Resenha - 8 Deadly Sins - Manticora
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 05 de outubro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo da Dinamarca, o Manticora está na ativa desde 1997, chegando agora ao Brasil via Hellion Records seu quinto álbum de estúdio. Esta banda, apesar de sempre ter sido competente em sua proposta, nunca conseguiu realmente se consolidar com seu power metal, tanto que, desde antes de entrar em estúdio para iniciar as gravações deste disco conceitual chamado "8 Deadly Sins", o pessoal vem garantindo a todos que estas canções trariam mudanças significativas em sua já conhecida sonoridade.

Tendo em sua formação Lars F. Larsen (voz), Kristian Larsen (guitarra), Kasper Gram (baixo), Mads Volf (bateria) e como convidado o ótimo tecladista Finn Zierler (Beyond Twilight), percebemos claramente o que o Manticora quis dizer com "mudanças musicais", que se mostram presentes com a inclusão de elementos bem experimentais, quase progressivos.
O mérito para esta nova fase dos dinamarqueses recai com certeza sobre Finn, cujos teclados impregnam as canções com bonitas atmosferas e detalhes bastante inteligentes que somados ao já citado power metal da banda trazem como resultado final algo relativamente distinto e bem superior a seus antigos discos. Considerando ainda que estes experimentos todos aumentem as condições de se enriquecer um álbum conceitual, então o rumo escolhido foi realmente acertado.
A estória aqui é basicamente sobre um ancião em seu leito de morte, que reflete sobre as escolhas que tomou durante sua existência, pesando as decisões corretas e as erradas. Todo este conto é conduzido por instrumentais de passagens velozes com pitadas do thrash metal, partes complexas, obscuras, épicas e momentos mais lentos, numa ótima atuação dos músicos, em especial do guitarrista Kristian. Exemplos de empolgantes guitarras estão em "Playing God" e "Creator Of Failure", sobressaindo-se também canções mais calmas, como a bonita e melodiosa semi-balada "Fall From Grace".
Até que o Manticora conseguiu fazer um trabalho com certa dose de originalidade, pois ficou meio complicado compará-lo com outras bandas. Possui momentos realmente fortes e uma produção excelente, que prima pela polidez de seus instrumentos. Enfim, ficou uma impressão bastante positiva e que merece uma conferida por partes dos headbangers em geral. Há boas chances de não haver decepção.
MANTICORA - 8 Deadly Sins
(2004 Massacre Records – 2005 Hellion Records)
01. Present. If?
02. 1934. King Of The Absurd
03. 1944. Playing God
04. 1946. Melancholic
05. 1963. Creator Of Failure
06. 1964. If Feell Like The End
07. 1969. Enigma
08. 1981. Fall From Grace
09. 2004. Help Me Like No One Can
10. Present. If, Then
Homepage: www.manticora.dk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
O álbum que mostrou por que Janis Joplin era impossível de copiar
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
O único verso de "Há 10 Mil Anos Atrás", de Raul Seixas, ainda sem explicação
Ícone do grunge relembra sair em turnê com o Nirvana como uma experiência "dolorosa"
Os guitarristas considerados os deuses da guitarra base por James Hetfield

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



