Resenha - Engraved The Black - Graveworm
Por Rafael Carnovale
Postado em 08 de outubro de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na ativa desde 1997, os alemães do Graveworm chegam ao seu sexto cd com uma mistura de gothic e black metal bem interessante. Aliar o peso do black metal aos climas densos do gothic-metal é algo extremamente complicado, pois corre-se o risco de se exagerar em um dos estilos e o som ou fica pesado demais ou cansativo. Claro que são dois estilos de qualidade, e a fusão destes requer um cuidado que só quem sabe bem como faz consegue. Será que eles conseguiram?

"Dreaming Into Reality" e "Legions Unleashed" são boas provas de que a banda conseguiu fundir o peso das guitarras ao clima viajante dos teclados, criando uma mistura interessante e cativante. Os vocais de Stefan Fiori são extremamente guturais, com influência de Mark "Barney" Greenway (Napalm Death), mas o mesmo se sai muito bem quando precisa usar tons mais suaves.
Faixas como "Renaissance in Blood" e a lindíssima instrumental "Thorns of Desolation" investem mais no clima gótico, enquanto que "Abhorence" e "Beauty of Malice" têm no peso das guitarras e nos vocais agressivos seus maiores triunfos. Mas os maiores destaques vão para "Appaition of Sorrow" (com um show de teclados e uma performance magistral da banda) e o mais que inusitado e jamais imaginado cover gótico/black de "Losing My Religion" do REM são quase geniais. A versão do Graveworm conseguiu mudar todo o toque pop da banda, adicionando peso, bumbos duplos e vocais agressivos. Garanto que Michael Stipe ouvirá essa faixa e com certeza ficaria surpreso e orgulhoso.
Um belo cd. Vale a pena conferir o trabalho destes alemães que já têm estrada e manha para a coisa. Obrigatório.
Line Up:
Stefan Fiori – Vocais
Eric Treffel – Guitarras
Stefan Unterpertinger – Guitarras
Sabine Mair – Teclados
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A lenda do rock que Elvis Presley admirava: "Vamos aos fatos, não consigo cantar como ele"
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
As músicas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio havia escrito para o Black Sabbath
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Roland Grapow confirma show no Brasil celebrando 30 anos de "The Time of the Oath" (Helloween)
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Kiko Loureiro não está voltando ao Angra, afirma Rafael Bittencourt
Steve Morse conta como é seguir tocando com caso severo de artrite
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
A música do Paramore que Wolfgang Van Halen gostaria de ter escrito
Por que gaúcho Humberto Gessinger fala "Tu", mas compõe letras usando "Você"?
Fotos de Infância: Skid Row
A canção do Pink Floyd que fala de Syd Barrett e Roger Waters, mas eles não participam dela


Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: Em 1992 eles lançavam Fear Of The Dark



