Resenha - Engraved The Black - Graveworm
Por Rafael Carnovale
Postado em 08 de outubro de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na ativa desde 1997, os alemães do Graveworm chegam ao seu sexto cd com uma mistura de gothic e black metal bem interessante. Aliar o peso do black metal aos climas densos do gothic-metal é algo extremamente complicado, pois corre-se o risco de se exagerar em um dos estilos e o som ou fica pesado demais ou cansativo. Claro que são dois estilos de qualidade, e a fusão destes requer um cuidado que só quem sabe bem como faz consegue. Será que eles conseguiram?


"Dreaming Into Reality" e "Legions Unleashed" são boas provas de que a banda conseguiu fundir o peso das guitarras ao clima viajante dos teclados, criando uma mistura interessante e cativante. Os vocais de Stefan Fiori são extremamente guturais, com influência de Mark "Barney" Greenway (Napalm Death), mas o mesmo se sai muito bem quando precisa usar tons mais suaves.
Faixas como "Renaissance in Blood" e a lindíssima instrumental "Thorns of Desolation" investem mais no clima gótico, enquanto que "Abhorence" e "Beauty of Malice" têm no peso das guitarras e nos vocais agressivos seus maiores triunfos. Mas os maiores destaques vão para "Appaition of Sorrow" (com um show de teclados e uma performance magistral da banda) e o mais que inusitado e jamais imaginado cover gótico/black de "Losing My Religion" do REM são quase geniais. A versão do Graveworm conseguiu mudar todo o toque pop da banda, adicionando peso, bumbos duplos e vocais agressivos. Garanto que Michael Stipe ouvirá essa faixa e com certeza ficaria surpreso e orgulhoso.

Um belo cd. Vale a pena conferir o trabalho destes alemães que já têm estrada e manha para a coisa. Obrigatório.
Line Up:
Stefan Fiori – Vocais
Eric Treffel – Guitarras
Stefan Unterpertinger – Guitarras
Sabine Mair – Teclados
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Tesla anuncia detalhes do novo álbum de covers, "Homage"
A capa de disco do Slayer que "grita metal", segundo o guitarrista Kerry King
Produtora se posiciona sobre cancelamento da tour do Rage pelo Brasil
Guitarrista que tocou com Barão, Legião, Cássia e Ultraje diz que às vezes o superestimam
A banda do rock nacional que Raul Seixas tirou sarro por não curtir o som

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


