Resenha - Engraved The Black - Graveworm
Por Rafael Carnovale
Postado em 08 de outubro de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na ativa desde 1997, os alemães do Graveworm chegam ao seu sexto cd com uma mistura de gothic e black metal bem interessante. Aliar o peso do black metal aos climas densos do gothic-metal é algo extremamente complicado, pois corre-se o risco de se exagerar em um dos estilos e o som ou fica pesado demais ou cansativo. Claro que são dois estilos de qualidade, e a fusão destes requer um cuidado que só quem sabe bem como faz consegue. Será que eles conseguiram?

"Dreaming Into Reality" e "Legions Unleashed" são boas provas de que a banda conseguiu fundir o peso das guitarras ao clima viajante dos teclados, criando uma mistura interessante e cativante. Os vocais de Stefan Fiori são extremamente guturais, com influência de Mark "Barney" Greenway (Napalm Death), mas o mesmo se sai muito bem quando precisa usar tons mais suaves.
Faixas como "Renaissance in Blood" e a lindíssima instrumental "Thorns of Desolation" investem mais no clima gótico, enquanto que "Abhorence" e "Beauty of Malice" têm no peso das guitarras e nos vocais agressivos seus maiores triunfos. Mas os maiores destaques vão para "Appaition of Sorrow" (com um show de teclados e uma performance magistral da banda) e o mais que inusitado e jamais imaginado cover gótico/black de "Losing My Religion" do REM são quase geniais. A versão do Graveworm conseguiu mudar todo o toque pop da banda, adicionando peso, bumbos duplos e vocais agressivos. Garanto que Michael Stipe ouvirá essa faixa e com certeza ficaria surpreso e orgulhoso.
Um belo cd. Vale a pena conferir o trabalho destes alemães que já têm estrada e manha para a coisa. Obrigatório.
Line Up:
Stefan Fiori – Vocais
Eric Treffel – Guitarras
Stefan Unterpertinger – Guitarras
Sabine Mair – Teclados
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
Ouça Phil Campbell tocando "TNT", do AC/DC, com o Anthrax
Adrian Smith explica música que virou favorita dos fãs e é um pedido de ajuda
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
Lars Ulrich gravou parte épica de "One" na primeira tomada, diz produtor de "...And Justice for All
O que levou Roberto Carlos a não gravar música que Paulo Ricardo fez em sua homenagem
Semelhanças na capa do novo álbum do Dream Theater?
O músico favorito de Syd Barrett; "Aquilo era tudo o que eu queria fazer quando criança"

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



