Resenha - Madmen & Sinners - Tim Donahue
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 28 de março de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Já faz algum tempo que "Madmen & Sinners", álbum de Tim Donahue, especialista em guitarra fretless (ou seja, "sem trastes"), foi lançado no Brasil pela Wet Music. Contando com a participação de James LaBrie, vocalista do Dream Theater, o presente disquinho sem dúvida consegue se diferenciar dentre a cena mais conhecida do prog metal mundial, sendo capaz de incomodar seus medalhões.

"Million Miles" não pede licença e é um belo arrasa-quarteirão, denotando todo o potencial da empreitada. A partir daí somos conduzidos para uma intensa e valorosa viagem lírica e musical. As guerras santa e nuclear, temas do trabalho, são exploradas com sapiência, levando-nos para dentro do conflito. Faixas como "Feel My Pain" e "Children Of The Flame" evidenciam o peso e a complexidade, enquanto "Let Go", "Morte Et Dabo" e "Wildest Dreams", cada uma a sua maneira, apostam na emoção e leveza, como se precisássemos de alívio para as aflições provocadas pela guerra. "The End" fica no meio termo, sendo lenta e cadenciada, porém, de acento bem heavy. "My Heart Bleeds" é a mais fraquinha de todas (se é que o termo "fraco" pode ser aplicado aqui sem injustiça) mas "Master Of The Mind" esmerilha, mostrando toda a métrica e potência do conjunto. E não devemos esquecer do ótimo baterista Mike Mangini, que, com um currículo que inclui Annihilator e Steve Vai, possui todo o background necessário para as intrincadas execuções vistas aqui.
Como convém ao progressivo, temos, ao final, a suíte "Madmen&Sinners", com mais de 15 minutos. Tal música, se não chega a ser perfeita, congrega as várias influências de Donahue com muita eficiência e por si só, já vale o disco. James Labrie, é bom lembrar, está irrepreensível, coisa rara nos últimos tempos.
Enfim, um álbum que se diferencia por vários fatores e realmente consegue ultrapassar a mera curiosidade suscitada. Que os próximos trabalhos de Tim também tenham seu lançamento nacional assegurado.
Formação:
Tim Donahue (Guitarras, Baixos, Sintetizadores e Backing Vocal)
James Labrie (Vocal)
Mike Mangini (Bateria)
Site Oficial: www.timdonahue.com
Wet Music – Nacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
O hit dos Engenheiros do Hawaii que faz uma dura crítica à panelinha do rock nacional
Mustaine diz que doença de Bruce Dickinson fez Megadeth trocar de baterista e guitarrista
Opinião: Não gosto de "Sgt Pepper's" dos Beatles


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



