Resenha - Super Colossal - Joe Satriani

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

9


Depois de dois bons CDs, "Strange Beautiful Music" e "Is There Love In Space", Mr. Satch dedicou parte de 2004 e 2005 ao G3, tendo feito a primeira excursão sul-americana (com Robert Fripp no posto de terceiro guitarrista ao lado de Steve Vai), e depois a uma nova formação deste trio (com John Petrucci no lugar de Fripp). Questionar a escolha de Fripp ou não é pessoal e eu deixo essa para o pessoal do fórum. Mas Satch sabia que era hora de voltar a sua carreira solo, recheada de bons álbuns e músicas marcantes (quem ainda não ouviu "Summer Song"?).

"Super Colossal" não chega a ser como o nome sugere... mas é um grande CD. A começar pela faixa título, forte, cadenciada, uma marcha para exércitos, guiadas pela guitarra cantante de Satriani (você sente falta de vocal nas músicas dele?). "Just Like Lighting" tem um toque mais pop, e um swing Living Colour (aliás era hora de Vernon Reid ir para o G3 não acham?) e "It’s So Good" é típicamente Satriani: solo cantado, ritmo dançante, e levada assimilável.

publicidade

Músicas como "Ten Words" e "One Robot’s Dream" podem surpreender, por serem mais chegadas ao pop, e revelarem uma faceta legal para quem não conhece o trabalho de Mr. Satch: ele está cada vez mais valorizando a música do que os solos virtuosos, rápidos e insanos (coisa que ele sabe fazer). Outro bom momento é a agitada "Theme For A Strange World", que pode ser considerado o ponto alto do CD, e será uma das favoritas na turnê. Ainda sobram espaço para o swing de "Movin’On" e a beleza de "A Love Eternal".

publicidade

Joe Satriani não inovou tanto, como fez em "Engines Of Creation", mas continua se mostrando relevante e criativo, produzindo não só grandes solos e ritmos, mas grandes músicas. Você ainda acha que é só um CD para músicos?

Site Oficial: http://www.joesatriani.com

Sony Music 2006 - Nacional




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Eddie Van Halen: Ele foi o maior guitarrista da minha geração, diz SatrianiEddie Van Halen
"Ele foi o maior guitarrista da minha geração", diz Satriani


Joe Satriani: saiba quais lendas da guitarra não quiseram entrar no G3Joe Satriani
Saiba quais lendas da guitarra não quiseram entrar no G3

Sammy Hagar: Eddie Van Halen é uma piada perto de Satriani?Sammy Hagar
Eddie Van Halen é uma piada perto de Satriani?


Tarja: agredida sexualmente por fã durante show no México em 2000Tarja
Agredida sexualmente por fã durante show no México em 2000

Ozzy Osbourne: Fim do Guns foi a maior tragédia do rockOzzy Osbourne
Fim do Guns foi a maior tragédia do rock


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin