Resenha - Khali - Khali

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Por Leandro Testa
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Khali - do árabe "mistério", uma deusa hindu.

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Folco Orlandini – vocais
Joe Taccone – guitarras
Nick Rossetti – bateria
Lorenzo Dehò. – baixo, teclados

Quem acompanha a cena progressiva já há alguns anos, na certa verá uma familiaridade nos nomes acima e não demorará em associá-los ao Time Machine, banda italiana que tem em seu histórico muitos "médios e baixos", nunca usufruiu de um ‘line-up’ fixo e quando parecia prestes a decolar (com o lançamento de Eternity Ends), mudou tudo de novo, fazendo assim com que seus persistentes idealizadores entrassem na máquina do tempo para uma era qualquer e caíssem no esquecimento, ao lançarem a primeira parte de uma trilogia que parece não ter vingado.

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Mas antes, dentre tanta inconsistência e após a passagem pela Grécia junto ao Angra (no início de 1999), foi que surgiu a aspiração em formar um projeto paralelo, tentando desatar os laços com seus trabalhos prévios, ou seja, experimentar novos limites, dando asas à imaginação.

Penso, contudo, que nem menos esse objetivo conseguiram atingir, porque apesar do vocalista ser da fase Act II: Galileo (de 1996), eles nem precisariam se camuflar como Khali para um tipo de som tão similar ao de seus currículos - à exceção da canção de abertura que chega bem mais "acessível" do que o normal, e cria uma boa expectativa para o restante do debute, impressão infelizmente não correspondida pela seguinte, "Another Day". Nela, percebe-se a trilha que eles resolveram seguir (aliás, pretensiosos o bastante para declarar isso abertamente), chamada Queensryche, já que em algumas partes ela remete à própria faixa-título do álbum Empire. Por outro lado, se na anterior Folco Orlandini conseguiu disfarçar a contento seu timbre enfadonho, aqui ele escancara de vez e faz uma linha grave péssima, ainda piorada quando ele tenta sustentar a voz, e mais parece um deslize do Warrel Dane (Nevermore), em começo de carreira, ou seja, nos idos tempos de Sanctuary (então, não queira escutar quando ele usa distorção).

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De resto, as oscilações vão continuando com a simpática "Somebody Haunts Me" e "Winds of Ages", esta com 11 minutos de duração, divididos em duas partes (de 9 e de 2), muito longa para tão pouco a se mostrar. Tal cisão se deu sem motivo aparente, então, só há uma explicação para isso: simplesmente aumentar o número de músicas para oito.

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Passado esse momento inoportuno, a situação melhora com "Spiritual Distortions", que assim como "So Far Away" (que encerra o CD), lembra o Shadow Gallery, inclusive com alguns corais característicos, estas intercaladas por "Heaven Again", e seu começo animador, trazendo de volta o tema, o paradoxo céu ou inferno, como na cover do Sabbath que há muito eles gravaram no fraco EP Shades of Time.

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Na verdade, são eles que estão fracos - de assunto - porque estas certamente estão dentre as letras mais horríveis que tive o desprazer de conhecer. Já está mais do que provado que para escrever em inglês, não necessariamente precisa ser nativo da língua, e "Cyberpleasure", por exemplo, revela um mau gosto lírico de matar até o pagodeiro menos diabético, um conjunto bobo de palavras que os faria virar motivo de chacota caso tivessem projeção internacional (algo inimaginável – de jeito nenhum, nem pensar...)

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Taí mais um fator que só vem a comprovar que a vida é cheia de obstáculos, que nos traz as lições clássicas quando ‘vira e mexe’ tomamos a decisão errada: eu, me predispondo em resenhar esse material e os caras, em não fazerem um disco totalmente instrumental, pois assim, os arranjos sendo apenas OK (típicos de quem os fez), o estrago seria bem menor...

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Duração – 41:00 (8 faixas)

* Intenção por intenção, ouçam os gregos do Breaking Silence, já que o ‘frontman’ George Baharidis é praticamente um Geoff Tate.

Material cedido por:
Lucretia Records International.
Milão - Itália
Tel: (++39 02) 7104 0115 - Fax: (++39 02) 7104 0124
Homepage: http://www.lucretiarecords.com
Email: [email protected]

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