Resenha - Takk... - Sigur Ros
Por Rodrigo Simas
Postado em 23 de abril de 2006
Nota: 10
É difícil compreender a música do Sigur Rós (a pronúncia correta é "see oor roce"), mas a satisfação é garantida depois de tal feito. Rotulados, erroneamente, como uma banda de post-rock, o quarteto da Islândia não faz algo que possa ser rotulado.
Takk..., lançado em 2005, é o seu quarto CD de estúdio e quer dizer "obrigado". Se, ser ainda mais inusitado que os lançamentos anteriores era uma tarefa quase impossível, tudo cai por baixo quando "Glôsôli" é iniciada. Tocante ao extremo, angustiante no seu âmago e angelical no puro sentido da palavra, a faixa abre espaço para "Hoppínola", com apenas o teclado e os vocais de Thór Birgisso desencadeando uma melodia belíssima.
Mantendo um lado mais acessível iniciado, músicas como a instrumental "Með Blóðnasir", "Sê Lest", "Sæglópur" e "Milanó" são um deleite para o ouvido, trazendo as principais características que fizeram do Sigur Rós um dos maiores fenômenos da história recente na música mundial. As emoções díspares permeiam as canções, que passam de cantos de ninar a estrondosos barulhos produzidos por violentas guitarras.
Takk... é seu ápice das experimentações musicais, cabendo ao ouvinte digerir do seu modo a quantidade de informações e imagens que a banda sugere. O conceito é livre, a interpretação é de cada um. Não deixe de tentar.
Tracklist:
1. takk...
2. glósóli
3. hoppípolla
4. með blóðnasir
5. sé lest
6. sæglópur
7. mílanó
8. gong
9. andvari
10. svo hljótt
11. heysátan
Site Oficial: http://www.sigur-ros.co.uk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps