Resenha - Disco Destroyer - Tankard
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 26 de dezembro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A Encore Records segue relançando álbuns interessantíssimos do metal mundial. E nada mais adequado do que fazer justiça a uma das bandas mais bacanas de thrash metal do planeta. O bom humor sempre diferenciou o pessoal do Tankard. O bom humor e a posição "fuck of it all" diante do mundo. Veja a capa. Piada, não? "Nós vamos destruir a música disco". Era o que o Tankard dizia.
Tankard - Mais Novidades
Impossível deixar de pensar que este álbum não deveria ter sido lançado no final da década de 90, mas sim no início dos anos 80, o que faria muito mais sentido. Estes alcoholics alemães já se diferenciam por suas letras, divertidíssimas e sarcásticas, alfinetando a hipocrisia, brincando com o cotidiano e glorificando aquilo que gostam. Ou seja, fazem questão de ficar a anos-luz do modorrento, batido e risível "discurso apocalíptico" que 99% das bandas thrash pregam há mais de 20 anos.
"Disco Destroyer", de 1998, foi considerado a volta do Tankard aos seus áureos tempos de puro thrash metal (abandonando a verve mais melódica do disco anterior, auto-intitulado). Voltaram ao thrash e dali não saíram mais. O álbum marcou também a despedida do guitarrista, e um dos principais compositores do grupo, Andy Bulgaropulos, com 15 anos de Tankard.
As influências punk, que sempre os caracterizaram, estão em grande evidência neste registro, como em "Hard Rock Dinosaur" e "Tankard Roach Motel". No mais, descrever cada música seria desnecessário, já que a estrutura é praticamente a mesma, traduzindo: riff de abertura / paulada instrumental incessante / pequena decaída para valorizar o refrão (ponte) / refrão / talvez algum solo / riff / pau até o fim. Claro, com a notabilíssima veia punk já citada, deixando o thrash oitentista desses caras com um clima um pouco diferente. "Serial Killer", "Death By Whips" – a melhor – e "Face Of The Enemy" se sobressaem.
Dos integrantes, o que obtém maior destaque é o baterista Olaf Zissel, além do vocal sempre cativante de Gerre.
Esta época, 1998, era um tempo onde ou as bandas thrash estavam em decadência (Kreator, Destruction, Megadeth, Anthrax e Metallica), entrando nela (Slayer) ou tentando sair dela, caso do Tankard. Dali em diante um verdadeiro renascimento do estilo viria se sucederia, tanto com bandas da velha guarda voltando a lançar trabalhos de respeito como com o surgimento de inúmeros novos nomes que revigoraram a cena. A partir de "Disco Destroyer" o Tankard reencontrou o seu caminho e só foi crescendo, inclusive no nível das composições, culminando no excelente "Beast Of Bourbon", do ano passado. Este aqui, por seu turno, além de fundir o thrash e o punk com competência, é divertidíssimo. Em todos os sentidos possíveis.
Formação:
Andreas "Gerre" Geremia (Vocal)
Andy Bulgaropulos (Guitarra)
Frank Thorwarth (Baixo)
Olaf Zissel (Bateria)
Site Oficial: www.tankard.org
Encore Records – Nacional - 2005 (Relançamento).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
A música em que Jimi Hendrix diz preferir a música às mulheres
Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Ex-guitarrista confessa que tinha dificuldades em compor para o Deicide
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O álbum de 1978 que "mudou o rock para sempre", segundo Slash
Por que David Gilmour, do Pink Floyd,se recusa a voltar a tocar "Echoes" em shows solo
A música triste do Iron Maiden que tem o mesmo título de música do Marillion
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"

Ícone do thrash metal, Mille Petrozza não dá muita atenção ao "Big Four"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



