Resenha - Creatures - Frogg Café
Por Guilherme Vignini
Postado em 05 de agosto de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É sensacional quando você ouve falar de uma banda desconhecida, vai conferir e descobre que a banda é espetacular. Esse é o que ocorreu comigo á respeito do Frogg Café. Há tempos eu ouvia comentários excelentes sobre os caras na comunidade progressiva, e chegou num ponto que fui tentado a conferir de perto e eles me surpreenderam.

O grupo de Nova York começou como uma banda cover de Frank Zappa, então já dá para ter uma idéia que os músicos no mínimo tem que ser versáteis, e são mesmo. A influência zappiana é óbvia, mas também aparecem coisas como Dixie Dreggs, Mahavishinu Orchestra e Gentle Giant que podem ser identificadas.
Eles fazem um som altamente complexo, mas sem exageros. "All This Time" é uma ótima "porta de entrada", com ótima melodia. O vocalista / tecladista Nick Lieto canta muito bem e a guitarra de Frank Camiola é ótima. "Creatures" é Zappa Giant, música fantástica, me lembra bastante de algumas coisas do Steve Vai (era-Flexable) e Mike Keneally. Com certeza um novo clássico.
"The Celestial Metal Can" é uma instrumental bem cavernosa, repleta de efeitos, dedicada á Charles Ives, um grande compositor clássico americano. Muito experimental, toques de jazz, para quem gosta de coisa esquisita (como eu) é um prato cheio. "Gagutz" já é "mais normal" se bem que me lembra alguma coisa de Mahavishinu Orchestra, grande cozinha com toques de Jazz, e o violino arrasador de Bill Ayasse "á la" Jean Luc Ponty.
Encerrando o CD a opus "Waterfall Carnival" de 21 minutos é belíssima, novamente os músicos demonstram uma destreza ímpar, com passagens bem variadas e bom gosto impressionante.
O Frogg Café, junto com o IZZ é apontado como uma das gratas revelações do Prog americano e por essa amostra dá bem para saber o porquê. "Creatures" é um CD que vale cada centavo se você gosta de progressivo.
Página oficial: www.froggcafe.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Seis bandas clássicas de rock pesado que já rejeitaram o rótulo de heavy metal
Os dois vocalistas que Chris Cornell achava que nunca alcançaria; "Eu nunca conseguiria"
Ringo Starr, dos Beatles, comenta as músicas que formam a trilha sonora de sua vida



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



