Resenha - Serenity in Fire - Kataklysm
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 24 de fevereiro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo do Canadá, o quarteto Kataklysm está na ativa desde 1991 quando lançou o seu MD "The Mystical Gate of Reincarnation", chegando a lançar sete discos até chegar neste seu mais recente lançamento intitulado "Serenity in Fire", saindo aqui no Brasil via Nuclear Blast. Pelo nome da banda e pela capa deste CD dá para perceber qual estilo o grupo executa: sim, isso mesmo, o brutal death metal!
Com um nome bem forte na Europa e na América do Norte, o Kataklysm vem chegando a nós com a árdua tarefa de se firmar entre as bandas preferidas dos ‘extreme headbangers’ brasileiros, o que ao meu ver, deve acontecer. Maurizio Iacono (vocal), JF Degenais (guitarra), Stephane Barbe (baixo) e Martin Maurais (bateria) trazem um som tocado com bastante velocidade, riffs pesadíssimos e uma bateria bastante técnica. Enfim, as qualidades essenciais que uma banda de brutal death metal deve ter. E posso dizer que o estilo de cantar de Maurizio Iacono, em uma linha um pouco similar a de Alex Camargo (Krisiun), juntamente com o baterista Martin Maurais (que é novo na banda) acabam sendo os maiores destaques dentro do Kataklysm. O interessante também é notar algumas influências do death melódico no som da banda, em pouquíssimos momentos, mas que certamente agradará em cheio todos que curtem nomes como Hypocrisy e In Flames.
Abrindo com a melhor música do CD, a rápida "The Ambassador of Pain" traz riffs pesados e cortantes, juntamente com uma bateria extremamente brutal, exatamente como a faixa seguinte, "The Resurrected". A rápida "As I Slithter" dá seqüência aos petardos, assim como a levemente melódica "For All Our Sins" – esta trazendo vocais adicionais de Peter Tägtgren (Hypocrisy) – e por isso, deve ser conferida com um certo cuidado extra por parte dos fãs. Mais riffs pesados estão em "The Night They Returned", que antecede a faixa mais extrema do material: "Blood of the Swans", outro destaque à parte. Voltando à pancadaria está a brutal "10 Seconds from the End", fechando com uma composição que fica entre o black metal e o death melódico – "Under the Bleeding Sun".
Peso com qualidade e extremidade com estilo são encontrados facilmente aqui neste "Serenity in Fire". E, acreditem, qualidades para se tornar um grande nome do death metal aqui no Brasil o Kataklysm possui, agora só resta saber como será as vendagens deste CD e como será a sua repercussão. O trabalho está apresentado, e, diga-se de passagem, muitíssimo bem.
Site oficial: www.kataklysm.net
Line-up:
Maurizio Iacono (vocal);
JF Degenais (guitarra);
Stephane Barbe (baixo);
Martin Maurais (bateria).
Track-list:
01. The Ambassador of Pain
02. The Resurrected
03. As I Slither
04. For All Our Sins
05. The Night They Returned
06. Serenity in Fire
07. Blood of the Swans
08. 10 Seconds from the End
09. The Tragedy is Preach
10. Under the Bleeding Sun
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
O power trio que Eddie Van Halen achava chato e monótono de ouvir; "cansativo"
A canção do Black Sabbath que deixou marcas profundas em Brian Johnson, do AC/DC
Bruce Dickinson zoando Beatles; "se posso ficar rico fazendo m* assim, tenho que cantar"



Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



