Resenha - System Of A Down - System Of A Down
Por Gustavo Dias
Postado em 09 de agosto de 2000
Dizem as más línguas que todas as bandas desta nova geração do que convencionou-se chamar de "alterna metal" (rótulo mais sem graça, não?) se parecem demasiadamente umas com as outras. Realmente é fato consumado que modinhas musicais são a base de sustentação da indústria fonográfica contemporânea e, quando por acaso algum estilo fica em evidência dentro de certo nicho do mercado, imitações pululam de todos os cantos, nem sempre prezando pela qualidade musical e sim pelo apelo comercial, gozando (pelo menos durante certo tempo) do aval da mídia especializada, a qual todos sabem é chegada num "jabaculê" (parafraseando nosso saudoso Lobão). Mal sabem eles, porém, que dentro de qualquer tendência ou direcionamento musical há produções de qualidade, não importando se dado estilo esteja passando ou não por uma fase de superexposição. É tudo uma questão de ter ouvido crítico e saber separar adeqüadamente o joio do trigo.
System Of a Down - Mais Novidades

Uma das maiores surpresas vindas do underground é a banda norte-amercana System Of A Down, a qual apresenta uma proposta inovadora em seu auto-intitulado CD de estréia. O conjunto passeia com estilo no terreno do novo metal, conciliando com exatidão passagens "esporrentas" e fases de calmaria, como está em voga entre as bandas atuais. É notável a influência de Faith No More e Dead Kennedys no som do quarteto. Mas o que mais chama a atenção (e é o ponto de diferenciação desta banda de outras do estilo) é o uso de elementos de música armênia (!) e folclórica do mediterrâneo(!), fato compreensível por serem todos os integrantes do grupo descendentes diretos de imigrantes armênios. Esta mistura, a uma primeira vista não-miscível, acabou por gerar um som extremamente empolgante e insano, que cai muito bem aos ouvidos. Soma-se isso à qualidade das letras, bastante politizadas e escrita muitas vezes em forma de símbolos.
Destaque às faixas "Know", "Suggestions", "Spiders" (onde o vocalista Serj Tankian mostra seus dotes "operísticos"), "Soil", "P.L.U.C.K." e a intrigante "Peephole", com um andamento de polka de muito bom gosto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Iggor Cavalera revela o tipo de som que faz sua cabeça atualmente
Anika Nilles sobre Neil Peart; "Ele definitivamente não era só um baterista de rock"
Regis Tadeu volta a falar sobre Dave Murray: "Se eu contasse a história com detalhes..."
Os álbuns que marcaram Pedro Campos, do Hangar, e como Andre Matos mudou sua vida
O álbum que explodiu e prejudicou carreira de Regis Tadeu na bateria, segundo o próprio
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
O álbum clássico do Scorpions cuja capa impactou Max Cavalera
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O vocalista com quem Slash disse que não trabalharia novamente: "Não tem como"
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
O trio norte-americano que Jimmy Page aprecia; "É disso que se trata o Rock 'N' Roll"
O rockstar rejeitado pela Rainha Elizabeth II que foi condecorado, mas não por ela
Flea revela qual é sua música preferida do Red Hot Chili Peppers



Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Allianz Parque liderou com folga a venda de ingressos para shows em todo o país
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
System of a Down: "Prison Song" expõe a hipocrisia do sistema
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



