira ainda faça falta.
A terceira parte capta um show da banda no Summerbreeze Festival em 2002, com 14 músicas. Com uma captação de áudio e vídeo bem melhor, a banda detona em petardos como "Roswell 47", "Apocalypse", "Fire In The Sky" e "Buried". Os efeitos de luz quase não surtem tanto efeito, pois ainda havia sol quando a banda estava se apresentando, mas o pique insano dos caras deixou tudo mais agressivo e o público respondeu a altura, com rodas e mais rodas. Peter e cia mostravam nessa ocasião que haviam voltado com tudo, e o encerramento com "Final Chapter" e "Fractured Millenium" deixou um gostinho de quero mais. Curiosamente o grande destaque do DVD fica para seu material bônus, mas estamos diante de um pacote muito bem montado.
Com certeza quem curte a banda já tem pelo menos o VHS do Wacken e esse show do Summerbreeze, mas vale pela importância de reunir dois grandes momentos do Hypocrisy no palco, e ainda por ser brutal e doentio. Como sempre foi qualquer obra de Peter Tagtgren.
Nuclear Blast/Laser Company – 2006 (NACIONAL)
São Paulo (SP)
Site Oficial: http://www.hypocrisy.tv
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O vocalista que tatuou a banda no braço e foi demitido em seguida
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Para Geezer Butler, capa de disco do Black Sabbath é "a pior de todos os tempos"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine aponta o que poderia resolver sua relação com o Metallica
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
O clipe do Linkin Park que não envelheceu bem, na opinião de Mike Shinoda
O dia que músico expulso dos Beatles desabafou com João Barone: "Ele ficou triste"
O megahit do Iron Maiden que não representa o som da banda, segundo Steve Harris


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



