Resenha - Madmen & Sinners - Tim Donahue
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 28 de março de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Já faz algum tempo que "Madmen & Sinners", álbum de Tim Donahue, especialista em guitarra fretless (ou seja, "sem trastes"), foi lançado no Brasil pela Wet Music. Contando com a participação de James LaBrie, vocalista do Dream Theater, o presente disquinho sem dúvida consegue se diferenciar dentre a cena mais conhecida do prog metal mundial, sendo capaz de incomodar seus medalhões.

"Million Miles" não pede licença e é um belo arrasa-quarteirão, denotando todo o potencial da empreitada. A partir daí somos conduzidos para uma intensa e valorosa viagem lírica e musical. As guerras santa e nuclear, temas do trabalho, são exploradas com sapiência, levando-nos para dentro do conflito. Faixas como "Feel My Pain" e "Children Of The Flame" evidenciam o peso e a complexidade, enquanto "Let Go", "Morte Et Dabo" e "Wildest Dreams", cada uma a sua maneira, apostam na emoção e leveza, como se precisássemos de alívio para as aflições provocadas pela guerra. "The End" fica no meio termo, sendo lenta e cadenciada, porém, de acento bem heavy. "My Heart Bleeds" é a mais fraquinha de todas (se é que o termo "fraco" pode ser aplicado aqui sem injustiça) mas "Master Of The Mind" esmerilha, mostrando toda a métrica e potência do conjunto. E não devemos esquecer do ótimo baterista Mike Mangini, que, com um currículo que inclui Annihilator e Steve Vai, possui todo o background necessário para as intrincadas execuções vistas aqui.
Como convém ao progressivo, temos, ao final, a suíte "Madmen&Sinners", com mais de 15 minutos. Tal música, se não chega a ser perfeita, congrega as várias influências de Donahue com muita eficiência e por si só, já vale o disco. James Labrie, é bom lembrar, está irrepreensível, coisa rara nos últimos tempos.
Enfim, um álbum que se diferencia por vários fatores e realmente consegue ultrapassar a mera curiosidade suscitada. Que os próximos trabalhos de Tim também tenham seu lançamento nacional assegurado.
Formação:
Tim Donahue (Guitarras, Baixos, Sintetizadores e Backing Vocal)
James Labrie (Vocal)
Mike Mangini (Bateria)
Site Oficial: www.timdonahue.com
Wet Music – Nacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Chuck Billy diz que vinil "tem um som diferente", mas aponta um detalhe que muda tudo
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors
O guitarrista que David Gilmour não atingia; "Tentei pegar algumas ideias, mas não consegui"
A música "politicamente engajada" com batidas de Samba que se tornou um hino do Metal
Guitarrista do Offspring continuou em seu emprego normal mesmo depois da fama

CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



