Resenha - Clayman - In Flames
Por Clóvis Eduardo
Postado em 04 de novembro de 2004
Pode ser que você deteste In Flames, já que suas músicas estejam repletas de efeitos eletrônicos de mau gosto, mas justiça seja dada a este quinteto sueco com este ótimo disco.
In Flames - Mais Novidades
Não tenha descrédito pelo grupo que está há tanto tempo no mundo do diversificado Melodic Death Metal. O estilo é uma mescla de arranjos, com vocais leves e guturais de Anders Fridén que é um dos destaques da banda, por ter uma autonomia muito fora do comum. Você vai se sentir contagiado pelos gritos deste cara. E com muito mais qualidade já que ele se alia a um time de instrumentistas de alto nível.
As guitarras estão com um timbre muito sujo, a maioria dos solos são curtos e diretos, porém, muito bem feitos, e a bateria contêm um peso formidável. Clayman é um dos trabalhos mais maduros que a banda já produziu até então (2000), só provando o alto potencial da banda.
Os destaques deste disco são as pancadas. Os riffs de guitarra bem agressivos de Björn Gellote e Jesper Stömblad , as batidas velozes de Daniel Svensson que se mostra um baterista bem técnico. E é claro, voltando a citar os vocais. Que da melodia depressiva ao nervosismo não demoram nem dois segundos. É o que de melhor se encontra neste cd.
Bullet Ride, Pinball Map e Only For The Week, são aquelas faixas que já valem por todo o cd, com destaque para a última, que possui uma ambiência muito particular, ela pega logo de cara. Perceba que os efeitos nos vocais são de vez em quando utilizados com exagero, só tornando o trabalho do In Flames muito criticado pelos fãs do estilo.
A música título Clayman é um capítulo à parte. Não que ela seja a melhor do álbum, ou um destaque absoluto, mas suas notas valem a pena sua audição. Os versos declamados por Anders Fridén e os curtos solos da dupla Björn Gellote e Jesper Stömblad, dão o encaminhamento a um refrão nervoso e muito forte. A música ao vivo sofreu uma mudança, e com certeza, desagradou a muitos.
Satellites And Astronauts é a mais comprida (5,12) e tem períodos de total viajem mental (como o título já dá uma dica). Em sussurros, o clima por segundos fica bem sombrio. Esta na verdade é a característica de outra música do cd – Square Nothing. Ainda falando em destaques, Swim, se permitem o adjetivo, é uma faixa alegre e diferente. Os riffs não tem nada de especial, mas um riff limpo sempre é bem vindo, além do mais que se confere alguns momentos de muita simplicidade técnica, e ao mesmo tempo de muito bom gosto.
Terminando com Suburban Me e Another Day In Quicksand, convém lembrar o trabalho do baixista Peter Iwers, que além de manter a pegada da bateria, no palco é um grande agitador.
Aqueles efeitos e samples não somem por várias faixas do cd, chegam às vezes a estragar uma boa música na visão dos mais conservadores. E infelizmente, um acréscimo instrumental que o In Flames deve adorar. Clayman foi um sucesso de crítica e o In Flames tomou consciência que pode produzir excelentes discos.
Músicas:
01. Bullet Ride
02. Pinball Map
03. Only For The Weak
04. As The Future Repeats Today
05. Square Nothing
06. Clayman
07. Satellites And Astronauts
08. Brush The Dust Away
09. Swim
10. Suburban Me
11. Another Day In Quicksand
Outras resenhas de Clayman - In Flames
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
"Linda!"; a canção especial do Led Zeppelin destacada por Robert Plant
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
Don Airey explica por que Simon McBride mudou o Deep Purple após Steve Morse
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
Eric Forrest reassume temporariamente os vocais do Voivod
Matt Sorum: ex-baterista do Guns N' Roses conta porque não deseja voltar à banda
Bandas de rock que lançaram poucos discos, mas continuam fazendo muito sucesso
O cantor que para Bruce Dickinson poderia superar qualquer vocalista de Metal


A crítica que o Moonspell recebeu por algo que Lacuna Coil e In Flames também fizeram
Os discos do In Flames que mudaram a vida de Matt Heafy, vocalista do Trivium
A melhor música do In Flames, segundo o site Classic Rock History
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
A banda que influenciou gigantes do metal, mas era desconhecida pelo público deles
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



