Resenha - Universal Migrator 2: Flight Of The Migrator - Ayreon
Por Rodrigo Simas
Postado em 17 de julho de 2000
Arjen Lucassen, dono do Ayreon, é um cara de sorte. Além de ser um compositor de mão cheia, sempre está cercado por músicos maravilhosos para realizar suas composições e dar vida a suas idéias.
Após dois discos lançados o Ayreon só ficou realmente conhecido internacionalmente com o terceiro, o maravilhoso Into The Eletric Castle, que tinha nomes como Fish e Anneke Giersbergen nos vocais (além de vários outros), sendo que cada vocalista era um personagem diferente que realmente participava da estória.
No novo CD (que é duplo, mas dividido em dois discos vendidos separadamente) os convidados não são personagens diferentes, e sim narram a estória que acontece, sendo o último humano vivo que entra em uma máquina conhecida como Dream Sequencer numa colônia de Marte, e usa o programa chamado Universal Migrator. Esse programa o leva para um período antes do Big Bang. Com o Big Bang uma alma é criada, o Universal Migrator, que se divide em várias partes que vão procurar planetas capazes de serem ocupados por vida. A nossa busca começa quando nosso amigo segue uma parte do Migrator que eventualmente encontrará a Terra.
O estilo, bem diferente da parte 1 desta obra, é um heavy metal progressivo, que em muitas vezes entra no heavy metal tradicional e muitas vezes é bastante progressivo lembrando o anterior, Into the Eletric Castle.
Após a longa e ultra-melódica introdução , Chaos, o disco começa já com Russel Allen ( Symphony X ) nos vocais, na poderosa Dawn of Million Souls, que ainda conta com um solo de ninguém menos que Michael Romeo (guitarra- também no Symphony X). Já no clima de uma viagem universal, Ralph Scheepers (ex-Gamma ray, agora no Primal Fear) canta a excelente Journey on the Waves of Time, que aliás tem uma das melhores linhas de vocal do álbum, realçadas ainda mais pela perfeita execução de Scheepers. Após isso, se o ouvinte ainda estiver vivo, Andi Deris toma o controle do Migrator em To The Quasar, que é uma das músicas mais climáticas do CD, com sua voz encaixando perfeitamente nela, dando um clima espacial e sabendo aproveitar todas variações que sua voz pode ter, se mostrando bastante dinâmico. Essa composição é dividida em duas partes: The Taurus Pulsar e a pesada Quasar 3C273. O detalhe é que todas as faixas além das qualidades já citadas ainda tem excelentes partes apenas instrumentais que realmente prendem a atenção de quem está ouvindo.
Agora o CD devia ter um minuto de descanso pois quem está se preparando para cantar é Mr. Air Raid Siren, mais conhecido como Bruce Dickinson, provando mais uma vez porque ele é o único, e insubstituível, cantor da maior banda de heavy metal do mundo, o Iron Maiden. Into the Black Hole começa bem lenta para depois entrar em um heavy metal vigoroso, com um riff bastante pesado, perfeito para Bruce soltar sua voz como sempre o faz.
Fabio Lione (Rhapsody) não deixa a peteca cair com a rápida Through the Wormhole, passando a bola para Timo Kotipelto em Out of The White Hole, que tem um riff muito bom, além da performance do cantor na música ser indiscutivelmente ótima. O disco chega ao seu final com as não menos boas To the solar System (com Robert Soeterboek nos vocais) e The New Migrator (com Ian Parry)fechando maravilhosamente o álbum e também mostrando o valor de Parry como vocalista.
Importante notar que cada faixa combina exatamente com o vocalista que a canta e não seria a mesma coisa se eles mudassem as ordens. Arjen conseguiu chamar os cantores certos para as faixas certas e isso torna esse trabalho ainda mais especial fazendo assim com que Flight of the Migrator seja uma obra maravilhosa e empolgante além de ser um disco digno de uma banda como o Ayreon. Vale muito a pena dar uma conferida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
Limp Bizkit retorna aos palcos com tributo a Sam Rivers e novo baixista
Nazareth: um elogio à pertinácia
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
A música dos Engenheiros que criticou esquerda e direita e virou alvo dos dois lados
As músicas menos populares do Metallica, de acordo com número de plays no Spotify


Edward Reekers, vocalista do Ayreon, diagnosticado com câncer em estágio terminal
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



