Resenha - Burning Down the Opera; Live - Edguy
Por Rafael Carnovale
Postado em 20 de agosto de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Mandrake" foi definitivamente um cd importantíssimo para o Edguy. Além do reconhecimento que a banda obteve como um dos nomes do power-metal mundial, propiciou aos rapazes uma turnê extensa, que inclusive passou pelo Brasil em 2001. Este CD ao vivo foi retirado de vários shows da turnê, e segundo a própria banda, alguns "overdubs" (gravações de estúdio) foram usados para correção de erros, uma atitude corajosa que muitos deveriam assumir, afinal, se você vai mesmo usar porque ficar negando como muitos fazem?
Logo de início a banda emenda as excelentes "Fallen Angels" e "Tears of Mandrake", dando seqüência com "Babylon" (uma das mais empolgantes do cd "Theater of Salvation") e "Land of Miracle". Além destas os destaques do primeiro cd ficam para a excelente e cadenciada "The Headless Game" e negativamente para a boa "The Pharaoh" que apesar de ser uma boa composição, fica meio cansativa em seus dez minutos, podendo ser substituída por várias músicas que preeencheriam o espaço com mais empolgação.
No segundo CD as coisas começam bem com "Vain Glory Opera" (do CD de mesmo título), com uma boa levada que contagia o público (que parece meio ausente por várias vezes) seguida de um solo de bateria simples e correto e não muito longo. A inclusão do solo é uma boa pedida, desde que o mesmo não se torne entediante e cansativo, e o Edguy até que não fez feio. "Save Us Now", com seu jeito Helloween de ser salva o jogo, mas o maior destaque ficam para os dois temas do projeto "Avanthasia" (criado por Tobbias Sammet), "Inside" (aonde sente-se a falta dos vocais em falsete de André Matos) e a faixa título, que faz o público explodir, sendo bem executada pela banda, se bem que os "overdubs" nas vozes devem ter sido bem colocados, pois os coros estão perfeitos, e a banda tinha uma boa dificuldade em executá-los. "Out of Control" encerra o show com competência.
A banda é competente e coesa. Tobbias Sammet se mostra um bom vocalista e um bom "frontman" (embora em alguns momentos ele dê umas pisadas na bola que eu prefiro não citar, descubra você mesmo), tem uma voz limitada, mas usa habilmente seus recursos, e o trabalho de guitarras é eficiente, complementado por uma cozinha bem entrosada. Um bom trabalho, que peca pela ausência do público em vários momentos e pela escolha das músicas, que poderia ter privilegiado trabalhos mais antigos, como mais temas do cd "Kingdom of Madness" por exemplo. Mas vale conferir.
Site oficial: Http://www.edguy.net
Line Up:
Tobbias Sammet – Vocais
Jens Ludwig – Guitarras
Dirk Sauer – Guitarras
Tobias Exxel – Baixo
Felix Bohnke – Bateria
Lançado pela Rock Brigade Records em 2003.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
A melhor música de "Virtual XI", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
All Metal Stars anuncia gravação de DVD em tributo a Andre Matos no show em São Paulo
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
Edu Falaschi desabafa sobre impacto do meme "Falasquito" em sua saúde mental
Andre Barcinski aponta "show bizarro" que será realizado no Rock in Rio 2026
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
Regis Tadeu explica o que está acontecendo com a voz de Brian Johnson
A música do Thin Lizzy que possui o "espírito do heavy metal", segundo Andreas Kisser
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
O disco clássico dos Beatles que influenciou a criação do metal extremo
CD vs Vinil: não diga que o som do vinil é melhor - porque não é
Lenny Kravitz choca internet ao explicar motivo de estar há 9 anos sem vuco-vuco


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



