Resenha - Acústico MTV - Ultraje A Rigor
Por Rafael Carnovale
Postado em 11 de novembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E o Ultraje a Rigor finalmente gravou seu acústico! Porque finalmente? A resposta é simples: este formato já mostrou sua popularidade entre os fãs brasileiros (IRA, Titãs, Rita Lee e Kid Abelha que o digam) e mais cedo ou mais tarde toda banda acaba sucumbindo às vantagens que um CD e DVD neste formato acarretam: exposição, sucesso quase que imediato, e com certeza uma longa turnê. Cá entre nós, soa oportunista essa empreitada, já que o Ultraje vinha de um bom CD, mas sem muita repercussão ("Os Invisíveis"), e a banda iniciava uma caminhada rumo ao "underground". Mas uma coisa tem que ser dita: apenas um CD acústico não salva bandas... o negócio tem que ser bem feito e convincente.
Ultraje A Rigor - Mais Novidades

Para tal Roger Moreira se cercou de um time infalível: Mingau no baixo, Bacalhau (ex-Rumbora) na bateria e Sérgio Serra nas guitarras. Para incrementar as músicas, Roger convidou Manito (Os Incríveis) para o sax, e os vocais de apoio de Oswaldo Fagnani e Paulinho Campos. Roger sempre declarou em entrevistas que a música do Ultraje primava pela simplicidade, e isso pode ser conferido no formato acústico, sem a distorção das guitarras e os efeitos da eletrônica. Como todo show acústico, o palco é simples e inusitado, usando luzes e efeitos com cores.
O set é um passeio pelos mais de 20 anos de carreira da banda: começando com "Zoraide", passando por "Inútil", "Filha da Puta" e a versão para "I Can´t Explain" (The Who) que aqui virou "Eu não Sei", o Ultraje mostra simplicidade, garra e bastante talento.
Mingau assume os vocais no b-side "Jesse Go", enquanto que Bacalhau canta "Ponto de Ônibus". As músicas realmente empolgam, e Roger continua o mesmo vocalista de sempre, limitado, mas correto e esbanjando carisma, embora em certos momentos mostre ainda estar se adaptando ao formato acústico.
"Mim Quer Tocar", "Rebelde Sem Causa" e "Ciúme" (em sua versão original, com levada mais lenta) levam a seleta platéia ao delírio. As novas "Nada A Declarar" (do CD ao vivo "18 Anos Sem Tirar) e "Agora É Tarde" (do CD "Os Invisíveis") agradam e convencem. Para complementar, a banda apresenta uma boa música nova, "Cada Um Por Si". "Pelado" e "Nós Vamos Invadir Sua Praia" (com arranjo de cordas e orquestra) são os clássicos que ajudam a encerrar este grande momento, com uma banda bem afinada e um público delirante.
Como extras a banda apresenta três excelentes "covers" (que deveriam estar no repertório original): "Johnny B. Goode", "Great Balls Of Fire" e "Slow Down". Além disto, temos um interessante "making of", um ensaio com "Nós Vamos Invadir Sua Praia" e uma matéria sobre o famoso periscópio que de certa forma é o mascote e símbolo da banda. Um pacote completo e muito bem elaborado, que vale cada centavo gasto.
Continuo com minhas ressalvas aos projetos acústicos, pois muitas bandas usam do mesmo, não só no Brasil como no exterior, para resgatar o sucesso perdido, ou para não cair na mesmice durante uma crise criativa, mas não deixo de louvar o excelente trabalho criado pela banda e o resultado final que é mais que convincente. Mas agora você já sabe: vem uma longa turnê, shows no formato acústico... e tomara que o Ultraje a Rigor não se perca no meio desta febre, como aconteceu com os Titãs, que só conseguiram se recuperar anos depois. Em todo caso, sente e aproveite, pois é a história do rock brasileiro que está sendo contada. E Roger Moreira é um dos caras mais qualificados para tal.
Material Cedido Por:
Deckdisc
http://www.deckdisc.com.br
Rio de Janeiro (RJ)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Fernanda Lira agradece ao Sepultura por conquista histórica da Crypta na Europa
Sepultura anuncia último show na Europa
Ultraje a Rigor Invade Cerquilho e Reafirma o Poder do Rock Nacional
O defeito do rock brasileiro dos anos 70 e o diferencial das bandas dos 80, segundo Roger Moreira
Os 10 maiores discos de estreia do rock nacional de todos os tempos
Os 31 músicos mais importantes da história do rock brasileiro


