Resenha - Super Colossal - Joe Satriani
Por Rafael Carnovale
Postado em 20 de maio de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de dois bons CDs, "Strange Beautiful Music" e "Is There Love In Space", Mr. Satch dedicou parte de 2004 e 2005 ao G3, tendo feito a primeira excursão sul-americana (com Robert Fripp no posto de terceiro guitarrista ao lado de Steve Vai), e depois a uma nova formação deste trio (com John Petrucci no lugar de Fripp). Questionar a escolha de Fripp ou não é pessoal e eu deixo essa para o pessoal do fórum. Mas Satch sabia que era hora de voltar a sua carreira solo, recheada de bons álbuns e músicas marcantes (quem ainda não ouviu "Summer Song"?).
"Super Colossal" não chega a ser como o nome sugere... mas é um grande CD. A começar pela faixa título, forte, cadenciada, uma marcha para exércitos, guiadas pela guitarra cantante de Satriani (você sente falta de vocal nas músicas dele?). "Just Like Lighting" tem um toque mais pop, e um swing Living Colour (aliás era hora de Vernon Reid ir para o G3 não acham?) e "It’s So Good" é típicamente Satriani: solo cantado, ritmo dançante, e levada assimilável.
Músicas como "Ten Words" e "One Robot’s Dream" podem surpreender, por serem mais chegadas ao pop, e revelarem uma faceta legal para quem não conhece o trabalho de Mr. Satch: ele está cada vez mais valorizando a música do que os solos virtuosos, rápidos e insanos (coisa que ele sabe fazer). Outro bom momento é a agitada "Theme For A Strange World", que pode ser considerado o ponto alto do CD, e será uma das favoritas na turnê. Ainda sobram espaço para o swing de "Movin’On" e a beleza de "A Love Eternal".
Joe Satriani não inovou tanto, como fez em "Engines Of Creation", mas continua se mostrando relevante e criativo, produzindo não só grandes solos e ritmos, mas grandes músicas. Você ainda acha que é só um CD para músicos?
Site Oficial: http://www.joesatriani.com
Sony Music 2006 - Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
O detalhe sobre os músicos do Iron Maiden que impressionou a presidente da Bulgária
Indio Solari, lenda do rock argentino, morre aos 77 anos
As cinco músicas de "Load" que o Metallica mais tocou ao vivo
Para Steve Harris, apenas quatro faixas de "Powerslave" são "realmente fortes"
John Lennon sentia que seu filho Julian "queria que Paul McCartney fosse seu pai"
O profundo significado da expressão "Novo Aeon" na obra de Raul Seixas



A reação empolgada de Joe Satriani ao tocar "Smoke on the Water" com o Deep Purple
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
Axl Rose queria "o guitarrista mais maluco de todos", e Joe Satriani sabia onde achar
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



