Resenha - Ruun - Enslaved
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 10 de setembro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado na Noruega em 1991, o Enslaved é mais uma destas bandas que começou tocando o mais puro e gélido Black Metal, tão tradicional em seu país. Os anos foram se passando e sua música se tornando cada vez mais complexa e, ainda que sejam respeitados pela crítica especializada e tenham fãs espalhados por todo o globo, nunca realmente explodiram com sua arte.
Enslaved - Mais Novidades
Dando continuidade às tendências dinâmicas de cada lançamento, em "Ruun" as faixas continuam com as guitarras acústicas explodindo em distorções elétricas com riffs memoráveis, além dos elementos épicos e dramáticos tão familiares em sua sonoridade. Porém as canções estão mais longas, com a complexidade do progressivo e, em muitas ocasiões, há o psicodelismo diluído aqui e ali. Do puro Black Metal de outrora restaram somente as vocalizações ríspidas e torturadas, que seguem mescladas a linhas melódicas mais limpas.
Com oito faixas diversas distribuídas em pouco mais de 46 minutos, e na difícil tarefa de procurar algum destaque, dá para citar a majestosa "Entroper", com muitas influências setentistas, orquestrações épicas e cantadas com vozes limpas. A veloz "Fusion Of Sense And Earth" se caracteriza por ser a mais pesada do álbum e por se aproximar bastante do Black Metal tradicional. A faixa-título é incrível com todas suas nuances de música oriental e vozes limpas, começando de forma bem tranqüila para culminar em devastação, pesada e gritada. Por fim, a elegante "Essence", melancólica com alternância entre o cantar dos vocalistas Grutle e Larsen, limpos e sujos, ótima canção!
"Ruun" está longe de ser considerado de forma adequada como puro Heavy Metal em função das inúmeras camadas melódicas que culminam em composições realmente viajantes, e é esta riqueza de sonoridades que impede o sucesso comercial da banda. Não que isso seja um problema, pois este é um disco ambicioso e muito interessante, que merece a chance de uma audição cuidadosa por quem procura algo diferente no underground.
Formação:
Grutle Kjellson - voz e baixo
Ivar Bjørnson - guitarra e teclados
Arve Isdal - guitarra
Herbrand Larsen - teclados e voz
Cato Bekkevold - bateria
Enslaved – Ruun
(2006 / Candlelight Records – importado)
01. Entroper
02. Path To Vanir
03. Fusion Of Sense And Earth
04. Ruun
05. Tides Of Chaos
06. Essence
07. Api-Vat
08. Heir To The Cosmic Seed
Homepage: www.enslaved.no
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Duff McKagan revela planos do Guns N' Roses; "Não sabemos tocar no automático"
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Wacken Open Air abre sindicância interna após incidentes relatados pelo público
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Bruce Dickinson revela dificuldade em conseguir gostar do Batman
O clássico do Judas Priest em que Rob Halford alcançou a nota mais alta da carreira
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
Nikki Sixx explica o motivo de o Mötley Crüe usar passagens pré-gravadas ao vivo
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
A característica rara de Kiko Loureiro que poucos guitarristas possuem, segundo Bittencourt
Bruce Dickinson admite que quase sucumbiu aos excessos carnais e químicos dos anos oitenta
O erro que Erasmo Carlos cometeu, mas que Roberto Carlos driblou pra se tornar maior do Brasil



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



