Resenha - Acústico MTV - Ultraje a Rigor
Por Sílvio Costa
Postado em 24 de setembro de 2005
Nota: 10
A história é velha. Artistas esquecidos ou que não andam bem em termos de vendagens acabam sendo resgatados pela MTV para a gravação de um acústico. Eu não saberia explicar o que acontece, mas quase todos seguem a mesma receita: músicas consagradas em arranjos "encorpados" por naipes de metais, orquestras e convidados "especiais". Alguns acabam cheirando a uísque paraguaio, mas outros acabam ficando bem interessantes. Mas, mesmo assim, o Ultraje a Rigor – que, de resto, nunca foi muito bom em cumprir regras e acordos – fugiu de todo esse esquemão e estabeleceu "novas" regras para o seu acústico. O resultado não podia ser melhor. O que temos aqui é um excelente disco de rock, antes de qualquer outro rótulo.
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Há vinte anos o Ultraje revolucionava o já agitado cenário do rock brasileiro daqueles tempos lançando o inacreditável "Nós Vamos Invadir Sua Praia". Desbocado, irreverente e muito bem sacado são alguns adjetivos que caracterizam esse trabalho, que, poucos se recordam, foi o primeiro disco de rock brasileiro a conseguir discos de ouro e platina. O acústico MTV utilizou esse disco como base (nada mais lógico, afinal, é o disco mais conhecido da banda). Oito das onze faixas de "Nós Vamos Invadir..." estão nesse acústico.
Músicas esquecidas foram resgatadas e ganharam vida nova nesse acústico. É o caso de "Ponto de Ônibus", cantada pelo baterista Bacalhau (para quem não se lembra, ex-baterista do Little Quail and the Mad Birds) e "Jesse Go", cujo vocal é levado com competência ímpar pelo baixista Mingau (ex-RDP). "Cada Um Por Si" é a música inédita obrigatória. O cover, também obrigatório, é, na verdade, uma versão para "I Can´t Explain" do The Who, que virou "Eu Não Sei".
O maior destaque desse acústico é mesmo o peso que predomina, graças ao desempenho excepcional de Sérgio Serra e Roger nos violões. Sérgio foi integrante da banda nos anos 80, ele retornou ao Ultraje em 2002 para a gravação de "Os Invisíveis". Seu violão soa como uma guitarra enfurecida e nem podia ser diferente, enquanto Roger constrói bases pesadas a partir de pouquíssimos truques, fazendo tudo soar meio pauleira mesmo. O Ultraje não é uma banda "bonitinha" e qualquer suavizada no som acabaria falseando tudo. Em vez de fazer uma caricatura de si mesma, ou mesmo fazer um disco mais "suave" para os fãs, o Ultraje manteve-se original.
Até na questão dos convidados especiais esse acústico conseguiu se diferenciar. Em vez de chamar alguém para dividir os vocais em uma ou outra faixa, o Ultraje estabeleceu uma banda de apoio, com ex-integrantes (Osvaldo Fagnani, que já foi baixista do Ultraje e aqui toca piano), alguns vocais de apoio (Paulinho Campos e Ricardinho, que também toca violão) e a grande surpresa: Manito, ex-Incríveis, que participa tocando sax, clarinete e flauta. Assim, em vez de reescrever as músicas, o Ultraje as reproduziu fielmente, valorizando os arranjos vocais, resgatando aquela atmosfera rockabilly que sempre foi marcante na banda.
A única música que sofreu uma mudança com relação ao arranjo original foi "Ciúme". Um clima meio havaiano, meio em tom de brincadeira, mas que logo é substituído pelo bom e velho rock quando chega o refrão. É uma das versões mais interessantes do disco, não pelas mudanças, mas pela forma como a banda inteira parece estar se divertindo às pampas.
Desnecessário comentar acerca das letras do Ultraje. Algumas continuam tão atuais como há vinte anos. Outras acabaram envelhecendo e ganhando novos significados. Palavrão em música não é mais tão chocante quanto era há duas décadas. Ainda assim, a pureza singela dos versos de "Nada a Declarar" e "Filha da Puta" estão ainda mais intensas no formato acústico. Já ouvi alguém dizer que o verdadeiro hino nacional é "Inútil" e não aquele outro cheio de empolações e figuras de linguagem.
O melhor desse acústico é que talvez agora as gravadoras resolvam acordar e recolocar no mercado a discografia do Ultraje a Rigor. De resto, fica a lição de que rock se faz assim mesmo: direto, sem frescuras e sem invencionices. O Ultraje acabou ensinando a MTV como se faz um acústico. Tomara que ela tenha aprendido.
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