Resenha - Firestorm - Tvangeste

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por S'lvio Costa
Enviar correções  |  Ver Acessos


O Black Metal sinfônico está se tornando rapidamente uma das vertentes mais férteis do metal negro. Sempre aparecem bandas originais e outras que só se ocupam em copiar os nomes de maior sucesso e, assim, pegar carona nas boas idéias alheias. O Tvangeste optou pela originalidade e isso conta muito na hora de analisar esse trabalho. Este é o segundo álbum dessa banda russa ("prussiana", como dizem os membros da banda. Detalhe: a "Prússia" não existe mais desde a década de 1870, quando ocorreu a unificação alemã e a divisão do território prussiano), liderada por Michael "Miron" Chirva, um sujeito que tinha tudo para ser mais um "nerd", mas que resolveu colocar seu talento para escrever e seu gosto por História e lendas antigas a serviço da música pesada. O resultado não poderia ser melhor.

Motörhead: Amy Lee no colo de Lemmy KilmisterRock Progressivo: as 25 melhores músicas de todos os tempos

Firestorm é o segundo disco do Tvangeste e, seguramente, é o que apresenta as melhores idéias da banda. A semelhança com bandas do gênero é bem grande, mas a originalidade está tanto na temática quanto na forma como as composições foram estruturadas. É claro que todos os elementos recorrentes ao black metal sinfônico estão lá: guitarras bem timbradas, blast beats insanos, mas ao mesmo tempo encobertos por belas melodias e muito peso.

As letras de Firestorm tratam da destruição - em 1255 - do vilarejo prussiano de Tvangeste pelos cavaleiros cruzados. Discurso anti-cristão? Talvez mais que isso. O Tvangeste se interessa em narrar uma saga heróica no melhor estilo Star Wars. Com direito a surgimento de herói predestinado e todo o resto.

A sonoridade meio pastosa que alguns instrumentos adquirem ao longo do disco é o maior problema aqui. Nada muito grave, mas que poderia ser resolvido com ajustes simples por parte de uma produção mais cuidadosa. A Orquestra Sinfônica Báltica aparece discreta, mas indispensável e os violinos, flautas e teclados em profusão acabam criando uma espécie de "cama" sonora para os versáteis vocais de Miron.

Misturando nacionalismo anacrônico a um black metal competente como há muito não se ouvia, o Tvangeste é uma grata surpresa nesse cenário tão saturado. Ouça faixas como "The Birth of Hero" ou "Godless Freedom" e surpreenda-se com essa brilhante descoberta vinda lá da Europa Oriental.
NOTA: 8

Banda:
Michael Miron Chirva - Voz, guitarra
Naturelle - teclados
Nikolay - guitarra
Victoria - teclados, flauta
Vano - baixo
Ekaterina - violino
Cezar - Bateria

Material Cedido por:
Hellion Records
Rua 24 de Maio, 62 Lojas 280/282/308.
São Paulo, SP 01041-900.
http://www.hellionrecords.com
hellion@hellionrecords.com


Outras resenhas de Firestorm - Tvangeste

Resenha - Firestorm - Tvangeste




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Tvangeste"


Motörhead: Amy Lee no colo de Lemmy KilmisterMotörhead
Amy Lee no colo de Lemmy Kilmister

Rock Progressivo: as 25 melhores músicas de todos os temposRock Progressivo
As 25 melhores músicas de todos os tempos

Dossiê Guns N' Roses: A versão de Slash para os fatosDossiê Guns N' Roses
A versão de Slash para os fatos

Halloween: dez clássicos do Heavy Metal para curtir a dataHalloween
Dez clássicos do Heavy Metal para curtir a data

Fotos de Infância: Cliff Burton, do MetallicaFotos de Infância
Cliff Burton, do Metallica

Metallica: James Hetfield comenta todas as letras do HardwiredMetallica
James Hetfield comenta todas as letras do "Hardwired"

Guns N' Roses: Scott Weiland torcia pela reunião, diz SlashGuns N' Roses
Scott Weiland torcia pela reunião, diz Slash


Sobre S'lvio Costa

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de S'lvio Costa no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336