Resenha - No Gravity - Kiko Loureiro
Por Rafael Carnovale
Postado em 11 de março de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Falar que Kiko Loureiro é um excelente guitarrista é chover no molhado. Seus trabalhos com o Angra estão aí para ratificar seu talento e habilidade. Se o sucesso em sua banda já é fato consumado, Kiko agora parte para uma carreira solo concreta (antes ele já havia lançado algumas vídeo-aulas) com este primeiro cd solo. Acompanhado por ninguém menos que Mike Terrana (Rage) na bateria e com a produção competentíssima de Dennis Ward (falar que o Angra alavancou sua carreira como produtor é chover no molhado), Kiko coloca para fora todas as suas influências musicais, num cd interessante e até certo ponto polêmico.
Kiko Loureiro - Mais Novidades

Nitidamente Kiko é influenciado por guitarristas como Joe Satriani, como comprovam as duas primeiras faixas, "Enferno" e "Endangered Species". Kiko deixa sua guitarra "falar", com o auxílio da bateria monstro de Terrana. "Escaping" chega a ser tão Satriani que alguns poderão confundí-la com "Summer Song" (do cd "The Extremist"), aonde Kiko deixa as notas fluírem com menor velocidade, mas com extremo controle da melodia.
O cd é um apanhado de momentos heavy, intercalados com nuances pop e elementos regionais. "No Gravity" é uma balada que novamente remete a Satriani ("Always With Me, Always With You"), enquanto que "Pau de Arara", "Trapping Into My" e "Beautiful Language" incorporam com bastante habilidade elementos percussivos e ritmos regionais brasileiros. Curiosamente estes são os melhores momentos do cd, pois Kiko algumas vezes se prende demais ao estilo de seus guitarristas favoritos. "Dilemma" lembra muito Yngwie Malmsteen, enquanto que "Choro de Criança" poderia embalar uma roda de viola sem problemas.
Kiko nitidamente procura mostrar um estilo próprio como guitarrista, mas ainda está preso ao trabalho de guitarristas solos mais antigos e estáveis, daí a polêmica. Porém, a competência demonstrada em algumas faixas, principalmente quando ele se solta de seus "mentores" e nitidamente experimenta sem medo, mostra que o cara está no caminho certo. Um bom cd, para fãs do Angra, para guitarristas, para fãs de heavy metal... mas olha... posso estar errado... mas guardem minhas palavras, foi só o começo. O melhor ainda está por vir.
Site Oficial: Http://www.kikoloureiro.com.br
Hellion Records - 2005
Outras resenhas de No Gravity - Kiko Loureiro
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Iron Maiden e os gigantes que abriram seus shows: "Era difícil entrar depois deles"
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
Quando os Beatles fizeram um Blues que acabou se tornando um Grunge
A piada do porteiro que fez Humberto Gessinger refletir sobre traço negativo dos gaúchos
A banda amada por milhões que para Lemmy é "uma porcaria" se comparada com os Beatles

A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra



