Resenha - Incognite Soul - Toccata Magna
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 19 de setembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Já são alguns anos de experiência no cenário gaúcho, fazendo deste primeiro CD um passo natural. A banda Toccata Magna, que apareceu inicialmente aqui no Whiplash! com a demo "Forbidden Tears from an Incognite Soul", soltou no meio de 2005 este ‘debut’ – "Incognite Soul" – pela gravadora Megahard Records. A formação de antes; Ricardo Durán (vocal), Fabiano Müller e David Amato (guitarras) e Ricardo Giordano (bateria); agora conta também com Karina Lynn (teclado) e Tiago Rigo (baixo).

Se a formação está levemente modificada, a estrutura da banda continua a mesma. Heavy metal tradicional, melódico e progressivo com influências da música andina (música folclórica de povos sul-americanos). As influências que apareceram de leve na primeira demo do grupo estão aqui mais maduras, mais constantes e variadas. Em meio há tantas repetições dentro do cenário heavy metal, a Toccata Magna faz a sua própria identidade, constituindo um seleto grupo de gratas surpresas da cena metal nacional. E todas estas qualidades se desenvolvem muitíssimo bem ao longo de CD, que conta com uma produção eficiente e músicas para lá de competentes. E evidenciar os músicos se torna uma tarefa difícil, já que todos se encontram em um mesmo nível satisfatório de qualidade. Porém, é necessário fazer uma pequena consideração quanto à produção. Acredito que apenas uma pequena falha é visível, o pouco destaque às guitarras-base, mas algo até que compreensível perante a complexidade sonora da banda.
Sem sombras de dúvida, o atrativo principal da Toccata Magna é saber explorar a música andina dentro do metal. Fato que é apresentado desde a introdução "Acqua Vitae/Tierra Mystica", de mais ou menos três minutos. Referindo-se as demais músicas, temos um trabalho bem diversificado. "Incognite Soul" e "Forbidden Tears" seguem um lado tipicamente metal, com breves influências da música andina, assim como "Ashes of a Heaven", por exemplo. Já "Siren Song", "Children of the Sun" são músicas mais cadenciadas, melodiosas e que exploram muito mais estas já citadas influências externas. Mas certamente esta diversificação é algo essencial para que se tenha um trabalho competente e agradável, em todos os seus aspectos. "Golden Winds (Quriwayra)", assim como "Inner Oblations" seguem a mesma linha das primeiras músicas citadas anteriormente, em contrapartida com "Trascending to the Light", uma faixa instrumental com uma clara referência a introdução do álbum. As melhores são difíceis de citar, mas "Incognite Soul", "Forbidden Tears", "Children of the Sun", "Golden Winds" e "Inner Oblations" são as que deve ter maior repercussão pela massa ‘headbanger’ aqui do Brasil.
Uma das revelações do BMU 2005 e uma das apresentações do Live n’ Louder (2005 – Porto Alegre). A banda que já abriu para o Shaaman tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina está, enfim, chegando para ficar com este seu primeiro CD. Uma grande promessa do Brasil e altamente recomendável para todos os fãs sedentos por heavy metal original, e principalmente, de qualidade.
Site oficial: www.toccatamagna.com
Line-up:
Ricardo Durán (vocal);
Fabiano Müller (guitarra);
David Amato (guitarra);
Tiago Rigo (baixo);
Karina Lynn (teclado);
Ricardo Giordano (bateria).
Track-list:
01. Intro – Acqua Vitae/Tierra Mystica
02. Incognite Soul
03. Forbidden Tears
04. Siren Song
05. Ashes of a Heaven
06. Children of the Sun
07. Golden Winds (Quriwayra)
08. Trascending to the Light
09. Inner Oblations
Outras resenhas de Incognite Soul - Toccata Magna
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


