Resenha - Saga of the Wanderer Part I: Feelings - Chimaera

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Finatto Jr.
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Nossa! Nunca uma banda do underground nacional, em destaque do cenário gaúcho, havia investido tanto em um CD independente, para torná-lo tão especial como a Chimaera fez com o seu 'debut', "Saga of the Wanderer Part I: Feelings". A banda realmente investiu "tempo" ($$$) e muitos neurônios para efetivar este lançamento conceitual de forma tão majestosa e perfeitamente concebida. "Feelings" é dividido em 26 faixas, porém para dez composições na realidade. Toda música apresenta uma introdução para encaixá-la na estória, com narrações, orquestrações, etc. A primeira impressão de quem pega este CD em mãos é pensar que estamos diante de mais um nome internacional dentro do metal progressivo...

Epica: belas fotos da bela vocalista Simone SimonsHumor: Roupas de seda? Espadas? Você precisa ser épico!

Metal progressivo é o que a Chimaera executa sim, pelos músicos Thiago Pimentel (vocal), Raul Dressler (guitarra), Rodrigo Serafini (baixo), César Lopes (teclado) e Mateus Borges (bateria). A banda novata (digo isto porque este é o primeiro lançamento oficial deles) possui qualidades, é verdade, mas ao meu ver também muitos pontos que merecem ser mais trabalhados para fazer um trabalho perfeito. Instrumentalmente falando, a banda está de parabéns, para mim nada precisa ser mudado, porém eu acredito que o vocalista deve ter maiores cuidados na gravação de suas partes em estúdio. O cara varia sua voz entre algo mais limpo e rasgado (diria agressivo), mas fica saliente que com a sua voz mais limpa suas qualidades são mais aparentes, ao contrário do seu outro estilo, um pouco comprometedor para uma boa 'performance'. E eu também acredito, que para o estilo que a banda propõe a apresentar, uma produção mais limpa e cristalina se encaixe melhor, mesmo com todas as qualidades de uma produção mais crua, que acaba esta por evidenciar o trabalho instrumental da banda, "no braço".

Quanto às músicas, há faixas bem interessantes, interessantes mesmo, mas algumas delas podiam ser mais elaboradas, com mais criatividade nas partes de guitarra e no andamento (maiores variações de ritmo acho que se encaixaram legal na proposta da Chimaera). "The Dreamsower", a primeira composição é uma destas bem interessantes, trazendo uma áurea à Tuatha de Dannan no seu início e desembocando em um heavy metal de nível. Outra faixa interessante é "Tortuous Loneliness", assim como a mais calma (e muito bonita) "Rose for Thorns". Estas, aliadas a outra interessante ("Vengeful Angel") e juntamente com a épica "The Book of Radames Suite" (e ponto mais alto do material por sinal, por todas suas variações) fazem os momentos mais destacáveis desta primeira parte da "Saga of the Wanderer".

Um pouco mais de experiência e uma dose de esforço fará, certamente, do Chimaera um nome de destaque dentro do cenário gaúcho. Este CD mostra isso, e se a banda evoluir mesmo, com certeza um espaço no mercado brasileiro eles poderão adquirir.

Site oficial: www.chimaera.com.br

Line-up:
Thiago Pimentel (vocal);
Raul Dressler (guitarra);
Rodrigo Serafini (baixo);
César Lopes (teclado);
Mateus Borges (bateria).

Track-list:
01. Intro - The Dreamsower
02. The Dreamsower
03. Intro - Morning Shade
04. Morning Shade
05. Intro - Tortuous Loneliness
06. Tortuous Loneliness
07. Intro - Wrinkles of the Oak
08. Wrinkles of the Oak
09. Intro - Rose for Thorns
10. Rose for Thorns
11. Intro - Scars Unseen
12. Scars Unseen
13. Intro - Essence of Darkness
14. Essence of Darkness
15. Intro - Vengeful Angel
16. Vengeful Angel
17. Intro - Ridden by the Storm
18. Riddden by the Storm
19. Intro - The Book of Radames Suite
20. Movement I - The Revelation
21. Movement II - The Creation
22. Movement III - The Work
23. Movement IV - The Love e the Hatred (The Conflict)
24. Movement V - Radames' Betrayal
25. Movement VI - The Ressurection (The End)
26. Movement VII - The Friendship




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Chimaera"


Epica: belas fotos da bela vocalista Simone SimonsEpica
Belas fotos da bela vocalista Simone Simons

Humor: Roupas de seda? Espadas? Você precisa ser épico!Humor
Roupas de seda? Espadas? Você precisa ser épico!


Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336