Resenha - Portrait - Portrait

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por André Toral
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8

Quem não conhece o Portrait ou nunca ouviu falar? Difícil, especialmente em São Paulo. Nos foi enviado um CD contendo a demo tape "To Remember Someday" (1994), com uma música que participa do CD "Underguide Garimpo" (coletânea de 1996), o CD "Voices"(EP de 1998), e um clássico (???) coverizado pela banda no CD "Return of the Mountain King"- A Tribute to Savatage"(2000).

Fotos de Infância: Yngwie MalmsteenSupergrupos: Os melhores e piores na opinião da Metal Hammer

Antes de mais nada, a banda faz o tão amado heavy metal - heavy melódico também entra. Vamos por partes.

Demo Tape "To Remember Someday"(1994) - "Truth is in You" traz uma bateria muito boa e vocal excelente, dentro de um heavy melódico com muita musicalidade. "To Remember Someday" é rápida, pesada e vem acompanhada de um ótimo trabalho das guitarras nos solos. "Pharisee", no entanto, se aproxima mais do heavy tradicional.

"Underguide Garimpo" (1996) - Sendo esta uma coletânea, o Portrait participou com "To Remember Someday", incluindo uma nova roupagem à música em relação ao original; belos teclados que dão um toque especial no contexto melódico da canção.

"Voices" (EP de 1998) - O que mais chama a atenção é que a banda está mais trabalhada no que diz respeito à produção, sem contar o instrumental diverso e com novas melodias, ou seja, um material ousado. A faixa-título traz mais teclados e um vocal variado, enquanto que "Shadows and Doubts" é composta de um andamento inédito em relação ao que a banda vinha fazendo antes; o estilo é heavy metal e mostra a alta capacidade de composição do Portrait. "Moscow" se destaca por ter um vocal mais agressivo e uma estrutura rápida e pesada, regada a teclados posicionados de forma exata; de fato tem um refrão bem marcante.

"Return of the Mountain King" - A Tribute to Savatage" (2000) - Acabou o suspense. O clássico coverizado pelo Portrait para este tributo foi "Edge of Thorns". Nada de novo, nenhuma inclusão de elementos extras, etc. Teclados, guitarras e peso são idênticos, mas o que chama a atenção é o vocal, que ficou de tal forma que, se não soubéssemos que se trata de um cover, poderíamos jurar que Zachary Stevens (ex-vocalista do Savatage) estava ali, cantando. Se é uma vantagem ou desvantagem tirar um cover sem nenhum toque pessoal da banda que o faz, os fãs decidem, mas que ficou idêntico, ah, isso ficou, sim!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Portrait"


Fotos de Infância: Yngwie MalmsteenFotos de Infância
Yngwie Malmsteen

Supergrupos: Os melhores e piores na opinião da Metal HammerSupergrupos
Os melhores e piores na opinião da Metal Hammer

Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular Simple ManLynyrd Skynyrd
A história da espetacular "Simple Man"

Dream Theater: os segredos do álbum OctavariumDream Theater
Os segredos do álbum Octavarium

Legião Urbana: O dia em que Renato calou a plateia do Programa LivreLegião Urbana
O dia em que Renato calou a plateia do Programa Livre

Roqueiro poser: 100 regras essenciais para se tornar umRoqueiro poser
100 regras essenciais para se tornar um

Whitesnake: em raro momento, Coverdale elogia John SykesWhitesnake
Em raro momento, Coverdale elogia John Sykes


Sobre André Toral

Formado em Administração de Empresas. Curte Hard clássico dos anos 70 e início dos 80; Heavy Metal é sua religião.

Mais matérias de André Toral no Whiplash.Net.