Matérias Mais Lidas

Iron Maiden: por que Paul Di'Anno adotava visual tão diferente de outros do metalIron Maiden
Por que Paul Di'Anno adotava visual tão diferente de outros do metal

Nightwish: Tuomas admite que pensou em acabar com a banda após Marko Hietala sairNightwish
Tuomas admite que pensou em acabar com a banda após Marko Hietala sair

Capital Inicial: comercial com Dinho Ouro Preto na final do BBB 21 é criticado na webCapital Inicial
Comercial com Dinho Ouro Preto na final do BBB 21 é criticado na web

Eduardo Costa: ele diz que se inspirou em Cazuza e Renato Russo para sertanejo políticoEduardo Costa
Ele diz que se inspirou em Cazuza e Renato Russo para sertanejo político

Kerrang!: As 50 canções mais do mal em todos os temposKerrang!
As 50 canções mais "do mal" em todos os tempos

Cannibal Corpse: Corpsegrinder diz qual é o vocalista que mais o influenciouCannibal Corpse
Corpsegrinder diz qual é o vocalista que mais o influenciou

Ozzy Osbourne: quem é o Deus do Rock para o Madman?Ozzy Osbourne
Quem é o Deus do Rock para o Madman?

Twisted Sister: cancelaram Gary Glitter, mas não Michael Jackson, diz Jay Jay FrenchTwisted Sister
"cancelaram Gary Glitter, mas não Michael Jackson", diz Jay Jay French

Dave Mustaine: ele vendia drogas para a irmã de Dino Cazares, do Fear FactoryDave Mustaine
Ele vendia drogas para a irmã de Dino Cazares, do Fear Factory

Marilyn Manson: modelo Ashley Morgan Smithline diz que ele a fez beber sangue em pactoMarilyn Manson
Modelo Ashley Morgan Smithline diz que ele a fez beber sangue em "pacto"

Amazon: seleção de CDs, vinis e livros de rock e metal com até 70% de descontoAmazon
Seleção de CDs, vinis e livros de rock e metal com até 70% de desconto

BBB 21: cantores do programa fazem cover de Charlie Brown Jr e dividem opiniõesBBB 21
Cantores do programa fazem cover de Charlie Brown Jr e dividem opiniões

Black Sabbath: as músicas com as melhores atuações do lendário Bill Ward, pela KerrangBlack Sabbath
As músicas com as melhores atuações do lendário Bill Ward, pela Kerrang

Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidasPitty
Cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas

Greta Van Fleet: Regis Tadeu se rendeu ao talento da banda? (vídeo)Greta Van Fleet
Regis Tadeu se rendeu ao talento da banda? (vídeo)


MOPD
Arte Musical
Stamp

Resenha - Aladdin Sane - David Bowie

Por Márcio Ribeiro
Em 25/06/00

David Bowie é 'catapultado' ao mega estrelato ao se reinventar em um personagem fortemente baseado em Marc Bolan e Iggy Pop. A maquiagem já fazia parte do rock, mormente com Marc Bolan, o criador da onda "glitter", mas ninguém havia levado a concepção às últimas conseqüências como Bowie. O sucesso alcançado rende uma excursão americana onde enquanto seu delírio épico Ziggy Stardust, o alienígena andrógino ('bisavô' de Marylin Manson), é reverenciado como "a segunda maior coisa depois de Deus," David Bowie o artista, dentro da sensibilidade que só os artista possuem, traça um perfil da América que ele veio a conhecer. Fortemente influenciado pelo livro "Vile Bodies" de Evelyn Waugh, onde visões de Armageddon, a eliminação da diferença entre os sexos, como também a conquista da vida sobre a morte e sobre o conceito que conhecemos como tempo. Todas as coisas resultam no disco Aladdin Sane.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum teve todas as suas letras escritas durante a excursão americana. A sua banda é essencialmente a mesma com Mick Ronson, na guitarra, Trevor Bolden no baixo e Woody Woodmansey na bateria. No lugar dos teclados de Rick Wakeman, Bowie contrata Mike Garson que no piano, cria climas extraordinários, especialmente para canção título. Contribuem com backing vocals a Linda Lewis, os irmãos MacCormack e Juanita Franklin. Bowie além de cantar e assinar os arranjos, toca violão, teclados, gaita e sax. Ele ainda encontra fôlego para co-produzir o disco ao lado de Ken Scott.

O álbum abre com Watch That Man, que é Bowie claramente bebendo das águas dos Rolling Stones. Um rocker bem empolgante, sua formula com backing vocals e sopros, é demasiadamente parecido com o clima de "Exile On Main Street", que os Stones estão fazendo nesta mesma época. A comparação é inevitável o que não tira o mérito da interpretação bem empostada do cantor.

A próxima faixa é uma obra prima. O título da canção, Aladdin Sane é na verdade um trocadilho com a frase "A lad insane", um rapaz insano. Ao lado do nome, existe três datas em parênteses, 1913 - 1938 - 197?. Os primeiros dois anos tem em comum serem anos vésperas do inicio da Primeira e Segunda Guerra Mundial, respectivamente. É apenas natural supor que a terceira lacuna, especula sem determinar a véspera da Terceira Guerra Mundial.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A canção foi escrita em parte, inspirado no livro "Vile Bodies" de Evelyn Waugh e posteriormente acabou por ditar o estado de espirito de todo o álbum. O livro conta a historia de uma Inglaterra as vésperas de uma guerra fictícia porém abominável. O povo acostumado demais a se preocupar com futilidades como champagne, roupas e festas, está totalmente despreparadas para realidade que virá a tona. De uma hora para outra, as pessoas são jogadas em um holocausto horrendo e lutam para reaprenderem, mesmo que por falta de opção, a viver em um mundo menos galmurosa e mais realista. Bowie percebe uma linha de similaridade com as pessoas do seu tempo, mas em especial, com a América que ele está conhecendo. Como adendo final, Bowie canta o inicio de "On Broadway", clássico dos Drifters de 1960.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Drive In Saturday parte do pressuposto, que o povo depois do holocausto, agredido pela radiação que ataca os órgãos sexuais e atrofiam os instintos, acaba por esquecer como amar com relações sexuais. Sobra como opção tentar reaprender assistindo filmes nos drive-ins mundo afora.

Outra faixa, Panic In Detroit nasceu de um bate papo com Iggy Pop, que contava sobre sonhos de rebelião dele, Iggy, e de seus amigos de escola, contra essa cidade. Imagens de jovens entrincheirados com metralhadoras nas mãos, chiclete na boca e uma boina na cabeça sendo encarregados a defender o sonho de derrotar o sistema mesmo que a bala. Depois que Iggy foi embora Bowie escreve a letra imaginando Iggy Pop como um Che Guevara americano, membro da Gangue Nacional do Povo, fazendo bolas de chiclete, dentro de um caminhão à diesel. Mick Ronson nos oferece um ritmo bem pesado, a la Bo Diddley. O suingue nos remete a agressividade quando adiante outra guitarra sua, ultra destorcida, nos chicoteia com dissonâncias criando um clima de frenesi superbo.

Cracked Actor nos apresenta como personagem, um ator envelhecido e decadente, mal intencionado e mercenário.

Na concepção original do álbum, Time abre o segundo lado trazendo de volta Mike Garson com seu piano que nos remete direto para o teatro. Bowie interpreta e questiona no melhor estilo Brecht - Weill, a máxima de Shakespere, ao refletir que o mundo não é um palco e sim o camarim. E ao pisar no palco, o tempo para. A frase (...) demanding Billy Dolls (...), é uma referência a Billy Murcia, baterista do New York Dolls que acabara de morrer em Londres no verão.

Let's Spend The Night Together, canção heterossexual da década de sessenta, apresentada aqui com uma versão espacial e futurista, Bowie parece tentar implicar a idéia de que ela fora composta referindo-se a homossexualidade. Enquanto a banda ataca com pique, ela é instigânte. No final o tempo cai assim como um pouco do interesse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Jean Genie novamente oferece outra batida e riff de puro Bo Diddley. Uma das melhores músicas do disco justamente pelo riff hipnótico como um mantra e pesado como Ronson sabe ser.

Finalmente fechando, Lady Grinning Soul, em uma das interpretações mais bonitas de David Bowie em toda sua carreira. Essa balada é lindamente arranjada com violões de seis e doze cordas, além de um piano riquíssimo, novamente nas mãos de Garson.

Uma álbum conceitual? Não exatamente. Mas certamente uma experiência musical da qual o ouvinte não conseguirá ficar indiferente. Vale a pena conferir.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


Korzus
Edu Falaschi - Vera Cruz
Pentral
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Metallica: vídeo reúne dezenas de riffs que teriam sido copiados de outras bandasMetallica
Vídeo reúne dezenas de riffs que teriam sido copiados de outras bandas

David Bowie: Todos seus filmes ranqueados do pior ao melhor, pelo site Screen RantDavid Bowie
Todos seus filmes ranqueados do pior ao melhor, pelo site Screen Rant

David Bowie: Ele não tinha um pingo de rockstar, era uma pessoa real e pé no chãoDavid Bowie
Ele não tinha um pingo de rockstar, era uma pessoa real e pé no chão


Lemmy e David Bowie: montagem mostra encontro que nunca aconteceuLemmy e David Bowie
Montagem mostra encontro que nunca aconteceu

David Bowie: Ziggy Stardust e outras metamorfosesDavid Bowie
Ziggy Stardust e outras metamorfoses

Rock And Roll: as 13 maiores voltas por cima da históriaRock And Roll
As 13 maiores voltas por cima da história


Slipknot: Corey Taylor explica porque o mundo pop não suporta o Heavy MetalSlipknot
Corey Taylor explica porque o mundo pop não suporta o Heavy Metal

Anthrax: Scott Ian apresenta a solução para o Phil AnselmoAnthrax
Scott Ian apresenta a solução para o Phil Anselmo


Sobre Márcio Ribeiro

Nascido no ano do rato. Era o inicio dos anos sessenta e quem tirou jovens como ele do eixo samba e bossa nova foi Roberto Carlos. O nosso Elvis levou o rock nacional à televisão abrindo as portas para um estilo musical estrangeiro em um país ufanista, prepotente e que acabaria tomado por um golpe militar. Com oito anos, já era maluco por Monkees, Beatles, Archies e temas de desenhos animados em geral. Hoje evita açúcar no seu rock embora clássicos sempre sejam clássicos.

Mais matérias de Márcio Ribeiro no Whiplash.Net.