Resenha - Serenity in Fire - Kataklysm
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 24 de fevereiro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo do Canadá, o quarteto Kataklysm está na ativa desde 1991 quando lançou o seu MD "The Mystical Gate of Reincarnation", chegando a lançar sete discos até chegar neste seu mais recente lançamento intitulado "Serenity in Fire", saindo aqui no Brasil via Nuclear Blast. Pelo nome da banda e pela capa deste CD dá para perceber qual estilo o grupo executa: sim, isso mesmo, o brutal death metal!
Com um nome bem forte na Europa e na América do Norte, o Kataklysm vem chegando a nós com a árdua tarefa de se firmar entre as bandas preferidas dos ‘extreme headbangers’ brasileiros, o que ao meu ver, deve acontecer. Maurizio Iacono (vocal), JF Degenais (guitarra), Stephane Barbe (baixo) e Martin Maurais (bateria) trazem um som tocado com bastante velocidade, riffs pesadíssimos e uma bateria bastante técnica. Enfim, as qualidades essenciais que uma banda de brutal death metal deve ter. E posso dizer que o estilo de cantar de Maurizio Iacono, em uma linha um pouco similar a de Alex Camargo (Krisiun), juntamente com o baterista Martin Maurais (que é novo na banda) acabam sendo os maiores destaques dentro do Kataklysm. O interessante também é notar algumas influências do death melódico no som da banda, em pouquíssimos momentos, mas que certamente agradará em cheio todos que curtem nomes como Hypocrisy e In Flames.
Abrindo com a melhor música do CD, a rápida "The Ambassador of Pain" traz riffs pesados e cortantes, juntamente com uma bateria extremamente brutal, exatamente como a faixa seguinte, "The Resurrected". A rápida "As I Slithter" dá seqüência aos petardos, assim como a levemente melódica "For All Our Sins" – esta trazendo vocais adicionais de Peter Tägtgren (Hypocrisy) – e por isso, deve ser conferida com um certo cuidado extra por parte dos fãs. Mais riffs pesados estão em "The Night They Returned", que antecede a faixa mais extrema do material: "Blood of the Swans", outro destaque à parte. Voltando à pancadaria está a brutal "10 Seconds from the End", fechando com uma composição que fica entre o black metal e o death melódico – "Under the Bleeding Sun".
Peso com qualidade e extremidade com estilo são encontrados facilmente aqui neste "Serenity in Fire". E, acreditem, qualidades para se tornar um grande nome do death metal aqui no Brasil o Kataklysm possui, agora só resta saber como será as vendagens deste CD e como será a sua repercussão. O trabalho está apresentado, e, diga-se de passagem, muitíssimo bem.
Site oficial: www.kataklysm.net
Line-up:
Maurizio Iacono (vocal);
JF Degenais (guitarra);
Stephane Barbe (baixo);
Martin Maurais (bateria).
Track-list:
01. The Ambassador of Pain
02. The Resurrected
03. As I Slither
04. For All Our Sins
05. The Night They Returned
06. Serenity in Fire
07. Blood of the Swans
08. 10 Seconds from the End
09. The Tragedy is Preach
10. Under the Bleeding Sun
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
Substituir Neil Peart é impossível, segundo Mike Portnoy
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
O que vai acontecer com o Angra? Quando seria bom voltar do hiato? Marcelo Barbosa opina
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O bastidor bizarro envolvendo músico do Brasil e P!nk: "Eu estava de cueca e o Slash entrou"
A incrível banda que para Max Cavalera é a mais subestimada do Metal
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"
Uruca: Os 9 mais azarados da história do Rock



CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



