Resenha - Disco Destroyer - Tankard
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 26 de dezembro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A Encore Records segue relançando álbuns interessantíssimos do metal mundial. E nada mais adequado do que fazer justiça a uma das bandas mais bacanas de thrash metal do planeta. O bom humor sempre diferenciou o pessoal do Tankard. O bom humor e a posição "fuck of it all" diante do mundo. Veja a capa. Piada, não? "Nós vamos destruir a música disco". Era o que o Tankard dizia.
Tankard - Mais Novidades
Impossível deixar de pensar que este álbum não deveria ter sido lançado no final da década de 90, mas sim no início dos anos 80, o que faria muito mais sentido. Estes alcoholics alemães já se diferenciam por suas letras, divertidíssimas e sarcásticas, alfinetando a hipocrisia, brincando com o cotidiano e glorificando aquilo que gostam. Ou seja, fazem questão de ficar a anos-luz do modorrento, batido e risível "discurso apocalíptico" que 99% das bandas thrash pregam há mais de 20 anos.
"Disco Destroyer", de 1998, foi considerado a volta do Tankard aos seus áureos tempos de puro thrash metal (abandonando a verve mais melódica do disco anterior, auto-intitulado). Voltaram ao thrash e dali não saíram mais. O álbum marcou também a despedida do guitarrista, e um dos principais compositores do grupo, Andy Bulgaropulos, com 15 anos de Tankard.
As influências punk, que sempre os caracterizaram, estão em grande evidência neste registro, como em "Hard Rock Dinosaur" e "Tankard Roach Motel". No mais, descrever cada música seria desnecessário, já que a estrutura é praticamente a mesma, traduzindo: riff de abertura / paulada instrumental incessante / pequena decaída para valorizar o refrão (ponte) / refrão / talvez algum solo / riff / pau até o fim. Claro, com a notabilíssima veia punk já citada, deixando o thrash oitentista desses caras com um clima um pouco diferente. "Serial Killer", "Death By Whips" – a melhor – e "Face Of The Enemy" se sobressaem.
Dos integrantes, o que obtém maior destaque é o baterista Olaf Zissel, além do vocal sempre cativante de Gerre.
Esta época, 1998, era um tempo onde ou as bandas thrash estavam em decadência (Kreator, Destruction, Megadeth, Anthrax e Metallica), entrando nela (Slayer) ou tentando sair dela, caso do Tankard. Dali em diante um verdadeiro renascimento do estilo viria se sucederia, tanto com bandas da velha guarda voltando a lançar trabalhos de respeito como com o surgimento de inúmeros novos nomes que revigoraram a cena. A partir de "Disco Destroyer" o Tankard reencontrou o seu caminho e só foi crescendo, inclusive no nível das composições, culminando no excelente "Beast Of Bourbon", do ano passado. Este aqui, por seu turno, além de fundir o thrash e o punk com competência, é divertidíssimo. Em todos os sentidos possíveis.
Formação:
Andreas "Gerre" Geremia (Vocal)
Andy Bulgaropulos (Guitarra)
Frank Thorwarth (Baixo)
Olaf Zissel (Bateria)
Site Oficial: www.tankard.org
Encore Records – Nacional - 2005 (Relançamento).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
Chuck Billy (Testament) lembra de quando tentou ser vocalista do Sepultura
Sharon Osbourne revela qual música de Ozzy gostaria de ouvir no próprio funeral
Matanza Ritual anuncia festival na Audio, em São Paulo, no dia 1º de maio de 2027
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, é detonado por performance do hino americano
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Dave Grohl desabou em lágrimas após tocar "Highway to Hell" com o AC/DC
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
A coisa no Iron Maiden que só Bruce Dickinson faz bem, segundo Steve Harris
Como as drogas acabaram com a carreira do RPM, segundo Manoel Poladian
Foo Fighters: o músico que Dave Grohl reconhece estar copiando há anos
Para Tracii Guns (L.A. Guns), recusa em tomar remédios prejudicou Axl Rose

Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



