Resenha - Purpendicular - Deep Purple
Por Rossano Agostini
Postado em 11 de abril de 2003
Mesmo os fãs mais fiéis já não acreditavam no futuro do Deep Purple; uma das maiores formações da história do rock, cujo ego de seus integrantes - principalmente de Ritchie Blackmore (G) e Ian Gillan (V) - sempre foi tão grande quanto a sua importância para a música. A formação clássica (com os dois, mais Jon Lord (K), Roger Glover (B) e Ian Paice (D)) se separou pela primeira vez em 1973 e reuniu-se novamente em 1983 no excelente LP "Perfect Strangers". Porém, desse disco em diante, o Purple só conseguiu provar o que todos já sabiam: que as picuinhas entre Gillan e Blackmore estavam dilacerando a criatividade do grupo, o que culminou com a saída de Gillan, em 1988, e uma sucessão de discos cada vez mais fracos.

Apoiado pelos outros integrantes, Gillan volta e, dessa vez, Blackmore é quem abandona o barco. E, após uma tentativa com Joe Satriani, finalmente seu substituto é escolhido: Steve Morse (ex-Dixie Dregs e Kansas). E, com essa formação - Gillan, Glover, Lord, Paice e Morse, a banda grava um dos melhores discos de sua carreira: "Purpendicular". O álbum remete o ouvinte diretamente aos bons tempos de "In Rock" e "Machine Head" e, de certa forma, resgata a auto estima da banda.
O disco já começa com um riff de guitarra em "Ted The Mechanic", que prova que Morse não foi escolhido à toa. Os destaques vão para as baladas, como a fenomenal "Sometimes I Feel Like Screaming" (que já é um clássico) e a despojada, mas não menos empolgante "The Aviator". O Deep Purple roqueiro aparece nas eficientes "Hey Cisco" e "Somebody Stole My Guitar". Até aquela velha gaitinha de boca ressurge com força na última faixa do album, a blueseira "The Purpendicular Waltz".
Tudo bem que o deus Blackmore deu no pé, que Gillan não berra mais como antigamente e que Ian Paice está a cara do Elton John. Apenas ouça o CD no volume máximo e compare com as bandas da atualidade. Apenas isso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
Skid Row anuncia seu novo vocalista, Justin Sargent
Isa Nielsen anuncia nova banda de death metal e toca Sarcófago com Aquiles Priester
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
A música do Iron Maiden que é a preferida de Nicko McBrain; "ela é muito especial para mim"
O apelido debochado que os fãs dos EUA deram ao Alter Bridge, segundo Mark Tremonti
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Eminem iria gravar música do primeiro disco solo de Tony Iommi
Paulo Miklos compara sua saída dos Titãs com as de Arnaldo Antunes e Nando Reis
Quando Slash tentou entrar pro Kiss mas foi rejeitado por um motivo cruel
Paulo Ricardo revela a maior bizarrice feita pelo RPM e Ultraje nos bastidores

O cover que o Black Sabbath mais tocou ao vivo durante toda a carreira
Akira Takasaki (Loudness) sobe ao palco com o Angra para tocar clássico do Deep Purple
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Deep Purple lança vídeo oficial da música "Splat!"
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
Como Black Sabbath e Deep Purple entraram escondidos num dos maiores festivais da história
A humilhação diante de um CAPTCHA que virou música do Deep Purple



