Resenha - Madmen & Sinners - Tim Donahue
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 28 de março de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Já faz algum tempo que "Madmen & Sinners", álbum de Tim Donahue, especialista em guitarra fretless (ou seja, "sem trastes"), foi lançado no Brasil pela Wet Music. Contando com a participação de James LaBrie, vocalista do Dream Theater, o presente disquinho sem dúvida consegue se diferenciar dentre a cena mais conhecida do prog metal mundial, sendo capaz de incomodar seus medalhões.

"Million Miles" não pede licença e é um belo arrasa-quarteirão, denotando todo o potencial da empreitada. A partir daí somos conduzidos para uma intensa e valorosa viagem lírica e musical. As guerras santa e nuclear, temas do trabalho, são exploradas com sapiência, levando-nos para dentro do conflito. Faixas como "Feel My Pain" e "Children Of The Flame" evidenciam o peso e a complexidade, enquanto "Let Go", "Morte Et Dabo" e "Wildest Dreams", cada uma a sua maneira, apostam na emoção e leveza, como se precisássemos de alívio para as aflições provocadas pela guerra. "The End" fica no meio termo, sendo lenta e cadenciada, porém, de acento bem heavy. "My Heart Bleeds" é a mais fraquinha de todas (se é que o termo "fraco" pode ser aplicado aqui sem injustiça) mas "Master Of The Mind" esmerilha, mostrando toda a métrica e potência do conjunto. E não devemos esquecer do ótimo baterista Mike Mangini, que, com um currículo que inclui Annihilator e Steve Vai, possui todo o background necessário para as intrincadas execuções vistas aqui.
Como convém ao progressivo, temos, ao final, a suíte "Madmen&Sinners", com mais de 15 minutos. Tal música, se não chega a ser perfeita, congrega as várias influências de Donahue com muita eficiência e por si só, já vale o disco. James Labrie, é bom lembrar, está irrepreensível, coisa rara nos últimos tempos.
Enfim, um álbum que se diferencia por vários fatores e realmente consegue ultrapassar a mera curiosidade suscitada. Que os próximos trabalhos de Tim também tenham seu lançamento nacional assegurado.
Formação:
Tim Donahue (Guitarras, Baixos, Sintetizadores e Backing Vocal)
James Labrie (Vocal)
Mike Mangini (Bateria)
Site Oficial: www.timdonahue.com
Wet Music – Nacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Iron Maiden e a decisão de Vladimir Putin que arruinou o título de uma canção clássica
"O futebol é como uma religião", diz Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day
O profundo significado do "Trem" nas letras de Raul Seixas, segundo o próprio


Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



