Resenha - Engraved The Black - Graveworm
Por Rafael Carnovale
Postado em 08 de outubro de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na ativa desde 1997, os alemães do Graveworm chegam ao seu sexto cd com uma mistura de gothic e black metal bem interessante. Aliar o peso do black metal aos climas densos do gothic-metal é algo extremamente complicado, pois corre-se o risco de se exagerar em um dos estilos e o som ou fica pesado demais ou cansativo. Claro que são dois estilos de qualidade, e a fusão destes requer um cuidado que só quem sabe bem como faz consegue. Será que eles conseguiram?

"Dreaming Into Reality" e "Legions Unleashed" são boas provas de que a banda conseguiu fundir o peso das guitarras ao clima viajante dos teclados, criando uma mistura interessante e cativante. Os vocais de Stefan Fiori são extremamente guturais, com influência de Mark "Barney" Greenway (Napalm Death), mas o mesmo se sai muito bem quando precisa usar tons mais suaves.
Faixas como "Renaissance in Blood" e a lindíssima instrumental "Thorns of Desolation" investem mais no clima gótico, enquanto que "Abhorence" e "Beauty of Malice" têm no peso das guitarras e nos vocais agressivos seus maiores triunfos. Mas os maiores destaques vão para "Appaition of Sorrow" (com um show de teclados e uma performance magistral da banda) e o mais que inusitado e jamais imaginado cover gótico/black de "Losing My Religion" do REM são quase geniais. A versão do Graveworm conseguiu mudar todo o toque pop da banda, adicionando peso, bumbos duplos e vocais agressivos. Garanto que Michael Stipe ouvirá essa faixa e com certeza ficaria surpreso e orgulhoso.
Um belo cd. Vale a pena conferir o trabalho destes alemães que já têm estrada e manha para a coisa. Obrigatório.
Line Up:
Stefan Fiori – Vocais
Eric Treffel – Guitarras
Stefan Unterpertinger – Guitarras
Sabine Mair – Teclados
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Stevie Young, guitarrista do AC/DC, é internado na Argentina
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
De Queen a The Killers, 5 músicas que superaram 3 bilhões de plays no Spotify
Suzi Quatro descobre que há mais de 50 anos vinha agindo "fora da lei"!
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Elvis Presley: as últimas 24 horas do Rei do Rock
O motivo pelo qual Renato Russo tinha vergonha do clássico "Tempo Perdido"
Kerry King enumera os principais motivos que levaram ao fim do Slayer


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



