Resenha - Equilibrium - Assemblent
Por Ricardo Seelig
Postado em 17 de agosto de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O heavy metal português sempre foi sinônimo de Moonspell, em uma situação parecida com a vivida pelo nosso cenário nos anos oitenta e início dos noventa, quando a única banda que começava a aparecer com expressão mundial era o Sepultura. Pois bem, como aconteceu por aqui, novos nomes começam a surgir e chamar a atenção por lá também.

O Assemblent é um destes novos grupos. Fundado em 1998 como Dawn, a banda sobreviveu apenas tocando covers até 2002, quando adotou o nome atual e começou a investir no desenvolvimento de um trabalho próprio. E é isso que ouvimos em "Equilibrium", estréia dos caras.
Falando genericamente, o som do Assemblent é um death metal melódico na melhor estilo Gotemburgo. É isto que vêm a cabeça na primeira audição do disco. Com mais calma, reparamos elementos industriais, góticos e thrash e, ao invés de influências de nomes óbvios como In Flames e Soilwork, um caminho um pouco diferente, que em muitos momentos nos remete a grupos como My Dying Bride, Paradise Lost e At The Gates.
Fernando Ribeiro, voz do Moonspell, faz uma participação em "Silent Cries", que tem um excelente refrão. Além dela, o single "Heartwork" (não por acaso o mesmo nome do álbum clássico do Carcass), "Into My Sleep", "A Dying Moment", "Grammaton Cleric" e "From Red Core To Black Sky" se destacam entre as músicas.
Uma boa estréia de um grupo promissor, que tem tudo para crescer no mercado europeu nos próximos anos. Se eu fosse você ficava de olho, porque com absoluta certeza o Assemblent será uma das novas forças metálicas do velho continente em pouquíssimo tempo.
Faixas:
1. Equilibrium
2. Heartwork
3. A Dying Moment
4. Into My Sleep
5. Silent Cries
6. Grammaton Cleric
7. From Red Core To Black Sky
8. Terria
9. Subtellurian Darkness
10. Fears
Bonus track:
11. Heartwork (Radio Edit)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
A música que Bob Dylan considera sua maior composição sobre coração partido
"A lenda do Iron Maiden é Paul Di'Anno", diz Blaze Bayley
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Slash revela o que realmente agravou briga com Axl Rose: "Era superficial e estúpido"
O cover do AC/DC que o Foo Fighters tocou pela primeira vez no Brasil
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas
Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
O único artista que Roberto Medina parou tudo e fez questão de assistir no Rock in Rio 1985
Os três guitarristas que Eddie Van Halen acusou de serem imitadores dele
O clássico do rock escrito para uma paixão proibida e que ganhou o nome de uma mulher falecida



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



