Resenha - Exordium - After Forever
Por Daniel Dutra
Postado em 09 de junho de 2004
A saída de Mark Jansen causou nos fãs do After Forever o receio natural de que a banda poderia perder em qualidade, afinal, o guitarrista escreveu, sozinho ou não, todas as músicas dos dois primeiros discos. Ele formou o Epica ao lado da vocalista Simone Simons, foi substituído por Bas Maas e vida que segue. No entanto, o mini-álbum Exordium prova que não há com o que se preocupar e ainda é um belo aperitivo para o próximo trabalho do sexteto, Invidible Circles, que chega às lojas brasileiras em breve, via Hellion Records.
After Forever - Mais Novidades
O mais interessante é notar que, à exceção da introdução instrumental e dos covers, as três faixas restantes resultaram de um processo de composição que teve a participação de todo o grupo - a ótima Floor Jansen (vocal), os guitarristas Sander Gommans e Maas, o baixista Luuk van Gerven, o batera Andre Borgman e o tecladista Lando van Gils, que recentemente pulou fora e deixoi o posto para Joost v.d. Broek. Escrita apenas pelo guitarrista Sander Gommans, Line of Thoughts abre muito bem o disco e dá passagem para Beneath, com ótimo refrão e, claro, uma bela performance de Floor.
A bonita My Choice contrasta com Glorifying Means, melhor e mais pesada faixa do trabalho, apresentando o tradicional contraste de Floor fazendo as vezes de soprano com os vocais mais guturais de Gommans. A banda ainda ganha pontos por tocar The Evil That Man Do como After Forever e não como Steve Harris e companhia, sem maiores invenções para um dos maiores clássicos da Donzela. Já em One Day I'll Fly Way o grupo pôde arriscar uma nova roupagem para a balada do cantor de soul Randy Crawford. E seu deu bem, mantendo o traço mais emotivo mesmo com toques mais pesados, uma combinação perfeita da voz de Floor com o instrumental.
Para completar, a Hellion lançou Exordium sem abrir mão do DVD bônus, chamado "Insights", que acompanha o mini-álbum. Nele você pode assistir a The Evil That Man Do ao vivo, ao video clip de My Choice, ao "making of" das filmagens, a imagens das gravações do disco - registro obrigatório: como tem banda de heavy metal com vocalista bonita e, claro, talentosa! - e à tradicional galeria de fotos, que é acompanhada também de uma seção com os originais do trabalho gráfico para o encarte.
Hellion Records: www.hellionrecords.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
"Não acredite em tudo que você lê", afirma guitarrista do Slipknot
Blaze Bayley diz que o Iron Maiden é tão importante culturalmente quanto "Star Wars"
O primeiro guitarrista que fez Slash se apaixonar pelo instrumento
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
Bruce Dickinson finaliza vocais para o seu novo álbum solo
O dia que Raul Seixas venceu Pelé e Xuxa e isso o inspirou a criar seu último grande sucesso
Como Flávio Venturini compôs junto o maior sucesso solo de Renato Russo
A música 'Wasting Love", do Iron Maiden, é um plágio?


A música do Evergrey que levou Floor Jansen às lágrimas
O pior disco que Floor Jansen gravou ao longo de sua carreira
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



