Resenha - 8 Deadly Sins - Manticora
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 05 de outubro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo da Dinamarca, o Manticora está na ativa desde 1997, chegando agora ao Brasil via Hellion Records seu quinto álbum de estúdio. Esta banda, apesar de sempre ter sido competente em sua proposta, nunca conseguiu realmente se consolidar com seu power metal, tanto que, desde antes de entrar em estúdio para iniciar as gravações deste disco conceitual chamado "8 Deadly Sins", o pessoal vem garantindo a todos que estas canções trariam mudanças significativas em sua já conhecida sonoridade.

Tendo em sua formação Lars F. Larsen (voz), Kristian Larsen (guitarra), Kasper Gram (baixo), Mads Volf (bateria) e como convidado o ótimo tecladista Finn Zierler (Beyond Twilight), percebemos claramente o que o Manticora quis dizer com "mudanças musicais", que se mostram presentes com a inclusão de elementos bem experimentais, quase progressivos.
O mérito para esta nova fase dos dinamarqueses recai com certeza sobre Finn, cujos teclados impregnam as canções com bonitas atmosferas e detalhes bastante inteligentes que somados ao já citado power metal da banda trazem como resultado final algo relativamente distinto e bem superior a seus antigos discos. Considerando ainda que estes experimentos todos aumentem as condições de se enriquecer um álbum conceitual, então o rumo escolhido foi realmente acertado.
A estória aqui é basicamente sobre um ancião em seu leito de morte, que reflete sobre as escolhas que tomou durante sua existência, pesando as decisões corretas e as erradas. Todo este conto é conduzido por instrumentais de passagens velozes com pitadas do thrash metal, partes complexas, obscuras, épicas e momentos mais lentos, numa ótima atuação dos músicos, em especial do guitarrista Kristian. Exemplos de empolgantes guitarras estão em "Playing God" e "Creator Of Failure", sobressaindo-se também canções mais calmas, como a bonita e melodiosa semi-balada "Fall From Grace".
Até que o Manticora conseguiu fazer um trabalho com certa dose de originalidade, pois ficou meio complicado compará-lo com outras bandas. Possui momentos realmente fortes e uma produção excelente, que prima pela polidez de seus instrumentos. Enfim, ficou uma impressão bastante positiva e que merece uma conferida por partes dos headbangers em geral. Há boas chances de não haver decepção.
MANTICORA - 8 Deadly Sins
(2004 Massacre Records – 2005 Hellion Records)
01. Present. If?
02. 1934. King Of The Absurd
03. 1944. Playing God
04. 1946. Melancholic
05. 1963. Creator Of Failure
06. 1964. If Feell Like The End
07. 1969. Enigma
08. 1981. Fall From Grace
09. 2004. Help Me Like No One Can
10. Present. If, Then
Homepage: www.manticora.dk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
Rage anuncia cancelamento de turnê pela América do Sul
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
A resposta sincera de Aquiles Priester para quem diz que ele é "chato"
Por que o Shamangra voltou após anúncio do fim da banda, segundo Luis Mariutti
A música épica de 23 minutos que o Dream Theater tocará em seus próximos shows no Brasil
A música que fez Jeff Loomis escolher o novo vocalista do Nevermore
Derrick recorda de como bateu o desespero ao saber da saída de Eloy Casagrande do Sepultura
A banda que Ritchie Blackmore odiava nos anos 80 por ter estragado o rock
Quando Renato Russo percebeu que passou dos limites e que estava com inveja daquela banda

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



