Resenha - Serenity in Fire - Kataklysm
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 24 de fevereiro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo do Canadá, o quarteto Kataklysm está na ativa desde 1991 quando lançou o seu MD "The Mystical Gate of Reincarnation", chegando a lançar sete discos até chegar neste seu mais recente lançamento intitulado "Serenity in Fire", saindo aqui no Brasil via Nuclear Blast. Pelo nome da banda e pela capa deste CD dá para perceber qual estilo o grupo executa: sim, isso mesmo, o brutal death metal!
Com um nome bem forte na Europa e na América do Norte, o Kataklysm vem chegando a nós com a árdua tarefa de se firmar entre as bandas preferidas dos ‘extreme headbangers’ brasileiros, o que ao meu ver, deve acontecer. Maurizio Iacono (vocal), JF Degenais (guitarra), Stephane Barbe (baixo) e Martin Maurais (bateria) trazem um som tocado com bastante velocidade, riffs pesadíssimos e uma bateria bastante técnica. Enfim, as qualidades essenciais que uma banda de brutal death metal deve ter. E posso dizer que o estilo de cantar de Maurizio Iacono, em uma linha um pouco similar a de Alex Camargo (Krisiun), juntamente com o baterista Martin Maurais (que é novo na banda) acabam sendo os maiores destaques dentro do Kataklysm. O interessante também é notar algumas influências do death melódico no som da banda, em pouquíssimos momentos, mas que certamente agradará em cheio todos que curtem nomes como Hypocrisy e In Flames.
Abrindo com a melhor música do CD, a rápida "The Ambassador of Pain" traz riffs pesados e cortantes, juntamente com uma bateria extremamente brutal, exatamente como a faixa seguinte, "The Resurrected". A rápida "As I Slithter" dá seqüência aos petardos, assim como a levemente melódica "For All Our Sins" – esta trazendo vocais adicionais de Peter Tägtgren (Hypocrisy) – e por isso, deve ser conferida com um certo cuidado extra por parte dos fãs. Mais riffs pesados estão em "The Night They Returned", que antecede a faixa mais extrema do material: "Blood of the Swans", outro destaque à parte. Voltando à pancadaria está a brutal "10 Seconds from the End", fechando com uma composição que fica entre o black metal e o death melódico – "Under the Bleeding Sun".
Peso com qualidade e extremidade com estilo são encontrados facilmente aqui neste "Serenity in Fire". E, acreditem, qualidades para se tornar um grande nome do death metal aqui no Brasil o Kataklysm possui, agora só resta saber como será as vendagens deste CD e como será a sua repercussão. O trabalho está apresentado, e, diga-se de passagem, muitíssimo bem.
Site oficial: www.kataklysm.net
Line-up:
Maurizio Iacono (vocal);
JF Degenais (guitarra);
Stephane Barbe (baixo);
Martin Maurais (bateria).
Track-list:
01. The Ambassador of Pain
02. The Resurrected
03. As I Slither
04. For All Our Sins
05. The Night They Returned
06. Serenity in Fire
07. Blood of the Swans
08. 10 Seconds from the End
09. The Tragedy is Preach
10. Under the Bleeding Sun
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
Steve Harris diz que um dos melhores álbuns do Iron Maiden não tem Bruce Dickinson no vocal
O motivo que fez Clive Burr sair do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Quem é melhor, Ringo Starr ou Charlie Watts? John Lennon tinha a resposta



Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



