Resenha - No Gravity - Kiko Loureiro
Por Rafael Carnovale
Postado em 11 de março de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Falar que Kiko Loureiro é um excelente guitarrista é chover no molhado. Seus trabalhos com o Angra estão aí para ratificar seu talento e habilidade. Se o sucesso em sua banda já é fato consumado, Kiko agora parte para uma carreira solo concreta (antes ele já havia lançado algumas vídeo-aulas) com este primeiro cd solo. Acompanhado por ninguém menos que Mike Terrana (Rage) na bateria e com a produção competentíssima de Dennis Ward (falar que o Angra alavancou sua carreira como produtor é chover no molhado), Kiko coloca para fora todas as suas influências musicais, num cd interessante e até certo ponto polêmico.
Kiko Loureiro - Mais Novidades

Nitidamente Kiko é influenciado por guitarristas como Joe Satriani, como comprovam as duas primeiras faixas, "Enferno" e "Endangered Species". Kiko deixa sua guitarra "falar", com o auxílio da bateria monstro de Terrana. "Escaping" chega a ser tão Satriani que alguns poderão confundí-la com "Summer Song" (do cd "The Extremist"), aonde Kiko deixa as notas fluírem com menor velocidade, mas com extremo controle da melodia.
O cd é um apanhado de momentos heavy, intercalados com nuances pop e elementos regionais. "No Gravity" é uma balada que novamente remete a Satriani ("Always With Me, Always With You"), enquanto que "Pau de Arara", "Trapping Into My" e "Beautiful Language" incorporam com bastante habilidade elementos percussivos e ritmos regionais brasileiros. Curiosamente estes são os melhores momentos do cd, pois Kiko algumas vezes se prende demais ao estilo de seus guitarristas favoritos. "Dilemma" lembra muito Yngwie Malmsteen, enquanto que "Choro de Criança" poderia embalar uma roda de viola sem problemas.
Kiko nitidamente procura mostrar um estilo próprio como guitarrista, mas ainda está preso ao trabalho de guitarristas solos mais antigos e estáveis, daí a polêmica. Porém, a competência demonstrada em algumas faixas, principalmente quando ele se solta de seus "mentores" e nitidamente experimenta sem medo, mostra que o cara está no caminho certo. Um bom cd, para fãs do Angra, para guitarristas, para fãs de heavy metal... mas olha... posso estar errado... mas guardem minhas palavras, foi só o começo. O melhor ainda está por vir.
Site Oficial: Http://www.kikoloureiro.com.br
Hellion Records - 2005
Outras resenhas de No Gravity - Kiko Loureiro
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
Edu Falaschi apresenta "Mi'raj & The Legacy Tour" em São Paulo no Tokio Marine Hall
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
Guitarrista base de Steve Vai conta como quase foi demitido em seu primeiro show
As 51 músicas que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo por ordem de lançamento
A quem pertencem os direitos autorais dos Beatles atualmente?

Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
Para ex-guitarrista do Megadeth, álbum com Kiko Loureiro representa essência da banda
A troca de afagos entre Kiko Loureiro e Angra nas redes sociais: "Agora eu quero mais"
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo



