Resenha - Highbreed - Scars Souls
Por Rafael Carnovale
Postado em 13 de julho de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Passados oito anos desde o lançamento de "Troia", os cariocas do Scars Souls finalmente voltam à ativa com um novo CD. Mesmo se mantendo em atividade durante todo esse tempo, com mudanças de formação e na sonoridade, a banda permaneceu um tanto quanto sumida da grande mídia especializada. Mas os caras resolveram voltar com tudo, e estão disponibilizando esse novo CD num luxuoso "slipcase", como que para marcar com estilo sua volta ao cenário. A banda já vinha pondo os pés no prog-metal desde o final dos anos 90, e "Highbreed" é a continuação dessa evolução.

De cara nota-se que a banda optou por depurar o prog-metal que já vinha executando, incluindo riffs mais tradicionais, como na excelente "Addiction" (uma levada a lá Iron Maiden). "Warnings" retoma o lado mais prog, com os teclados em evidência e em destaque, além da bela voz de Andréa Palmieri, que consegue ser coerente, simples e eficiente. "Feelings" reforça esse lado prog, com mudanças de andamento, mas tudo isso intercalado a muito peso, muitos riffs, e uma bateria muito precisa (a cargo de Adilson Jr, com o experiente Ricardo Piccoli como baixista e Rogério Segall nas seis cordas).
Outro grande destaque pode ser dado ao instrumental "Solitude", pela beleza de seus oito minutos e a boa colocação dos instrumentos, que a fazem soar progressiva, mas sem enjoar o ouvinte. A banda entra com tudo no prog nas longas "Inori" e "Yokan", mas novamente com um trabalho de guitarras de alto nível, oscilando entre o peso do heavy e a harmonia e conjunto do progressivo, que fazem do CD uma obra interessantíssima, até mesmo para quem não curte prog-metal. As letras falam sobre o desespero do ser humano, e sua busca pela melhor existência, conflitos internos, e tudo o que ronda esse curioso ato que se chama viver.
Um grande CD. A banda mostra ter muito talento, e fino trato para desenvolver um estilo intrincado como o progressivo, e mixá-lo ao peso do metal e aos vocais femininos. Muito futuro para esses caras, afinal estamos diante do metal brazuca!
Masque Records – 2006 (NACIONAL)
http://www.masquerecords.com
Site Oficial: http://www.scarssouls.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
A banda feminina que foi grande fonte de inspiração para os primeiros anos dos Beatles
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
O dia que Ivete Sangalo arrasou cantando Slayer com João Gordo na TV aberta
Vocalista de death metal é uma das candidatas ao Miss Universo
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



