Resenha - Engraved The Black - Graveworm
Por Rafael Carnovale
Postado em 08 de outubro de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na ativa desde 1997, os alemães do Graveworm chegam ao seu sexto cd com uma mistura de gothic e black metal bem interessante. Aliar o peso do black metal aos climas densos do gothic-metal é algo extremamente complicado, pois corre-se o risco de se exagerar em um dos estilos e o som ou fica pesado demais ou cansativo. Claro que são dois estilos de qualidade, e a fusão destes requer um cuidado que só quem sabe bem como faz consegue. Será que eles conseguiram?

"Dreaming Into Reality" e "Legions Unleashed" são boas provas de que a banda conseguiu fundir o peso das guitarras ao clima viajante dos teclados, criando uma mistura interessante e cativante. Os vocais de Stefan Fiori são extremamente guturais, com influência de Mark "Barney" Greenway (Napalm Death), mas o mesmo se sai muito bem quando precisa usar tons mais suaves.
Faixas como "Renaissance in Blood" e a lindíssima instrumental "Thorns of Desolation" investem mais no clima gótico, enquanto que "Abhorence" e "Beauty of Malice" têm no peso das guitarras e nos vocais agressivos seus maiores triunfos. Mas os maiores destaques vão para "Appaition of Sorrow" (com um show de teclados e uma performance magistral da banda) e o mais que inusitado e jamais imaginado cover gótico/black de "Losing My Religion" do REM são quase geniais. A versão do Graveworm conseguiu mudar todo o toque pop da banda, adicionando peso, bumbos duplos e vocais agressivos. Garanto que Michael Stipe ouvirá essa faixa e com certeza ficaria surpreso e orgulhoso.
Um belo cd. Vale a pena conferir o trabalho destes alemães que já têm estrada e manha para a coisa. Obrigatório.
Line Up:
Stefan Fiori – Vocais
Eric Treffel – Guitarras
Stefan Unterpertinger – Guitarras
Sabine Mair – Teclados
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Papangu aparece na lista de melhores discos de 2026 da Metal Hammer
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
Quando Andre Matos quase morreu afogado e precisou ser resgatado de helicóptero
A música "melosa" do Kiss que fez Gene Simmons querer mudar tudo
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
O guitarrista que Angus Young acha muito melhor que Eric Clapton
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos
Para Kerry King, "Black Album" é a maior conquista do Metallica
O ex-guitarrista do Guns N' Roses que Slash considera melhor do que ele
A polêmica nova prática da indústria que Sting defende: "Sou pago, então por que não?"
O motivo que fez Clive Burr sair do Iron Maiden, segundo Steve Harris


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



