Resenha - Creatures - Frogg Café
Por Guilherme Vignini
Postado em 05 de agosto de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É sensacional quando você ouve falar de uma banda desconhecida, vai conferir e descobre que a banda é espetacular. Esse é o que ocorreu comigo á respeito do Frogg Café. Há tempos eu ouvia comentários excelentes sobre os caras na comunidade progressiva, e chegou num ponto que fui tentado a conferir de perto e eles me surpreenderam.

O grupo de Nova York começou como uma banda cover de Frank Zappa, então já dá para ter uma idéia que os músicos no mínimo tem que ser versáteis, e são mesmo. A influência zappiana é óbvia, mas também aparecem coisas como Dixie Dreggs, Mahavishinu Orchestra e Gentle Giant que podem ser identificadas.
Eles fazem um som altamente complexo, mas sem exageros. "All This Time" é uma ótima "porta de entrada", com ótima melodia. O vocalista / tecladista Nick Lieto canta muito bem e a guitarra de Frank Camiola é ótima. "Creatures" é Zappa Giant, música fantástica, me lembra bastante de algumas coisas do Steve Vai (era-Flexable) e Mike Keneally. Com certeza um novo clássico.
"The Celestial Metal Can" é uma instrumental bem cavernosa, repleta de efeitos, dedicada á Charles Ives, um grande compositor clássico americano. Muito experimental, toques de jazz, para quem gosta de coisa esquisita (como eu) é um prato cheio. "Gagutz" já é "mais normal" se bem que me lembra alguma coisa de Mahavishinu Orchestra, grande cozinha com toques de Jazz, e o violino arrasador de Bill Ayasse "á la" Jean Luc Ponty.
Encerrando o CD a opus "Waterfall Carnival" de 21 minutos é belíssima, novamente os músicos demonstram uma destreza ímpar, com passagens bem variadas e bom gosto impressionante.
O Frogg Café, junto com o IZZ é apontado como uma das gratas revelações do Prog americano e por essa amostra dá bem para saber o porquê. "Creatures" é um CD que vale cada centavo se você gosta de progressivo.
Página oficial: www.froggcafe.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Scott Ian relembra show do Anthrax no Rock in Rio 2019
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
A música do Pink Floyd que foi cortada de "The Wall" mas todos acabaram conhecendo
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
A melhor música de rock de cada ano entre 2010 e 2019, segundo a Loudwire
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
As 10 melhores músicas que o Slayer lançou no século XXI, segundo o Metal Injection
5 discos para conhecer o hardcore dos anos 1990 segundo a Metal Hammer
O megahit dos Beatles que John Lennon disse a Alice Cooper que é um "completo absurdo"
Horrorizado, Jason Newsted diz que aprendeu com o Guns N' Roses o que não quer ser na vida

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



