Resenha - Symmetry - Symmetry

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Finatto Jr
Enviar correções  |  Ver Acessos


Tenho que admitir que logo em que coloquei os ouvidos no som do Symmetry, não foi algo que realmente me empolgou. Este grupo catarinense, mais precisamente da cidade de Joinville, executa algo que pode ser definido como um pequeno híbrido entre o metal progressivo (e melódico), com algo de hard rock. Mas depois de ouvir algumas vezes esta demo, a minha opinião mudou drasticamente!

Symmetrya: Lyric video é lançado em apoio ao "Setembro Amarelo"Occult Rock: dez novas ótimas bandas para você conhecer

Acredito que pela grande diferença do vocalista Jurandir Jr. com as restantes bandas na linha melódico/progressivo possa inicialmente soar estranho para quem não está habituado a grandes inovações ou diferenciações dentro de um estilo que costuma ser tão copiado e executado da mesma forma. Jurandir possui uma voz que foge totalmente dos agudos e passagens extremamente límpidas e graciosas, como por exemplo, de bandas como o Stratovarius. Para completar esta diferença, há uma banda bem coesa e entrosada, que conta com o bom guitarrista Ney Soteiro (seus riffs pesados são algo incomum para o estilo, mas por isso, ótimo), o baixista Milton Maia, o tecladista Lincoln Pompermaier (que conseguiu deixar as músicas com leves toques sinfônicos, sem soar abusivamente como o Rhapsody) e ainda, o baterista Nâna Oliveira.

Nesta primeira demo do grupo, que contou com a produção de Culver Yu e André Fabian (ambos do Steel Warrior, o maior expoente do metal catarinense) há três composições próprias, todas elas bem trabalhadas e bem executadas. "Dreams and Nightmares" é a primeira, uma composição "alegre", bem escolhida para abrir o material. A música possui vários climas com uma "cara" bem hard rock, e ainda leves toques de teclado - sem esquecer de, é claro - um refrão para ficar na cabeça de qualquer um que ouvir a demo. "Inner Force" é uma música que prima mais para o lado de riffs pesados, como dito anteriormente, algo um pouco incomum para a maioria das bandas do metal melódico europeu. A melhor música na minha opinião, sinceramente, acho que esta caiu perfeitamente na voz do Jurandir, e também acho que a banda deveria investir mais nesta composição. Fechando o material, "Symmetry", a faixa-título tanto do CD como da banda, novamente com bons climas à lá hard rock, bateria destacando-se ao decorrer da música, juntamente com o refrão mais grandioso das três canções, algo realmente bem composto.

Puxa, acho que virei fã do grupo. Não há muito que melhorar, a não ser no quesito gravação/produção, em que há pouco destaque ao baixo, e também, um timbre de guitarra não muito apropriado ao som do Symmetry. Dando maior destaque à produção, já dá pra pensar em gravar o primeiro CD 'full-lenght' sim, sem nenhum mistério...

Site oficial: www.symmetry.kit.net

Line-up:
Jurandir Jr (vocal);
Ney Soteiro (guitarra);
Milton Maia (baixo);
Lincoln Pmpermaier (teclado);
Nâna Oliveira (bateria).

Track-list:
01. Dreams and Nightmares
02. Inner Force
03. Symmetry




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Symmetrya"


Symmetrya: Lyric video é lançado em apoio ao "Setembro Amarelo"Symmetrya: Assista ao vídeo clipe em homenagem ao Armageddon Metal Fest

Gustavo Sazes: obras de arte em capas de álbuns de grandes bandasGustavo Sazes
Obras de arte em capas de álbuns de grandes bandas

Paulo Coelho: inspirações e ligação do escritor com Rock e MetalPaulo Coelho
Inspirações e ligação do escritor com Rock e Metal

Melhores de 2014: as escolhas do redator Samuel CoutinhoMelhores de 2014
As escolhas do redator Samuel Coutinho


Occult Rock: dez novas ótimas bandas para você conhecerOccult Rock
Dez novas ótimas bandas para você conhecer

Rolling Stone: os 100 melhores álbuns dos anos 90Rolling Stone
Os 100 melhores álbuns dos anos 90

Iron Maiden: versões pesadas para clássicos do RockIron Maiden
Versões pesadas para clássicos do Rock

Fotos de Infância: Dave Mustaine, do MegadethFotos de Infância
Dave Mustaine, do Megadeth

Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?Sgt. Peppers
O mais importante disco da história?

Judas Priest: Rob Halford elege seu disco preferidoJudas Priest
Rob Halford elege seu disco preferido

Hollywood Rock 92: O cachê das bandas internacionaisHollywood Rock 92
O cachê das bandas internacionais


Sobre Paulo Finatto Jr

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr no Whiplash.Net.