Resenha - Super Colossal - Joe Satriani
Por Rafael Carnovale
Postado em 20 de maio de 2006
Nota: 9
Depois de dois bons CDs, "Strange Beautiful Music" e "Is There Love In Space", Mr. Satch dedicou parte de 2004 e 2005 ao G3, tendo feito a primeira excursão sul-americana (com Robert Fripp no posto de terceiro guitarrista ao lado de Steve Vai), e depois a uma nova formação deste trio (com John Petrucci no lugar de Fripp). Questionar a escolha de Fripp ou não é pessoal e eu deixo essa para o pessoal do fórum. Mas Satch sabia que era hora de voltar a sua carreira solo, recheada de bons álbuns e músicas marcantes (quem ainda não ouviu "Summer Song"?).
"Super Colossal" não chega a ser como o nome sugere... mas é um grande CD. A começar pela faixa título, forte, cadenciada, uma marcha para exércitos, guiadas pela guitarra cantante de Satriani (você sente falta de vocal nas músicas dele?). "Just Like Lighting" tem um toque mais pop, e um swing Living Colour (aliás era hora de Vernon Reid ir para o G3 não acham?) e "It’s So Good" é típicamente Satriani: solo cantado, ritmo dançante, e levada assimilável.
Músicas como "Ten Words" e "One Robot’s Dream" podem surpreender, por serem mais chegadas ao pop, e revelarem uma faceta legal para quem não conhece o trabalho de Mr. Satch: ele está cada vez mais valorizando a música do que os solos virtuosos, rápidos e insanos (coisa que ele sabe fazer). Outro bom momento é a agitada "Theme For A Strange World", que pode ser considerado o ponto alto do CD, e será uma das favoritas na turnê. Ainda sobram espaço para o swing de "Movin’On" e a beleza de "A Love Eternal".
Joe Satriani não inovou tanto, como fez em "Engines Of Creation", mas continua se mostrando relevante e criativo, produzindo não só grandes solos e ritmos, mas grandes músicas. Você ainda acha que é só um CD para músicos?
Site Oficial: http://www.joesatriani.com
Sony Music 2006 - Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps