Resenha - System Of A Down - System Of A Down
Por Gustavo Dias
Postado em 09 de agosto de 2000
Dizem as más línguas que todas as bandas desta nova geração do que convencionou-se chamar de "alterna metal" (rótulo mais sem graça, não?) se parecem demasiadamente umas com as outras. Realmente é fato consumado que modinhas musicais são a base de sustentação da indústria fonográfica contemporânea e, quando por acaso algum estilo fica em evidência dentro de certo nicho do mercado, imitações pululam de todos os cantos, nem sempre prezando pela qualidade musical e sim pelo apelo comercial, gozando (pelo menos durante certo tempo) do aval da mídia especializada, a qual todos sabem é chegada num "jabaculê" (parafraseando nosso saudoso Lobão). Mal sabem eles, porém, que dentro de qualquer tendência ou direcionamento musical há produções de qualidade, não importando se dado estilo esteja passando ou não por uma fase de superexposição. É tudo uma questão de ter ouvido crítico e saber separar adeqüadamente o joio do trigo.
System Of a Down - Mais Novidades

Uma das maiores surpresas vindas do underground é a banda norte-amercana System Of A Down, a qual apresenta uma proposta inovadora em seu auto-intitulado CD de estréia. O conjunto passeia com estilo no terreno do novo metal, conciliando com exatidão passagens "esporrentas" e fases de calmaria, como está em voga entre as bandas atuais. É notável a influência de Faith No More e Dead Kennedys no som do quarteto. Mas o que mais chama a atenção (e é o ponto de diferenciação desta banda de outras do estilo) é o uso de elementos de música armênia (!) e folclórica do mediterrâneo(!), fato compreensível por serem todos os integrantes do grupo descendentes diretos de imigrantes armênios. Esta mistura, a uma primeira vista não-miscível, acabou por gerar um som extremamente empolgante e insano, que cai muito bem aos ouvidos. Soma-se isso à qualidade das letras, bastante politizadas e escrita muitas vezes em forma de símbolos.
Destaque às faixas "Know", "Suggestions", "Spiders" (onde o vocalista Serj Tankian mostra seus dotes "operísticos"), "Soil", "P.L.U.C.K." e a intrigante "Peephole", com um andamento de polka de muito bom gosto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Rodolfo deu entrevistas e falou sobre planos do Raimundos no mesmo dia que deixou o grupo
O guitarrista porto-riquenho e cego considerado por Keith Richards "muito melhor que eu"
A música do Angra que Fabio Lione considera pretensiosa demais e explica o motivo


System of a Down foi a banda de rock que mais vendeu ingressos na América do Sul em 2025
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
MC Lan apresenta seu lado rock em projeto com músicos do System of a Down e KoRn
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
System Of a Down - Daron Malakian relembra quando tocou guitarra com o Metallica em 2000
Daron Malakian (System of a Down) revela medo que tinha do Kiss na infância
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



