Resenha - 8 Deadly Sins - Manticora
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 05 de outubro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo da Dinamarca, o Manticora está na ativa desde 1997, chegando agora ao Brasil via Hellion Records seu quinto álbum de estúdio. Esta banda, apesar de sempre ter sido competente em sua proposta, nunca conseguiu realmente se consolidar com seu power metal, tanto que, desde antes de entrar em estúdio para iniciar as gravações deste disco conceitual chamado "8 Deadly Sins", o pessoal vem garantindo a todos que estas canções trariam mudanças significativas em sua já conhecida sonoridade.

Tendo em sua formação Lars F. Larsen (voz), Kristian Larsen (guitarra), Kasper Gram (baixo), Mads Volf (bateria) e como convidado o ótimo tecladista Finn Zierler (Beyond Twilight), percebemos claramente o que o Manticora quis dizer com "mudanças musicais", que se mostram presentes com a inclusão de elementos bem experimentais, quase progressivos.
O mérito para esta nova fase dos dinamarqueses recai com certeza sobre Finn, cujos teclados impregnam as canções com bonitas atmosferas e detalhes bastante inteligentes que somados ao já citado power metal da banda trazem como resultado final algo relativamente distinto e bem superior a seus antigos discos. Considerando ainda que estes experimentos todos aumentem as condições de se enriquecer um álbum conceitual, então o rumo escolhido foi realmente acertado.
A estória aqui é basicamente sobre um ancião em seu leito de morte, que reflete sobre as escolhas que tomou durante sua existência, pesando as decisões corretas e as erradas. Todo este conto é conduzido por instrumentais de passagens velozes com pitadas do thrash metal, partes complexas, obscuras, épicas e momentos mais lentos, numa ótima atuação dos músicos, em especial do guitarrista Kristian. Exemplos de empolgantes guitarras estão em "Playing God" e "Creator Of Failure", sobressaindo-se também canções mais calmas, como a bonita e melodiosa semi-balada "Fall From Grace".
Até que o Manticora conseguiu fazer um trabalho com certa dose de originalidade, pois ficou meio complicado compará-lo com outras bandas. Possui momentos realmente fortes e uma produção excelente, que prima pela polidez de seus instrumentos. Enfim, ficou uma impressão bastante positiva e que merece uma conferida por partes dos headbangers em geral. Há boas chances de não haver decepção.
MANTICORA - 8 Deadly Sins
(2004 Massacre Records – 2005 Hellion Records)
01. Present. If?
02. 1934. King Of The Absurd
03. 1944. Playing God
04. 1946. Melancholic
05. 1963. Creator Of Failure
06. 1964. If Feell Like The End
07. 1969. Enigma
08. 1981. Fall From Grace
09. 2004. Help Me Like No One Can
10. Present. If, Then
Homepage: www.manticora.dk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música do Soulfly que faz Max Cavalera se lembrar de Joe Satriani
O épico de Bob Dylan que "alterou a composição musical para sempre", segundo Bono do U2
Kurt Cobain e a banda brasileira que mexeu com ele: "eles foram muito revolucionários"
As regras de Sharon na relação de Ozzy Osbourne com as groupies


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



