Resenha - Creatures - Frogg Café
Por Guilherme Vignini
Postado em 05 de agosto de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É sensacional quando você ouve falar de uma banda desconhecida, vai conferir e descobre que a banda é espetacular. Esse é o que ocorreu comigo á respeito do Frogg Café. Há tempos eu ouvia comentários excelentes sobre os caras na comunidade progressiva, e chegou num ponto que fui tentado a conferir de perto e eles me surpreenderam.

O grupo de Nova York começou como uma banda cover de Frank Zappa, então já dá para ter uma idéia que os músicos no mínimo tem que ser versáteis, e são mesmo. A influência zappiana é óbvia, mas também aparecem coisas como Dixie Dreggs, Mahavishinu Orchestra e Gentle Giant que podem ser identificadas.
Eles fazem um som altamente complexo, mas sem exageros. "All This Time" é uma ótima "porta de entrada", com ótima melodia. O vocalista / tecladista Nick Lieto canta muito bem e a guitarra de Frank Camiola é ótima. "Creatures" é Zappa Giant, música fantástica, me lembra bastante de algumas coisas do Steve Vai (era-Flexable) e Mike Keneally. Com certeza um novo clássico.
"The Celestial Metal Can" é uma instrumental bem cavernosa, repleta de efeitos, dedicada á Charles Ives, um grande compositor clássico americano. Muito experimental, toques de jazz, para quem gosta de coisa esquisita (como eu) é um prato cheio. "Gagutz" já é "mais normal" se bem que me lembra alguma coisa de Mahavishinu Orchestra, grande cozinha com toques de Jazz, e o violino arrasador de Bill Ayasse "á la" Jean Luc Ponty.
Encerrando o CD a opus "Waterfall Carnival" de 21 minutos é belíssima, novamente os músicos demonstram uma destreza ímpar, com passagens bem variadas e bom gosto impressionante.
O Frogg Café, junto com o IZZ é apontado como uma das gratas revelações do Prog americano e por essa amostra dá bem para saber o porquê. "Creatures" é um CD que vale cada centavo se você gosta de progressivo.
Página oficial: www.froggcafe.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Roadrunner: os álbuns mais desprezados de todos os tempos
Vocalistas: cantora clássica analisa cinco ícones do Heavy Metal
A banda brasileira que "mudou o jogo para sempre", segundo Dave Grohl do Foo Fighters



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



