Resenha - Human Equation - Ayreon
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 03 de fevereiro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Neste início de 2005 está chegando o sexto álbum do projeto Ayreon, do músico holandês, de mão cheia (e de bom gosto também) Arjen Anthony Lucassen. Duvido que exista alguém que nunca tenha ouvido falar neste projeto, que funciona como uma ópera-metal, sempre uma história conceitual, apresentando diversos personagens – que tomam a forma nas vozes dos vocalistas escolhidos por Arjen para participar em suas composições. O projeto já teve grandes participações; o maior nome de que eu lembro foi Bruce Dickinson, nos primeiros discos. Agora, com uma "carreira" já consolidada, o Ayreon traz como artista principal James LaBrie (Dream Theater), ao lado de um número expressivo de outros cantores, como Mikael Akerfeldt (Opeth), Irene Jansen (irmã de Floor Jansen, do After Forever), Eric Clayton (Saviour Machine), Mike Baker (Shadow Gallery), Buddy Lackey (Psychotic Waltz), Devin Townsend (Strapping Young Lad), Heather Findlay (Mostly Autumn), Marcela Bovio (Elfonia) e Magnus Ekwall (The Quill).

Quanto ao trabalho instrumental, Arjen Lucassen assina todas as guitarras, baixo, teclado, e outros instrumentos. Além destas funções, Arjen também participa como vocalista, interpretando o melhor amigo do personagem principal (James LaBrie) – que para quem não sabe, no enredo, está hospitalizado em coma. Ainda falando um pouco da história: ela acontece dentro da mente de James LaBrie, que como dito anteriormente, está em coma. Seus pensamentos o levam para um mundo estranho, em que é possível vivenciar todas as suas emoções e experiências passadas. Cada faixa, em especial, representa um dia "revivido" e "revisado"...
Falando propriamente do disco: ele abre com "Vigil", faixa que conta com Arjen Lucassen e Marcela Bovio, da banda mexicana Elfonia. Esta é apenas uma introdução, mas apresenta um interessante nome entre vocalistas do sexo feminino, pouco conhecido não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. "Isolation" é então o primeiro petardo deste "The Human Equation", uma composição longa e indiscutivelmente progressiva. Destaque para a maestria de James LaBrie, a presença de "peso" de Mikael Akerfeldt e ainda a doce voz de Heather Findlay. "Pain" é uma canção obscura, mais dialogada, seguida por "Mystery", outra faixa introdutória. "Voices", a composição seguinte é marcada pelo dueto sensacional entre James LaBrie e Irene Jansen, caindo em uma balada, "Childhood". Fechando este primeiro CD, "Hope", com Arjen cantando na sua quase totalidade – uma composição mais curta e melódica, um pouco oposta a "Love", mais atmosférica, cadenciada e emotiva. Está aí, o primeiro CD deste álbum duplo.
O segundo disco abre realmente com dois petardos. "Trauma", que coloca em evidência todas as angústias de nosso personagem principal acaba apresentando como grande destaque a voz gutural de Mikael Akerfeldt, que já faz isso no Opeth. Nesta mesma linha de peso, porém sem tanto extremismo está "Pride", onde James LaBrie põe muita agressividade em sua interpretação. Já "Betrayal" é mais melancólica e arrastada... "Loser", a composição seguinte poderá surpreender muitos. Com grandes traços da música folk, muito peso e vocais extremos de Devin Townsend fazem desta faixa um dos pontos de destaque neste CD dois. Há com certeza vários outros destaques, como a progressiva e quase instrumental "Realization", mas cada música é imensamente importante para o contexto da obra, que acaba desvendando mistérios, relatando traições, suspeitas, medos e com desfechos inesperados.
Um grande material, sim. Grandes composições, sim, mas não todas, infelizmente. Heavy metal agressivo, rock progressivo viajante e muitas emoções traduzidas por linhas musicais. Um grande projeto, uma mente brilhante e um DVD de bônus para quem adquiri-lo em sua versão nacional, lançada pela Hellion Records.
Track-list:
CD 1:
01. Day One: Vigil
02. Day Two: Isolation
03. Day Three: Pain
04. Day Four: Mystery
05. Day Five: Voices
06. Day Six: Childhood
07. Day Seven: Hope
08. Day Eight: School
09. Day Nine: Playground
10. Day Ten: Memories
11. Day Eleven: Love
CD 2:
01. Day Twelve: Trauma
02. Day Thirteen: Sign
03. Day Fourteen: Pride
04. Day Fifteen: Betrayal
05. Day Sixteen: Loser
06. Day Seventeen: Accident
07. Day Eighteen: Realization
08. Day Nineteen: Disclosure
09. Day Twenty: Confrotation
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Kurt Cobain: por que ele se sentia ofendido por bandas como Pearl Jam e Alice in Chains
O motivo que levou John Lennon a odiar grande hit de seu ídolo do rock Elvis Presley
No AC/DC todos recebiam instruções do que devia fazer, ninguém criava nada
Edward Reekers, vocalista do Ayreon, diagnosticado com câncer em estágio terminal



