Resenha - Creatures - Frogg Café
Por Guilherme Vignini
Postado em 05 de agosto de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É sensacional quando você ouve falar de uma banda desconhecida, vai conferir e descobre que a banda é espetacular. Esse é o que ocorreu comigo á respeito do Frogg Café. Há tempos eu ouvia comentários excelentes sobre os caras na comunidade progressiva, e chegou num ponto que fui tentado a conferir de perto e eles me surpreenderam.

O grupo de Nova York começou como uma banda cover de Frank Zappa, então já dá para ter uma idéia que os músicos no mínimo tem que ser versáteis, e são mesmo. A influência zappiana é óbvia, mas também aparecem coisas como Dixie Dreggs, Mahavishinu Orchestra e Gentle Giant que podem ser identificadas.
Eles fazem um som altamente complexo, mas sem exageros. "All This Time" é uma ótima "porta de entrada", com ótima melodia. O vocalista / tecladista Nick Lieto canta muito bem e a guitarra de Frank Camiola é ótima. "Creatures" é Zappa Giant, música fantástica, me lembra bastante de algumas coisas do Steve Vai (era-Flexable) e Mike Keneally. Com certeza um novo clássico.
"The Celestial Metal Can" é uma instrumental bem cavernosa, repleta de efeitos, dedicada á Charles Ives, um grande compositor clássico americano. Muito experimental, toques de jazz, para quem gosta de coisa esquisita (como eu) é um prato cheio. "Gagutz" já é "mais normal" se bem que me lembra alguma coisa de Mahavishinu Orchestra, grande cozinha com toques de Jazz, e o violino arrasador de Bill Ayasse "á la" Jean Luc Ponty.
Encerrando o CD a opus "Waterfall Carnival" de 21 minutos é belíssima, novamente os músicos demonstram uma destreza ímpar, com passagens bem variadas e bom gosto impressionante.
O Frogg Café, junto com o IZZ é apontado como uma das gratas revelações do Prog americano e por essa amostra dá bem para saber o porquê. "Creatures" é um CD que vale cada centavo se você gosta de progressivo.
Página oficial: www.froggcafe.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Regis Tadeu diz que Sepultura não tinha obrigação nenhuma de dar força ao metal brasileiro
Matt Sorum: ex-baterista do Guns N' Roses conta porque não deseja voltar à banda
O psicológico significado de "Menina Veneno" de Ritchie, inspirado em conceito de Carl Jung


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



