Resenha - Creatures - Frogg Café

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Guilherme Vignini
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


É sensacional quando você ouve falar de uma banda desconhecida, vai conferir e descobre que a banda é espetacular. Esse é o que ocorreu comigo á respeito do Frogg Café. Há tempos eu ouvia comentários excelentes sobre os caras na comunidade progressiva, e chegou num ponto que fui tentado a conferir de perto e eles me surpreenderam.

Chester Bennington: a tocante carta que ele escreveu para Chris CornellChris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morte

O grupo de Nova York começou como uma banda cover de Frank Zappa, então já dá para ter uma idéia que os músicos no mínimo tem que ser versáteis, e são mesmo. A influência zappiana é óbvia, mas também aparecem coisas como Dixie Dreggs, Mahavishinu Orchestra e Gentle Giant que podem ser identificadas.

Eles fazem um som altamente complexo, mas sem exageros. "All This Time" é uma ótima "porta de entrada", com ótima melodia. O vocalista / tecladista Nick Lieto canta muito bem e a guitarra de Frank Camiola é ótima. "Creatures" é Zappa Giant, música fantástica, me lembra bastante de algumas coisas do Steve Vai (era-Flexable) e Mike Keneally. Com certeza um novo clássico.

"The Celestial Metal Can" é uma instrumental bem cavernosa, repleta de efeitos, dedicada á Charles Ives, um grande compositor clássico americano. Muito experimental, toques de jazz, para quem gosta de coisa esquisita (como eu) é um prato cheio. "Gagutz" já é "mais normal" se bem que me lembra alguma coisa de Mahavishinu Orchestra, grande cozinha com toques de Jazz, e o violino arrasador de Bill Ayasse "á la" Jean Luc Ponty.

Encerrando o CD a opus "Waterfall Carnival" de 21 minutos é belíssima, novamente os músicos demonstram uma destreza ímpar, com passagens bem variadas e bom gosto impressionante.

O Frogg Café, junto com o IZZ é apontado como uma das gratas revelações do Prog americano e por essa amostra dá bem para saber o porquê. "Creatures" é um CD que vale cada centavo se você gosta de progressivo.

Página oficial: www.froggcafe.com




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Frogg Cafe"


Chester Bennington: a tocante carta que ele escreveu para Chris CornellChester Bennington
A tocante carta que ele escreveu para Chris Cornell

Chris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morteChris Cornell
Relatório policial descreve últimas horas e morte


Sobre Guilherme Vignini

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336