Resenha - Be - Pain Of Salvation
Por Thiago Sarkis
Postado em 22 de setembro de 2005
Nota: 8
"Be" não é o melhor álbum do Pain Of Salvation, mas certamente figura como o mais sério candidato a ficar na história. Nele ocorre o maior encontro entre música e filosofia já visto. Tanta ousadia tem seu preço e, obviamente, dificuldades surgem no caminho.
Pain Of Salvation - Mais Novidades
As três primeiras faixas e também outros momentos dispersos pelo disco, contendo um excesso de ‘samples’ com conversações e partes faladas, prejudicam o desenvolvimento da temática e dão a impressão de uma tentativa desmedida de racionalização. É o grande erro de Daniel Gildenlöw aqui, já que a interpretação e a expressão de sentimentos são as características de destaque absoluto em sua banda.
O início daquilo que se espera dos suecos só acontece em "Pluvius Aestivus" e, precisamente, "Lilium Cruentus". Ou seja, demora mais do que devia. No entanto, parece valer a pena, pois, a partir de então, a mente criativa de Gildenlöw rende, e o inesperado brilha na fantástica "Vocari Dei".
As orquestrações presentes na maioria das composições deixam os grupos do mesmo estilo a ver navios. Simplesmente impressionantes. Os instrumentos soam melhores do que nunca, e a guitarra ganha relevo em solos nitidamente inspirados por David Gilmour. Por sinal, o que é o Pain Of Salvation senão o Pink Floyd do novo milênio? Ousado, inteligente, inovador! Influências que variam de rock progressivo a Faith No More, e até nu metal, desembocando num som diferenciado e único.
É certo, contudo, que "Animae Partus", "Deus Nova", "Imago", mesmo com a esquiva de serem introdutórias, falham e mostram que o conjunto perdeu a dose no próprio raciocínio. Nada que "Nihil Morari" não cure em variações caóticas.
O melhor do metal progressivo, na atualidade, vem do Pain Of Salvation, ainda que oscilando como em "Be". É inacreditável saber que tem gente perdendo a oportunidade única de vê-los em turnê no Brasil ao lado de um dos gigantes do metal atual, o Evergrey.
Site Oficial – http://www.painofsalvation.com
Daniel Gildenlöw (Vocais – Guitarra – Violões)
Johan Hallgren (Guitarra – Vocais)
Fredrik Hermansson (Teclados)
Kristoffer Gildenlöw (Baixo)
Johan Langell (Bateria)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Outras resenhas de Be - Pain Of Salvation
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps