Resenha - Equilibrium - Assemblent
Por Ricardo Seelig
Postado em 17 de agosto de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O heavy metal português sempre foi sinônimo de Moonspell, em uma situação parecida com a vivida pelo nosso cenário nos anos oitenta e início dos noventa, quando a única banda que começava a aparecer com expressão mundial era o Sepultura. Pois bem, como aconteceu por aqui, novos nomes começam a surgir e chamar a atenção por lá também.

O Assemblent é um destes novos grupos. Fundado em 1998 como Dawn, a banda sobreviveu apenas tocando covers até 2002, quando adotou o nome atual e começou a investir no desenvolvimento de um trabalho próprio. E é isso que ouvimos em "Equilibrium", estréia dos caras.
Falando genericamente, o som do Assemblent é um death metal melódico na melhor estilo Gotemburgo. É isto que vêm a cabeça na primeira audição do disco. Com mais calma, reparamos elementos industriais, góticos e thrash e, ao invés de influências de nomes óbvios como In Flames e Soilwork, um caminho um pouco diferente, que em muitos momentos nos remete a grupos como My Dying Bride, Paradise Lost e At The Gates.
Fernando Ribeiro, voz do Moonspell, faz uma participação em "Silent Cries", que tem um excelente refrão. Além dela, o single "Heartwork" (não por acaso o mesmo nome do álbum clássico do Carcass), "Into My Sleep", "A Dying Moment", "Grammaton Cleric" e "From Red Core To Black Sky" se destacam entre as músicas.
Uma boa estréia de um grupo promissor, que tem tudo para crescer no mercado europeu nos próximos anos. Se eu fosse você ficava de olho, porque com absoluta certeza o Assemblent será uma das novas forças metálicas do velho continente em pouquíssimo tempo.
Faixas:
1. Equilibrium
2. Heartwork
3. A Dying Moment
4. Into My Sleep
5. Silent Cries
6. Grammaton Cleric
7. From Red Core To Black Sky
8. Terria
9. Subtellurian Darkness
10. Fears
Bonus track:
11. Heartwork (Radio Edit)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
Último show do Sepultura sofre mudança de local
King Diamond conta como se deu parceria com Gus G
King Diamond fala sobre saída do guitarrista e produtor Andy LaRocque
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
Eric Clapton abre turnê resgatando música que não tocava há mais de 50 anos
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Demo gravada pelo Van Halen em 1974 será incluída em novo livro de Alex
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
Gothic Metal: os dez trabalhos essenciais do estilo
Corey Taylor: Não podíamos trabalhar junto com Jordison
O dia em que Peter Frampton quis demitir brasileiro que salvou sua carreira com ideia genial

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



