Resenha - System Of A Down - System Of A Down
Por Gustavo Dias
Postado em 09 de agosto de 2000
Dizem as más línguas que todas as bandas desta nova geração do que convencionou-se chamar de "alterna metal" (rótulo mais sem graça, não?) se parecem demasiadamente umas com as outras. Realmente é fato consumado que modinhas musicais são a base de sustentação da indústria fonográfica contemporânea e, quando por acaso algum estilo fica em evidência dentro de certo nicho do mercado, imitações pululam de todos os cantos, nem sempre prezando pela qualidade musical e sim pelo apelo comercial, gozando (pelo menos durante certo tempo) do aval da mídia especializada, a qual todos sabem é chegada num "jabaculê" (parafraseando nosso saudoso Lobão). Mal sabem eles, porém, que dentro de qualquer tendência ou direcionamento musical há produções de qualidade, não importando se dado estilo esteja passando ou não por uma fase de superexposição. É tudo uma questão de ter ouvido crítico e saber separar adeqüadamente o joio do trigo.
System Of a Down - Mais Novidades

Uma das maiores surpresas vindas do underground é a banda norte-amercana System Of A Down, a qual apresenta uma proposta inovadora em seu auto-intitulado CD de estréia. O conjunto passeia com estilo no terreno do novo metal, conciliando com exatidão passagens "esporrentas" e fases de calmaria, como está em voga entre as bandas atuais. É notável a influência de Faith No More e Dead Kennedys no som do quarteto. Mas o que mais chama a atenção (e é o ponto de diferenciação desta banda de outras do estilo) é o uso de elementos de música armênia (!) e folclórica do mediterrâneo(!), fato compreensível por serem todos os integrantes do grupo descendentes diretos de imigrantes armênios. Esta mistura, a uma primeira vista não-miscível, acabou por gerar um som extremamente empolgante e insano, que cai muito bem aos ouvidos. Soma-se isso à qualidade das letras, bastante politizadas e escrita muitas vezes em forma de símbolos.

Destaque às faixas "Know", "Suggestions", "Spiders" (onde o vocalista Serj Tankian mostra seus dotes "operísticos"), "Soil", "P.L.U.C.K." e a intrigante "Peephole", com um andamento de polka de muito bom gosto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
A fria relação do Ultraje a Rigor com as outras bandas da cena, segundo Roger Moreira
Regis Tadeu explica porque ele detesta o Engenheiros do Hawaii
O motivo pelo qual Bill Ward não deixava John Bonham tocar sua bateria

System of a Down emplaca terceira música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Os melhores álbuns de metal de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
System of a Down: Shavo Odadjian trabalha em músicas de projeto paralelo
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


