Resenha - Arena - Perpetual Dreams
Por Ricardo Seelig
Postado em 27 de fevereiro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ao contrário do que muitos pensam, a pedra fundamental do heavy metal melódico não foi lançada pelo Helloween com as duas partes do clássico "Keeper Of The Seven Keys". A raiz do gênero, suas fórmulas e melodias abundantes têm como base dois discos lançados pelo Rainbow de Ritchie Blackmore em 1975 e 1976. Os álbuns "Ritchie Blackmore´s Rainbow" e "Rising", apesar de "esquecidos" pela maioria dos jovens fãs do gênero, são obrigatórios e didáticos para quem pretende entender a evolução do metal ao longo dos anos.

Os catarinenses do Perpetual Dreams fizeram a lição de casa direitinho, e o resultado é o belo "Arena", terceiro álbum da banda. Investindo na melodia sem abrir mão do peso, o que se ouve no disco é de uma maturidade surpreendente, enganando facilmente qualquer ouvinte eventual que não possua maiores informações sobre o grupo.
O álbum abre com a intro "Arena", que prepara o clima para "Push", excelente composição que nos transporta para os álbuns que Ronnie James Dio gravou nos anos oitenta. O solo desta canção é muito bom, com uma sonoridade parecida com a explorada pelo guitarrista Vivian Campbell quando de sua passagem pela banda de Dio.
As três faixas seguintes despejam peso sem dó. Em "Falling Down" a voz de Eduardo D´Avila lembra um pouco a de Andre Mattos, e a faixa contém um excelente riff e ótimas passagens de teclados. Já em "Braveheart" o destaque é o riff totalmente oitentista, lembrando as bandas de hard rock daquela época. Longa e cadenciada, mais uma vez tem ótimas passagens de teclado e uma parte orquestrada com arranjos épicos semelhantes ao estilo adotado por Tuomas Holopainen em "Once", último trabalho do Nightwish. "No More Lies" vem em seguida, e mais uma vez o guitarrista Deny Bonfante mostra todo o seu talento, naquele que é, na minha opinião, o melhor riff do álbum. Com uma clima bem hard rock, "No More Lies" lembra a fase "Sacred Heart" de Dio, e, ao lado de "Alive", é uma das melhores faixas de "Arena"
O álbum é repleto de ótimos momentos. A instrumental "Escape In" é o testemunho do talento de Bonfante, que em um clima acústico despeja influências de Blackmore e Eddie Van Halen. "My Revenge" mistura Saxon com Dio, enquanto que "Conspiracy" e "Terrorslaves" são um tributo ao excelente trabalho perpetuado pelo Rainbow há trinta anos.
A banda soa muito coesa em todo o álbum, com destaque para o vocalista Eduardo D´Avila, o excelente guitarrista Deny Bonfante (além de tocar muito, o cara é um grande compositor) e o tecladista Jan Findeiss. A produção do álbum foi muito bem executada pela banda, assim como a arte da capa, a cargo do competente Gustavo Sazes. Fechando com chave de ouro, o CD contém ainda o clip da faixa "Push", muito bem produzido diga-se de passagem.
Se eu tivesse recebido este álbum antes do final de 2005, certamente ele estaria na minha lista dos melhores do ano. Excelente trabalho de uma banda que promete muito para o futuro. Parabéns.
Faixas:
1. Arena
2. Push
3. Falling Down
4. Braveheart
5. No More Lies
6. Escape In
7. My Revenge
8. Alive
9. Conspiracy
10. Forever Lost In Time
11. Terrorslaves
Bonus Track
12. Push - Video Clip
Site: www.perpetualdreams.net
Outras resenhas de Arena - Perpetual Dreams
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Fã do Iron Maiden paga equivalente a mais de R$ 22 mil por cópia de "The Soundhouse Tapes"
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
"Odeio esse termo": Amy Lee (Evanescence) não gosta de ser chamada de gótica
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Para Carmine Appice, o Metallica foi a primeira banda verdadeiramente heavy metal
Turnê Verão do Caos traz duas atrações internacionais a dez cidades brasileiras em dezembro
Os 10 melhores álbuns do metal sinfônico, segundo o RYM, incluindo um nome brasileiro
Os 10 melhores álbuns de rock nacional lançados após o ano 2000
Filhinha de Tarja Turunen se junta à mãe e toca hit do Nightwish na bateria


Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
"Operation Mindcrime III" - Geoff Tate revela a mente por trás do caos
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



