Resenha - Firestorm - Tvangeste
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de dezembro de 2004
Tvangeste é considerada a melhor banda de black metal da gélida Rússia e vêm chamando muita atenção com este seu segundo álbum de 2003 denominado "Firestorm", que chega agora ao mercado brasileiro.

A banda tem início em 1996, e atualmente Tvangeste é formado por Miron (vozes e guitarra), Kazmin (guitarra), Vano (baixo), Naturele Chirva (teclados), Czarek (bateria), Victoria (teclados e flauta) e Olaa (vozes femininas) e mesmo com todos estes membros, a banda ainda conta com a presença de uma violinista, a Orquestra Sinfônica do Báltico e a Câmara de Cordas da Prússia.
Aproximadamente soa similar ao grande Dimmu Borgir e Cradle of Filth. Apenas em parte. O que torna a música aqui apresentada tão diferente e cativante são as inclusões de ritmos de canções do leste europeu e da própria Rússia, principalmente a música clássica, resultando em composições maduras e bem estruturadas, recheadas de ótimas melodias e harmonias surpreendentes. As canções possuem várias mudanças no seu andamento, porém nada abrupto, demonstrando coesão e homogeneidade por todo o disco.
As intervenções com o violino e a presença das vozes femininas, que muitas vezes interrompe a tradicional agressividade torna as canções ainda mais atraentes, deixando-as melancólicas ou adquirindo um leve tempero folk. Ainda sobre os violinos, quando estes estão acompanhando os riffs das guitarras, fica-se de queixo caído com a sincronia entre estes instrumentos.
As canções que melhor representam o que foi citado acima são "Raven (Under The Raven's Black Wings)", "Godless Freedom", "Storm" e "Tears (Tears Will Wash Off the Blood From My Sword)". Aos que tiverem maior curiosidade em conhecer melhor o Tvangeste, sugiro que acesse o site www.tvangest.com, que permite baixar três faixas deste disco.
TVANGESTE – Firestorm
(2003 - distribuído por Hellion records)
01 Introduction
02 Raven (Under The Raven' s Black Wings)
03 Birth Of The Hero
04 Fire In Our Hearts
05 Perkuno' s Flame
06 Godless Freedom
07 Storm
08 Tears (Tears Will Wash Off The Blood From My Sword)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
Motörhead se manifesta sobre a morte do guitarrista Phil Campbell
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
A dica sobre Led Zeppelin que Alceu Valença deu para um "menino que tinha banda de rock"
A época que Kiko Zambianchi viveu numa casa com sete mulheres e conquistou três delas
Traidores do movimento - bandas de rock que "se venderam" nos anos 80

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



