Resenha - 8 Deadly Sins - Manticora

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Vindo da Dinamarca, o Manticora está na ativa desde 1997, chegando agora ao Brasil via Hellion Records seu quinto álbum de estúdio. Esta banda, apesar de sempre ter sido competente em sua proposta, nunca conseguiu realmente se consolidar com seu power metal, tanto que, desde antes de entrar em estúdio para iniciar as gravações deste disco conceitual chamado "8 Deadly Sins", o pessoal vem garantindo a todos que estas canções trariam mudanças significativas em sua já conhecida sonoridade.

Metallica: Falha geral no sistema de som durante show no RIRSlipknot: "pastor" detecta mensagens subliminares nas capas

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tendo em sua formação Lars F. Larsen (voz), Kristian Larsen (guitarra), Kasper Gram (baixo), Mads Volf (bateria) e como convidado o ótimo tecladista Finn Zierler (Beyond Twilight), percebemos claramente o que o Manticora quis dizer com "mudanças musicais", que se mostram presentes com a inclusão de elementos bem experimentais, quase progressivos.

O mérito para esta nova fase dos dinamarqueses recai com certeza sobre Finn, cujos teclados impregnam as canções com bonitas atmosferas e detalhes bastante inteligentes que somados ao já citado power metal da banda trazem como resultado final algo relativamente distinto e bem superior a seus antigos discos. Considerando ainda que estes experimentos todos aumentem as condições de se enriquecer um álbum conceitual, então o rumo escolhido foi realmente acertado.

A estória aqui é basicamente sobre um ancião em seu leito de morte, que reflete sobre as escolhas que tomou durante sua existência, pesando as decisões corretas e as erradas. Todo este conto é conduzido por instrumentais de passagens velozes com pitadas do thrash metal, partes complexas, obscuras, épicas e momentos mais lentos, numa ótima atuação dos músicos, em especial do guitarrista Kristian. Exemplos de empolgantes guitarras estão em "Playing God" e "Creator Of Failure", sobressaindo-se também canções mais calmas, como a bonita e melodiosa semi-balada "Fall From Grace".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Até que o Manticora conseguiu fazer um trabalho com certa dose de originalidade, pois ficou meio complicado compará-lo com outras bandas. Possui momentos realmente fortes e uma produção excelente, que prima pela polidez de seus instrumentos. Enfim, ficou uma impressão bastante positiva e que merece uma conferida por partes dos headbangers em geral. Há boas chances de não haver decepção.

MANTICORA - 8 Deadly Sins
(2004 Massacre Records - 2005 Hellion Records)

01. Present. If?
02. 1934. King Of The Absurd
03. 1944. Playing God
04. 1946. Melancholic
05. 1963. Creator Of Failure
06. 1964. If Feell Like The End
07. 1969. Enigma
08. 1981. Fall From Grace
09. 2004. Help Me Like No One Can
10. Present. If, Then

Homepage: www.manticora.dk




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Manticora"


Metallica: Falha geral no sistema de som durante show no RIRMetallica
Falha geral no sistema de som durante show no RIR

Slipknot: pastor detecta mensagens subliminares nas capasSlipknot
"pastor" detecta mensagens subliminares nas capas


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280