Resenha - Born II Rock - Hellfueled
Por Clóvis Eduardo
Postado em 20 de novembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Talvez uma das maiores sensações do ano de 2004 foi esta banda vinda da Suécia, o Hellfueled. O quarteto tornou-se da noite para o dia um grupo apreciado pelas músicas energéticas e pelo amor em tocar heavy metal tradicional. Só isso? Lógico que não, a questão é bem mais abrangente.

O vocal de Andy Alkman deixou muita gente de cabelo em pé! Ozzy Osbourne teria gravado um disco ainda jovem sem ninguém saber e só lançado agora com uma mixagem perfeitamente clara? O tom de voz de Andy e a lembrança de que ele é uma cópia de Ozzy indubitavelmente irá segui-lo para o resto da vida, mas muita gente vai parar pra ver o cabeludo e o restante da banda detonando, como por exemplo, em "Born II Rock". Um trabalho com um ar ainda mais clássico do que o antecessor, "Volume One" de 2004.
E um dos fatores para este lançamento ser bom é o trabalho de guitarras de Jocke Lundgren, que inspirado em Zakk Wylde, John Norum e Michael Amott, traz riffs especiais, justamente por serem simples, mas de uma eficácia fabulosa. Já na faixa de abertura, "Can Get Enought", dá pra sacar que o guitarrista traz o clássico e o atual em apenas poucos minutos.
"Born II Rock" é um CD muito equilibrado do início ao fim, estilo "Volume One", que fez o nome da banda ser solto aos quatro ventos. Este lançamento não é aquele disco comum, que você escolhe duas ou três músicas para ouvir. "Regain To Crow", "Friend", a faixa título ou a paulada "On The Road", expressam bem o que o Hellfueled trás de novidade neste disco.
"On The Road" lembra momentos alegres, muito bem encaixados com a performance emblemática de Andy. Sem contar que na bateria Kent Svensson é muito eficiente e Henke Lonn no baixo é preciso em todas as músicas. Apesar da formação ter um guitarrista, todas as canções têm o instrumento dobrado, o que o torna muito mais pesado. É bom lembrar também que a última faixa, "Don´t Care", poderia ser encaixada como música de abertura, tamanha energia.
São 11 músicas breves e diretas, sempre beirando entre três e quatro minutos. E ao final do curto CD, fica a dúvida se o alto nível da banda persistirá nos próximos trabalhos, já que entre o CD de estréia, "Volume One" e "Born II Rock", fica claro que a banda tem crescido cada vez mais. Deixando comparações de lado, o quarteto está pronto para invadir palcos e coleções por todo o mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
William DuVall encara desafio do metal ao gravar com Metal Allegiance: "É preciso estar à altura"
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
O dia que Regis Tadeu desligou na cara de Dave Mustaine após grosseria do guitarrista
A escolha dos Beatles que surpreendeu Andreas Kisser: "Tinham motivos, mas acho brutal"
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, e sua preferência pelo Brasil


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



