Resenha - Incognite Soul - Toccata Magna

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Finatto Jr.
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Já são alguns anos de experiência no cenário gaúcho, fazendo deste primeiro CD um passo natural. A banda Toccata Magna, que apareceu inicialmente aqui no Whiplash! com a demo "Forbidden Tears from an Incognite Soul", soltou no meio de 2005 este 'debut' - "Incognite Soul" - pela gravadora Megahard Records. A formação de antes; Ricardo Durán (vocal), Fabiano Müller e David Amato (guitarras) e Ricardo Giordano (bateria); agora conta também com Karina Lynn (teclado) e Tiago Rigo (baixo).

Heavy Metal: os 10 melhores solos de guitarra de todos os temposMetallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritas

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se a formação está levemente modificada, a estrutura da banda continua a mesma. Heavy metal tradicional, melódico e progressivo com influências da música andina (música folclórica de povos sul-americanos). As influências que apareceram de leve na primeira demo do grupo estão aqui mais maduras, mais constantes e variadas. Em meio há tantas repetições dentro do cenário heavy metal, a Toccata Magna faz a sua própria identidade, constituindo um seleto grupo de gratas surpresas da cena metal nacional. E todas estas qualidades se desenvolvem muitíssimo bem ao longo de CD, que conta com uma produção eficiente e músicas para lá de competentes. E evidenciar os músicos se torna uma tarefa difícil, já que todos se encontram em um mesmo nível satisfatório de qualidade. Porém, é necessário fazer uma pequena consideração quanto à produção. Acredito que apenas uma pequena falha é visível, o pouco destaque às guitarras-base, mas algo até que compreensível perante a complexidade sonora da banda.

Sem sombras de dúvida, o atrativo principal da Toccata Magna é saber explorar a música andina dentro do metal. Fato que é apresentado desde a introdução "Acqua Vitae/Tierra Mystica", de mais ou menos três minutos. Referindo-se as demais músicas, temos um trabalho bem diversificado. "Incognite Soul" e "Forbidden Tears" seguem um lado tipicamente metal, com breves influências da música andina, assim como "Ashes of a Heaven", por exemplo. Já "Siren Song", "Children of the Sun" são músicas mais cadenciadas, melodiosas e que exploram muito mais estas já citadas influências externas. Mas certamente esta diversificação é algo essencial para que se tenha um trabalho competente e agradável, em todos os seus aspectos. "Golden Winds (Quriwayra)", assim como "Inner Oblations" seguem a mesma linha das primeiras músicas citadas anteriormente, em contrapartida com "Trascending to the Light", uma faixa instrumental com uma clara referência a introdução do álbum. As melhores são difíceis de citar, mas "Incognite Soul", "Forbidden Tears", "Children of the Sun", "Golden Winds" e "Inner Oblations" são as que deve ter maior repercussão pela massa 'headbanger' aqui do Brasil.

Uma das revelações do BMU 2005 e uma das apresentações do Live n' Louder (2005 - Porto Alegre). A banda que já abriu para o Shaaman tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina está, enfim, chegando para ficar com este seu primeiro CD. Uma grande promessa do Brasil e altamente recomendável para todos os fãs sedentos por heavy metal original, e principalmente, de qualidade.

Site oficial: www.toccatamagna.com

Line-up:
Ricardo Durán (vocal);
Fabiano Müller (guitarra);
David Amato (guitarra);
Tiago Rigo (baixo);
Karina Lynn (teclado);
Ricardo Giordano (bateria).

Track-list:
01. Intro - Acqua Vitae/Tierra Mystica
02. Incognite Soul
03. Forbidden Tears
04. Siren Song
05. Ashes of a Heaven
06. Children of the Sun
07. Golden Winds (Quriwayra)
08. Trascending to the Light
09. Inner Oblations




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Toccata Magna"


Heavy Metal: os 10 melhores solos de guitarra de todos os temposHeavy Metal
Os 10 melhores solos de guitarra de todos os tempos

Metallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritasMetallica
Hetfield elege as suas dez músicas favoritas


Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL