Resenha - Enthrone Darkness Triumphant - Dimmu Borgir
Por Sílvio Costa
Postado em 10 de maio de 2003
O Dimmu Borgir sempre fez um tipo muito peculiar de Black Metal. Calcado em teclados muito bem colocados (mesmo antes de isso virar um modismo entre as bandas do estilo) e sem jamais abrir mão da potência sonora, o som dos noruegueses sempre foi diferenciado. Na época do lançamento deste hoje clássico da banda, as comparações com Cradle of Filth e outras bandas do gênero pareciam inevitáveis. Entretanto, o Dimmu Borgir diferenciava-se (como faz até hoje) por se preocupar com detalhes de produção de modo a deixar o seu som pesado e, ao mesmo tempo, nítido. O talento do multitarefas Peter Tägtgren (Hypocrisy, Pain, etc.) na produção desta porrada só o torna ainda mais obrigatório.

Logo de início somos brindados com a incrível "Mourning Palace". Um riff inesquecível e uma grande performance de Shagrath. "Spellbound (by the Devil)" é outro clássico da banda, que a executa em shows ainda hoje. Na seqüência, é a vez do ex-batera Tjodalv dar uma aula de agressividade na magnífica "In Death´s Embrace". Em todas as músicas, fica evidente que o tecladista Stian Aarstad, apesar da performance de palco completamente bizarra, completava a banda de maneira perfeita.
Pode-se dizer, sem sombra de dúvida, que este disco é um clássico do metal extremo e - por quê não? - um clássico da música pesada de modo geral. Rico em detalhes e viciante, mesmo para quem não é muito fã do estilo, este Enthrone Darkness Triumphant é a perfeita trilha sonora para os mais sombrios pesadelos.
Outras resenhas de Enthrone Darkness Triumphant - Dimmu Borgir
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Por que "Welcome Home (Sanitarium)" é a pior faixa de "Master of Puppets", segundo site
A melhor música do controverso "Load", segundo o Heavy Consequence
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
O gênero do rock que inovou e fez sucesso, mas Angus Young nunca engoliu
A fantástica banda que estava imitando o Sabbath e Iommi teve que dar uma chamada nos caras
O cover que Bruce Dickinson confessa ter se arrependido de ter feito
Julian Lennon relembra como era sua relação com seu pai, John Lennon


Nicholas Barker luta contra falência renal e aguarda transplante este ano
A música infernal do Twisted Sister que foi regravada pelo Dimmu Borgir
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



