Resenha - Highbreed - Scars Souls
Por Rafael Carnovale
Postado em 13 de julho de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Passados oito anos desde o lançamento de "Troia", os cariocas do Scars Souls finalmente voltam à ativa com um novo CD. Mesmo se mantendo em atividade durante todo esse tempo, com mudanças de formação e na sonoridade, a banda permaneceu um tanto quanto sumida da grande mídia especializada. Mas os caras resolveram voltar com tudo, e estão disponibilizando esse novo CD num luxuoso "slipcase", como que para marcar com estilo sua volta ao cenário. A banda já vinha pondo os pés no prog-metal desde o final dos anos 90, e "Highbreed" é a continuação dessa evolução.

De cara nota-se que a banda optou por depurar o prog-metal que já vinha executando, incluindo riffs mais tradicionais, como na excelente "Addiction" (uma levada a lá Iron Maiden). "Warnings" retoma o lado mais prog, com os teclados em evidência e em destaque, além da bela voz de Andréa Palmieri, que consegue ser coerente, simples e eficiente. "Feelings" reforça esse lado prog, com mudanças de andamento, mas tudo isso intercalado a muito peso, muitos riffs, e uma bateria muito precisa (a cargo de Adilson Jr, com o experiente Ricardo Piccoli como baixista e Rogério Segall nas seis cordas).
Outro grande destaque pode ser dado ao instrumental "Solitude", pela beleza de seus oito minutos e a boa colocação dos instrumentos, que a fazem soar progressiva, mas sem enjoar o ouvinte. A banda entra com tudo no prog nas longas "Inori" e "Yokan", mas novamente com um trabalho de guitarras de alto nível, oscilando entre o peso do heavy e a harmonia e conjunto do progressivo, que fazem do CD uma obra interessantíssima, até mesmo para quem não curte prog-metal. As letras falam sobre o desespero do ser humano, e sua busca pela melhor existência, conflitos internos, e tudo o que ronda esse curioso ato que se chama viver.
Um grande CD. A banda mostra ter muito talento, e fino trato para desenvolver um estilo intrincado como o progressivo, e mixá-lo ao peso do metal e aos vocais femininos. Muito futuro para esses caras, afinal estamos diante do metal brazuca!
Masque Records – 2006 (NACIONAL)
http://www.masquerecords.com
Site Oficial: http://www.scarssouls.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
Os 5 melhores álbuns esquecidos de 1991, segundo André Barcinski
O artista de rock nacional com maior cachê do mercado hoje, segundo ex-diretor da BMG
Os dois erros científicos eternizados na capa do "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



