Resenha - Flight Of The Migrator - Ayreon
Por Eduardo
Postado em 19 de agosto de 2000
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Imagine o seguinte: O melhor do heavy melódico, o melhor do heavy/rock progressivo, psicodélico, muitas incursões clássicas, guitarras pesadíssimas mescladas a uma tecladeira sem fim, uma temática sci-fi de primeira, tudo isso somado a um time com alguns dos melhores vocalistas e instrumentistas da atualidade, composições perfeitas e produção inacreditável. Pronto!! Eis a receita a grosso modo desse álbum.
Ayreon - Mais Novidades
A banda de Arjen Lucassen que já havia alcançado prestígio com seu álbum anterior, Into The Electric Castle (A Space Opera) que reunia no seu cast nomes como Fish (ex-Marillion) e Anekke Van Giersbergen (the Gathering) entre outros, voltou com este álbum dividido em duas partes (a saber: The Universal Migrator Pt. 1 – The Dream Sequencer e Pt. 2 – The Flight Of The Migrator), que tratam do mesmo conceito porém musicalmente são bastante distintos (o primeiro é bem mais progressivo).
Após um tema instrumental de tirar o fôlego, a viagem começa com a incrível The Dawn Of A Million Souls, cantada por Russel Allen, vocalista do Symphony X, que conta com a ajuda do companheiro de banda Michael Romeo, detonando um solo clássico de guitarra. Em seguida entra em cena a poderosa voz de Ralf Scheepers (ex-Gamma Ray, atual Primal Fear) na melódica Journey Through The Waves Of Time, seguindo com Andi Deris (ex-Pink Cream 69, atual Helloween) em uma faixa começando climática e concluindo com muito peso. A faixa seguinte conta com a participação mais do que especial de ninguém menos que Mr. Bruce Dickinson (não precisa dizer de qual banda, não é?), com muito peso e feeling, em mais de 10 minutos de muito prog/heavy. Chega a vez da veloz Through The Wormhole com Fabio Lione (ex-Labyrinth e Athena, atual Rhapsody e Vision Divine), que deixa transparecer sua veia progressiva cantando ao melhor estilo James La Brie, acompanhado ainda pelo guitarrista Gary Wehrkamp (Shadow Gallery). Timo Kotipelto (Stratovarius) vem mostrar seus dotes vocais em uma faixa bem cadenciada. A próxima faixa, cantada por Robert Soeterboek, cheia de climas e melodias sombrias vem preparar o ouvinte para a seguinte: Sleeper Awake vem fechar o álbum, com Ian Parry (Elegy, The Consortium Project), e é sem dúvida o melhor momento de todo o álbum. Com uma melodia magnífica, refrão à Uriah Heep, muita velocidade, e um solo de guitarra / teclado que há muito não se via, com certeza um dos melhores do ano. Ainda participam do álbum a cantora Lana Lane nos backings, e o tecladista de sua banda, Erik Norlander, além dos músicos do próprio Ayreon e de um punhado de outras bandas não muito conhecidas por aqui (ainda).
Fica a questão: com todos esse músicos de bandas de grande prestígio atualmente, não fica a idéia de que o álbum seja meio comercial, meio "marketeiro?? Porém, mesmo que seja, quem dera todos os álbuns marketeiros fossem como esse. Afinal, um cara que escreve nos créditos "Eu quis os melhores músicos do mundo para fazer esse álbum – E eu consegui." Merece mais é admiração.
Vá tocar assim lá em Marte!!!
Outras resenhas de Flight Of The Migrator - Ayreon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
"Não acredite em tudo que você lê", afirma guitarrista do Slipknot
Tony Iommi responde se fará uma turnê para promover seu novo álbum "From the Dark"
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
O álbum do Black Sabbath "tão agradável quanto arrancar dentes", segundo Geezer Butler
A melhor música da banda Dio, segundo o Loudwire
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
A tragédia real por trás de "Detroit Rock City" não aconteceu em Detroit
Papa cita obra de Bob Dylan em texto contra armas nucleares
Blaze Bayley afirma que fazer turnês não é saudável
Alice in Chains: mensagem subliminar na capa de The Devil Put Dinosaurs Here
Dez covers que são mais ouvidos que as versões originais no Spotify
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio



Arjen Lucassen diz que "entre 30 e 50" gravadoras recusaram o Ayreon; "Eles riram de mim"
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



