Resenha - No Gravity - Kiko Loureiro
Por Rafael Carnovale
Postado em 11 de março de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Falar que Kiko Loureiro é um excelente guitarrista é chover no molhado. Seus trabalhos com o Angra estão aí para ratificar seu talento e habilidade. Se o sucesso em sua banda já é fato consumado, Kiko agora parte para uma carreira solo concreta (antes ele já havia lançado algumas vídeo-aulas) com este primeiro cd solo. Acompanhado por ninguém menos que Mike Terrana (Rage) na bateria e com a produção competentíssima de Dennis Ward (falar que o Angra alavancou sua carreira como produtor é chover no molhado), Kiko coloca para fora todas as suas influências musicais, num cd interessante e até certo ponto polêmico.
Kiko Loureiro - Mais Novidades

Nitidamente Kiko é influenciado por guitarristas como Joe Satriani, como comprovam as duas primeiras faixas, "Enferno" e "Endangered Species". Kiko deixa sua guitarra "falar", com o auxílio da bateria monstro de Terrana. "Escaping" chega a ser tão Satriani que alguns poderão confundí-la com "Summer Song" (do cd "The Extremist"), aonde Kiko deixa as notas fluírem com menor velocidade, mas com extremo controle da melodia.
O cd é um apanhado de momentos heavy, intercalados com nuances pop e elementos regionais. "No Gravity" é uma balada que novamente remete a Satriani ("Always With Me, Always With You"), enquanto que "Pau de Arara", "Trapping Into My" e "Beautiful Language" incorporam com bastante habilidade elementos percussivos e ritmos regionais brasileiros. Curiosamente estes são os melhores momentos do cd, pois Kiko algumas vezes se prende demais ao estilo de seus guitarristas favoritos. "Dilemma" lembra muito Yngwie Malmsteen, enquanto que "Choro de Criança" poderia embalar uma roda de viola sem problemas.
Kiko nitidamente procura mostrar um estilo próprio como guitarrista, mas ainda está preso ao trabalho de guitarristas solos mais antigos e estáveis, daí a polêmica. Porém, a competência demonstrada em algumas faixas, principalmente quando ele se solta de seus "mentores" e nitidamente experimenta sem medo, mostra que o cara está no caminho certo. Um bom cd, para fãs do Angra, para guitarristas, para fãs de heavy metal... mas olha... posso estar errado... mas guardem minhas palavras, foi só o começo. O melhor ainda está por vir.
Site Oficial: Http://www.kikoloureiro.com.br
Hellion Records - 2005
Outras resenhas de No Gravity - Kiko Loureiro
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora
A lendária banda que Iggor Cavalera considera o "sapatênis do rock"
Marilyn Manson: 7 coisas que você não sabia sobre ele

Marty Friedman relembra show no Budokan e elogia fase recente do Megadeth
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



