Resenha - System Of A Down - System Of A Down
Por Gustavo Dias
Postado em 09 de agosto de 2000
Dizem as más línguas que todas as bandas desta nova geração do que convencionou-se chamar de "alterna metal" (rótulo mais sem graça, não?) se parecem demasiadamente umas com as outras. Realmente é fato consumado que modinhas musicais são a base de sustentação da indústria fonográfica contemporânea e, quando por acaso algum estilo fica em evidência dentro de certo nicho do mercado, imitações pululam de todos os cantos, nem sempre prezando pela qualidade musical e sim pelo apelo comercial, gozando (pelo menos durante certo tempo) do aval da mídia especializada, a qual todos sabem é chegada num "jabaculê" (parafraseando nosso saudoso Lobão). Mal sabem eles, porém, que dentro de qualquer tendência ou direcionamento musical há produções de qualidade, não importando se dado estilo esteja passando ou não por uma fase de superexposição. É tudo uma questão de ter ouvido crítico e saber separar adeqüadamente o joio do trigo.
System Of a Down - Mais Novidades

Uma das maiores surpresas vindas do underground é a banda norte-amercana System Of A Down, a qual apresenta uma proposta inovadora em seu auto-intitulado CD de estréia. O conjunto passeia com estilo no terreno do novo metal, conciliando com exatidão passagens "esporrentas" e fases de calmaria, como está em voga entre as bandas atuais. É notável a influência de Faith No More e Dead Kennedys no som do quarteto. Mas o que mais chama a atenção (e é o ponto de diferenciação desta banda de outras do estilo) é o uso de elementos de música armênia (!) e folclórica do mediterrâneo(!), fato compreensível por serem todos os integrantes do grupo descendentes diretos de imigrantes armênios. Esta mistura, a uma primeira vista não-miscível, acabou por gerar um som extremamente empolgante e insano, que cai muito bem aos ouvidos. Soma-se isso à qualidade das letras, bastante politizadas e escrita muitas vezes em forma de símbolos.
Destaque às faixas "Know", "Suggestions", "Spiders" (onde o vocalista Serj Tankian mostra seus dotes "operísticos"), "Soil", "P.L.U.C.K." e a intrigante "Peephole", com um andamento de polka de muito bom gosto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tainá Bergamaschi (Crypta) toca "Territory" com o Sepultura em Dublin
A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
O verso de "Pintura Íntima" que fez muitos pensarem que casal da letra usou cocaína
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Morrissey e Johnny Marr deixam guerra de lado para algo relacionado ao The Smiths
O álbum que Robert Plant considera o mais "lindamente escrito" do Led Zeppelin
A grande discordância entre Kiko Loureiro e Paul Gilbert, segundo Marcos de Ros
O guitarrista que Slash considera subestimado apesar de ser uma lenda do rock
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Vocalista do Steelheart lança projeto com ex-guitarrista do In Flames
Troy Sanders fala sobre nova formação do Mastodon, que conta com músico brasileiro
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora
O auge do U2 segundo seu guitarrista The Edge: "A era mais criativamente satisfatória"
O álbum do Metallica que para Bruce é "seminal", e que o Iron Maiden jamais conseguiria fazer



"Aerials", do System of a Down, ultrapassa um bilhão de streams no Spotify
Serj Tankian diz que John Dolmayan não é mais um apoiador de Trump
A pior faixa de "Toxicity", do System of a Down, segundo a Metal Hammer
Por que Serj Tankian, do System of a Down, não gosta da palavra "Deus"
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



